segunda-feira, abril 15, 2024

10 Cinebiografias Imperdíveis para Assistir na Netflix

Às vezes a fantasia pode não ser tão empolgante quanto a realidade – e é aí que as famosas cinebiografias dão as caras.

Desde sempre, histórias verdadeiras de superação, de ascensão, de decadência e principalmente de guerra são chamativas justamente pelo palpável teor que trazem para as telonas – e, diferente do que poderíamos esperar, essa preferência dual que se isola no centro de duas extremidades bem opostas (o documentário e a ficção) pode ser explorada das mais diversas formas e, no geral, fazem bastante sucesso no tocante aos espectadores.

Por essa razão, resolvemos separar uma lista de dez cinebiografias imperdíveis para você assistir nas próximas semanas e, quem sabe, se apaixonar por pessoas incríveis que normalmente são ofuscadas pela mídia mainstream. Vale lembrar que todas as opções de entretenimento estão disponíveis na Netflix.

Confira abaixo nossas escolhas e diga para nós qual te interessou mais:

FRIDA

O filme narra a história de Frida Kahlo (Salma Hayek), uma das maiores pintoras de todos os tempos. Ela nasceu no México no início do século XX e desde muito cedo precisou enfrentar grandes dificuldades em sua vida. Ainda na infância, Frida teve poliomielite, o que a deixou com uma perna mais curta. Na adolescência sofreu um acidente de bonde e devido a esse acidente ficou muito tempo sem andar, passou por diversos médicos, fez inúmeros tratamentos e cirurgias. Depois de voltar a andar, ela vai ao encontro de Diego Rivera (Alfred Molina), um famoso pintor mexicano e solicita dele uma avaliação profissional de seus quadros. Frida passa a conviver com Diego e assim, se envolve com a política, chegando a hospedar o filósofo Leon Trostky (Geoffrey Rush) em sua casa.

MEU NOME É DOLEMITE

‘Meu Nome É Dolemite’ veio com força estrondosa depois de estrear na Netflix e trouxe Eddie Murphy de volta de uma série de produções esquecíveis. Encarnando Rudy, o longa gira em torno do pioneiro do blaxploitation e de sua identidade marcada por humor sexualmente explícito e rimado. E um de seus personagens mais famosos foi o cafetão Dolemite, com o qual o comediante estrelou diversos stand-up comedies e quatro filmes.

SULLY – O HERÓI DO RIO HUDSON

Não deixe de assistir:

Tom Hanks é conhecido por interpretar diversos papéis baseados em fatos reais e, em 2016, deu vida a Chesley “Sully” Sullivan, piloto que conseguiu pousar um avião em pano em pleno Rio Hudson. Entretanto, apesar de sua nobre e corajosa atitude (que salvou a vida de mais de 300 pessoas), Sully foi processado por negligência profissional, ficando afastando de seu trabalho até que as investigações encerrassem e provassem sua inocência.

A REDE SOCIAL

Que 2010 foi um grande ano para a indústria cinematográfica é um fato inquestionável. Ao lado de obras como ‘O Discurso do Rei’‘Cisne Negro’, outra produção de alto calibre que despontou como um dos melhores longas do século veio através das mãos de David Fincher‘A Rede Social’ gira em torno de exatamente o que premedita com o título: a criação do Facebook e a história da ascensão e (quase) decadência de Mark Zuckerberg (interpretado nas telonas por Jesse Eisenberg).

BONNIE & CLYDE (2013)

Com roteiro de John Rice e Joe Batteer, a história apresenta a trajetória de Bonnie, uma garçonete que se muda para o Texas com a mãe Emma, uma costureira que está em busca de uma vida melhor em plena era da Grande Depressão. Lá ela conhece Clyde que, na companhia do irmão Buck e de outros, forma uma gangue para praticar diversos assaltos a pequenos bancos, lojas e postos de gasolinas. Ao se unir ao grupo, Bonnie também passa a ser procurada pela polícia, liderada por Frank Hunter, um patrulheiro do Texas.

12 ANOS DE ESCRAVIDÃO

O poderoso drama é e uma adaptação da autobiografia homônima de 1853 de Solomon Northup, um negro livre nascido no Estado de Nova Iorque que foi sequestrado em Washington, D.C. em 1841, e vendido como escravo. Ele trabalhou em plantações no estado de Louisiana por 12 anos antes de sua libertação. O longa, comandado por Steve McQueen, ganhou três estatuetas do Oscar – incluindo Melhor FilmeMelhor Atriz Coadjuvante para Lupita Nyong’o.

À PROCURA DA FELICIDADE

Chris (Will Smith) enfrenta sérios problemas financeiros e Linda, sua esposa, decide partir. Ele agora é pai solteiro e precisa cuidar de Christopher (Jaden Smith), seu filho de 5 anos. Chris tenta usar sua habilidade como vendedor para conseguir um emprego melhor, mas só consegue um estágio não remunerado. Seus problemas financeiros não podem esperar uma promoção e eles acabam despejados. Chris e Christopher passam a dormir em abrigos ou onde quer que consigam um refúgio, mantendo a esperança de que dias melhores virão.

JACKIE

A vencedora do Oscar Natalie Portman voltou alguns anos depois de sua aplaudível performance em ‘Cisne Negro’ para viver a ex-primeira-dame Jacqueline Kennedy no aclamado drama ‘Jackie’. A história gira em torno da mulher que fica viúva depois do brutal assassinado de seu marido, o presidente John F. Kennedy, lidando com o trauma durante os quatro dias posteriores.

MÃOS TALENTOSAS

O Dr. Ben Carson, neurocirurgião de fama mundial, tem origem humilde e protestante em Detroit. Ele torna-se diretor do Centro de Neurologia Pediátrica do Hospital Universitário Johns Hopkins, em Baltimore, nos Estados Unidos, aos 33 anos.

DOIS PAPAS

O cardeal argentino Jorge Bergoglio está decidido a pedir sua aposentadoria, devido a divergências sobre a forma como o papa Bento XVI tem conduzido a Igreja. Com a passagem já comprada para Roma, ele é surpreendido com o convite do próprio papa para visitá-lo. Juntos, eles precisam superar suas diferenças e construir um novo caminho para a Igreja Católica.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS