sábado, abril 27, 2024

10 Clássicos dos anos 80 que Tiveram Continuação na Década de 90!

Os anos 80 foram responsáveis por alguns dos filmes mais memoráveis da história do cinema. Longas inesquecíveis como ‘De Volta para o Futuro’, ‘Star Wars’, ‘O Exterminador do Futuro’, ‘Karate Kid’, ‘Gremlins’ e ‘Um Tira da Pesada’ por exemplo. Todos entraram para a história e continuam gerando merchandising na cultura pop, sem nunca ter saído de nossas mentes e corações.

Estes filmes, muitas vezes, são perfeitos, com começo, meio e fim, e sem a necessidade de uma continuação. Mas os estúdios apostando no sucesso que tinham em mãos não perderam tempo e fizeram da maioria destes longas, franquias. Assim, muitos deles tiveram continuações. Aqui, nesta nova matéria, iremos abordar os filmes ou franquias dos anos 80, que seguiram seu sucesso para os anos 90, gerando sequências na década seguinte. Confira abaixo.

01) Star Wars

Por mais que o primeiro filme de ‘Star Wars’ (ou ‘Guerra nas Estrelas’ para os mais antigos) tenha sido lançado ainda em 1977, é inegável que sua popularidade foi literalmente parar nas estrelas na década de 1980, quando sairia não apenas o segundo filme ‘O Império Contra-Ataca’ (considerado o melhor da franquia), como também a conclusão da trilogia com ‘O Retorno de Jedi’. E por anos assim permaneceu, com a história toda contada. Mas eis que no fim dos anos 90, George Lucas teve a brilhante ideia de contar, em mais três filmes, como Anakin se tornou Darth Vader, e como nasceu o Império. Seria com ‘A Ameaça Fantasma’ o retorno da maior saga do cinema, e só quem estava vivo consegue compreender o hype que foi.

02) De Volta para o Futuro

De Volta para Futuro’ é sem dúvida um forte concorrente a ser “a cara” dos anos 80 no cinema. Ainda adorado e funcionando bem até hoje, graças a Deus nada com a marca foi tentada depois da trilogia original. Aliás, esse era para ter sido um filme único. Lançado em 1985, a “deixa” ao fim para a continuação foi apenas uma piada, como afirma o diretor Robert Zemeckis. Mas o público queria mais, assim, duas continuações foram gravadas de forma simultânea. A primeira saiu ainda na década de 80, mas o terceiro filme e encerramento de uma das trilogias mais queridas do cinema, sairia apenas em 1990, abrindo a nova década com chave de ouro.

03) 007

Quando falamos em maiores franquias do cinema, é impossível não lembrar de 007 – o maior espião da sétima arte: James Bond. ‘Star Wars’ pode ser mais lucrativa, mas ‘007’ é mais antiga e é a que possui o maior número de continuações em sua cronologia oficial. São mais de 20 filmes, quais outras sagas possuem tantos episódios assim no cinema?

007’ começou ainda na década de 1960, e quando chegou aos anos 80, o maior espião da cultura pop ainda tinha as formas do fanfarrão Roger Moore, que permaneceu no papel por três filmes na década. Ainda veríamos o “flopado” Timothy Dalton assumir o personagem na mesma década por dois filmes. Bond, no entanto, só voltaria em 1995 com ‘GoldenEye’, para assumir um novo intérprete (Pierce Brosnan) e ser bem aceito pelo público da época. Ele foi o 007 para a geração anos 90 e ficou por quatro filmes até 2002.

Não deixe de assistir:

04) O Exterminador do Futuro

O primeiro ‘O Exterminador do Futuro’, de 1984, foi um sucesso moderado. Um filme que rapidamente se tornou cult graças às locadoras e só aumentou seu apreço junto ao público com o passar das décadas. Hoje, o longa é reverenciado como uma verdadeira obra-prima da ficção científica, terror e aventura. No entanto, foi um filme menor e inegavelmente sem a mesma badalação de sua sequência ‘O Exterminador do Futuro 2’, lançado em 1991.

Curiosamente, muitos que foram assistir a este verdadeiro blockbuster nos cinemas, sequer conheciam o primeiro longa. Mas isso não importou, pois a continuação é maior e melhor em todos os sentidos, e deu o que falar com o uso de seus impressionantes efeitos especiais – os hoje chamado CGI. Foi a primeira vez que um filme usava ao longo de toda a sua narrativa tais efeitos revolucionários.

05) Duro de Matar

Lançado em 1988, ‘Duro de Matar’ rapidamente ficaria popular e seria tratado como um dos melhores filmes de ação de todos os tempos. Ninguém esperava, pois o protagonista Bruce Willis vinha de uma série cômica chamada ‘A Gata e o Rato’. Mas rapidamente, Hollywood viu que o ator funcionava muito em filmes de ação também, adicionando seu costumeiro humor ácido.

É claro que geraria uma sequência, e assim ela saiu em 1990. Assim como o original, embora não tão conhecido quanto, o segundo filme é um primor narrativo, e leva a ação de um arranha-céu de Los Angeles, para um aeroporto em Washington. ‘Duro de Matar 2’ é uma sequência que talvez não tenha a fama que mereça, pois ao falar de ‘Duro de Matar’ todos automaticamente lembram do original. Mas a continuação é igualmente eficiente e não deixa nada a desejar em relação ao original.

06) Rocky

Assim como ‘Star Wars’, a saga do boxeador Rocky Balboa começou nos anos 1970. Muitos podem não saber, mas assim como o primeiro ‘Star Wars’, de 77, ‘Rocky – Um Lutador’, de 76, foi indicado ao Oscar de melhor filme. A primeira continuação, com a revanche entre Rocky e Apollo, sairia ainda em 1979. Mas é claro que a geração dos anos 80 também ficaria marcada com seus próprios produtos da franquia. E muitos dizem, dois dos mais divertidos. ‘Rocky III – O Desafio Supremo’ e ‘Rocky IV’ são puro suco dos anos 80, apresentando dois dos adversários mais memoráveis do garanhão italiano: o falastrão Clubber Lang e o robótico Ivan Drago. Mas a saga não pararia por aí, pois Sylvester Stallone tiraria o quinto filme, ‘Rocky V’, do papel em 1990. E este por muitos anos foi o encerramento da franquia.

07) Alien

Mais um caso de franquia que começou ainda na década de 1970. Foi em 1979, com ‘Alien – O Oitavo Passageiro’, que Ridley Scott mudaria para sempre a cara do terror e da ficção científica espacial, com um filme que é até hoje muito influente. Mas deixe para um gênio reinventar outro. Assim como fez consigo mesmo em ‘O Exterminador do Futuro 2’, James Cameron pegou o conceito do filme original e o expandiu por caminhos não imaginados em ‘Aliens – O Resgate’, de 1986, colocando a popularidade do filme lá em cima. ‘Aliens’ ainda é um dos longas mais queridos dos anos 80. E um que só teria continuação em 1992, com ‘Alien³’ – filme que apostava mais em ser como o primeiro ‘Alien’ do que como o segundo, e quase encerrou a franquia.

08) Batman

Batman’, de Tim Burton, foi um verdadeiro fenômeno no fim dos anos 80. Foi em 1989, que um então novato diretor criaria um universo próprio, mostrando que um produto saído de histórias em quadrinhos poderia ser sério, violento, sombrio e adulto. Definitivamente não era filme para crianças. Apesar de que as crianças dos anos 80 eram diferentes. ‘Batman’ inaugurou uma nova era para os blockbusters e os filmes comerciais, revitalizando uma marca popular e a colocando em todo lugar no mundo. Ao lado do filme, todo tipo de merchandising, era impossível escapar do símbolo do morcego, de álbum de figurinhas, bonecos a jogos de videogame. Com tamanho fenômeno em mãos, é claro que a Warner recrutaria Tim Burton para um novo round, que viria em 1992, com ‘Batman – O Retorno’, considerado melhor, mas ao mesmo tempo mais sombrio e violento ainda.

09) O Predador

Outro sucesso moderado de Arnold Schwarzenegger na década de 1980, se formos comparar em um aspecto de bilheterias apenas, ‘O Predador’ ainda se deu melhor que ‘O Exterminador do Futuro’. É que em 1987, o nome do ator austríaco estava mais em alta, como um dos promissores astros da ação. A Fox bancou essa sacada, definida como o encontro entre ‘Rambo’ e ‘Aliens’, onde um grupo de soldados armados até os dentes, em uma selva da América Central, precisa enfrentar uma criatura de outro planeta, praticamente imbatível. O sucesso fez o filme se tornar cult e crescer sua popularidade nas locadoras, mas Schwarzenegger não quis voltar para a continuação, lançada em 1990. Assim, Danny Glover, em alta pela franquia ‘Máquina Mortífera’, o substituiu como protagonista, em ‘Predador 2’, que levava a ação da selva para a cidade.

10) Robocop

Fechando a lista temos outra produção cult muito querida de 1987, que deu o que falar. ‘Robocop’ ficou tão popular, apesar da ultra-violência do longa, que virou boneco para os meninos e desenho animado. Não se engane, o filme de Paul Verhoeven é um dos mais violentos e sangrentos, além de explícitos, dos anos 80. É claro que as crianças da época o devoraram “com farinha”. Assim, era só questão de tempo até o estúdio tirar a sequência do papel, que não contou com a direção do mesmo Verhoeven. É interessante imaginar como seria ‘Robocop 2’ pelas mãos do diretor. De qualquer forma, o longa chegaria em 1990, reprisando os mesmos atores. E embora não fique no nível do original, é uma continuação mais interessante do que a maioria lhe dá crédito.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS