domingo, abril 28, 2024

10 Clássicos IMBATÍVEIS dos anos 90 que completam 30 anos – para Assistir nos Principais Streamings

Para muitos, os anos 90 foram os mais marcantes do cinema. Todos temos nossa época nostálgica preferida, aquela que nos marca quando somos jovens, que apresenta filmes que nunca mais tiraremos da cabeça. Quando somos mais novos, somos mais impressionáveis e o fator afetivo é responsável por grande parte de nossa memória. É bem verdade que muitos filmes vão caindo em nosso gosto conforme vamos crescendo e amadurecendo. Tantos outros seguem em nossas mentes, enaltecidos como alguns dos melhores do cinema de todos os tempos.

É justamente deste segundo grupo que iremos falar nessa matéria. Aqui iremos adereçar os clássicos dos anos 90 que estão completando 30 anos de estreia em 2024. Nem dá para acreditar. Parece que foi ontem que os vimos nos cinemas ou os alugamos em vídeo. Como não existem mais as locadoras, agora nossa dica é nas plataformas de streaming. Assim, selecionamos 10 filmes imbatíveis que completam 30 anos para você assistir em casa nas mais variadas plataformas. Confira abaixo.

01) Um Sonho de Liberdade
HBO Max

O filme número 1 de todos os tempos no IMDB, ‘Um Sonho de Liberdade’ jamais deixou o topo do ranking desde que o maior site de cinema na rede resolveu abrir espaço para o público votar e dar nota aos seus favoritos. O longa conta a história de Andy Dufresne (Tim Robbins), um homem aprisionado por um crime brutal que diz não ter cometido, vivendo os horrores da prisão e sonhando um dia ser livre. Baseado no conto de Stephen King, foi indicado para 7 Oscar, incluindo melhor filme, e não levou nada. É mole?

02) Forrest Gump
Telecine / Paramount+

O ano de 1994 é considerado não apenas o melhor da década de 90, como também um dos melhores de todos os tempos – na opinião de muitos fãs. Isso porque, traz entre outras coisas, uma trinca de filmes perfeitos e adorados. ‘Forrest Gump’ é o segundo elo desse trio, seguindo ‘Um Sonho de Liberdade’. E quem não viu o filme estrelado por Tom Hanks ainda? Bem, talvez os mais jovens. Então essa é a oportunidade de descobrir que a vida é como uma caixa de chocolates, você nunca sabe o que irá receber. Do trio, ‘Forrest Gump’ é o mais prestigiado no Oscar, dono de 6 Oscars, incluindo melhor filme.

03) Pulp Fiction
Netflix / Telecine

Fechando a trinca principal dos filmes imbatíveis de 30 anos atrás nos cinemas, temos a obra-prima de Quentin Tarantino, que colocou o nome do diretor no mapa com louvor. O cineasta já tinha entregue ‘Cães de Aluguel’, que foi um filme menor; mas definitivamente ‘Pulp Fiction’ mudaria não apenas o jogo para ele, como o cenário e a forma de se fazer cinema. É um dos longas mais influentes dos últimos 30 anos, e ainda surge como o preferido na filmografia de Tarantino para a maioria. Afinal, quem um dia esquecerá a cena de dança entre John Travolta e Uma Thurman ao som de ‘You Never Can Tell’ de Chuck Berry?

04) O Profissional
Netflix / Amazon Prime Video

Não deixe de assistir:

A trinca principal que faz de 1994 um dos anos mais incríveis e imbatíveis do cinema é formada por ‘Um Sonho de Liberdade’, ‘Forrest Gump’ e ‘Pulp Fiction’. Mas há 30 anos tínhamos ainda excelentes filmes se juntando à esta seletíssima lista. Um deles é esta obra-prima do diretor francês Luc Besson que, entre outras coisas, serviu para revelar ao mundo uma menininha chamada Natalie Portman em seu primeiro papel no cinema. Uma história belíssima de redenção e uma dinâmica “a bela e a fera” da vida real.

05) O Rei Leão
Disney+

HD wallpaper: The lion king, 1994, Simba, Scar, Mufasa, Zazu, Timon, Pumbaa | Wallpaper Flare

Quando falamos em melhores animações da Disney de todos os tempos, ‘O Rei Leão’ sem dúvida fica no top 5 da discussão. Nenhum fã ou cinéfilo irá negar. O filme poderia facilmente ter figurado entre os cinco candidatos ao Oscar na categoria principal, e chega para abrilhantar o maravilhoso ano de 1994. A trama digna de Shakespeare, levada para a Savana Africana, onde animais falantes encantam e emocionam o espectador, até hoje surge como um primor da sétima arte.

06) O Máskara
HBO Max

O ano de 1994 foi de Jim Carrey. O comediante canadense de “cara de borracha” surgia em cena e mudaria para sempre sua carreira. Graças a três filmes. Veremos os três nessa lista. O primeiro e mais famoso é ‘O Máskara’, um filme de super-herói diferente, dono de muito humor ácido e sarcasmo, que merecia muito uma continuação à altura. O filme ainda revelou uma certa Cameron Diaz, que antes era modelo, e fez o mundo se apaixonar por ela. Ah sim, não podemos esquecer de falar dos efeitos especiais revolucionários, surgidos bem no boom do CGI.

07) Debi e Lóide
Amazon Prime Video

Como dito, Jim Carrey escalaria até o topo do mundo há 30 anos, com uma das melhores estreias do cinema na década. E o filme que coroaria tal ascensão meteórica foi ‘Debi e Lóide’, comédia completamente incorreta dirigida pelos irmãos Farrelly sobre dois melhores amigos com muitos neurônios a menos, que causam as situações mais hilárias graças à sua ingenuidade e burrice abundante. O subtítulo ‘Dois Idiotas em Apuros’ é certeiro. Pena que a continuação, lançada 20 anos depois, e que reúne Carrey e Jeff Daniels, foi solenemente ignorada. Os tempos eram outros.

08) Velocidade Máxima
Star+

Outro ator que ganhava bastante destaque há 30 anos era Keanu Reeves. Antes de ‘John Wick’ e antes mesmo de ‘Matrix’, o ator se tornava o menino de ouro da 20th Century Fox para filmes de ação. Primeiro veio ‘Caçadores de Emoção’ em 1991, mas a coroação sairia com o fenômeno ‘Velocidade Máxima’. O longa eletrizante foi “o” filme de ação de 1994, não teve para nenhum outro. Só se falava disso na época. O ônibus que não podia diminuir sua velocidade ou explodiria trouxe muita adrenalina para os fãs da época. Ah sim, e como de praxe revelou mais uma grande estrela de Hollywood, uma certa Sandra Bullock, que pilota o veículo em alta velocidade.

09) Entrevista com o Vampiro
Amazon Prime Video

Além de Keanu Reeves, quem ganhava a chance de brilhar há 30 anos também era Brad Pitt. Esse foi o divisor de águas na carreira do hoje vencedor do Oscar. E de quebra sentava no outro corner do duelo de bonitões, enfrentando Tom Cruise, que já era um astro, no papel do vilão Lestat. Cruise fez muita gente dar o braço a torcer, inclusive a autora do livro Anne Rice. ‘Entrevista’ foi uma visão única e “realista” de como seria se vampiros realmente existissem.

10) Ace Ventura
HBO Max / Star+

Promessa é dívida. E eu não poderia terminar a matéria sem mencionar o terceiro filme responsável por fazer do careteiro sumido Jim Carrey um verdadeiro astro de Hollywood. No auge de sua fama, Carrey chegou a ganhar US$20 milhões por filme, por isso pode se dar ao luxo de ficar sumido – ele deve ter feito um bom pé de meia. O primeiro filme da safra 1994 de Jim Carrey foi o ‘Detetive Diferente’. Ace Ventura teria a simpatia de muitos, que preferem os animais aos seres humanos. É assim que ele opera, trabalhando para achar animais desaparecidos. Seu novo trabalho possui uma trama digna de um thriller arrepiante, e começa com o sumiço do golfinho que é o mascote de um dos maiores times de futebol americano, e termina com um ex-jogador caído em desgraça e até mesmo com mudança de sexo.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS