segunda-feira, julho 15, 2024

10 Comédias que Tiveram Continuação e Muitos Nem Sabiam!

A maior franquia do cinema pertence ao gênero da ação, com os filmes de 007. São ao todo 25 longas da cronologia oficial, tendo iniciado ainda na década de 1960. Temos também a aventura espacial ‘Star Wars’, que consta com 11 filmes para o cinema. Sua maior rival, a ficção científica ‘Star Trek’, baseada em uma série de TV, vai ainda mais longe, com 13 filmes nas telonas. Se mudarmos o gênero para o terror, igualmente teremos franquias numerosas, como ‘Halloween’, ‘Jogos Mortais’ e ‘Sobrenatural’.

Mas e quanto às comédias? O gênero mais engraçado do cinema não é tão conhecido por suas sequências. É claro que temos sim pontos fora da curva, como por exemplo a franquia oitentista ‘Loucademia de Polícia’, que, com 7 filmes, dominou os cinemas naquela década. Ou quem sabe a trilogia ‘Se Beber, Não Case’, que a esta altura até merecia um quarto filme. Mas o normal é que as comédias não se tornem franquias, porque para muitos, uma piada contada pela segunda vez não é tão engraçada quanto da primeira.

O que acontece em muitos casos é que devido ao clamor público, uma comédia pode no máximo ganhar uma continuação, para não deixar o primeiro filme sem companhia. No entanto, em muitos casos, o grande público sequer toma consciência que tais continuações foram lançadas. Esse é justamente o tema desta nova matéria: na qual abordamos as continuações de comédias recentes que muitos nem sabiam que existiam. Confira abaixo.

O Âncora

ancora
ancora

Comédia fenômeno em 2004, ‘O Âncora – A Lenda de Ron Burgandy’ foi o filme que fez a carreira de Will Ferrell, e está completando 20 anos em 2024. Hoje, no entanto, o filme é considerado uma comédia cult, por não ser tão mencionado assim. Mas você sabia que o longa teve uma continuação quase 10 anos depois? Bem, muitos sequer perceberam, em especial porque aqui no Brasil a Paramount tentou desassociar a sequência do original, achando que o primeiro não era muito conhecido do grande público. Assim, ao invés de chamar ‘O âncora 2’, como nos EUA, por aqui teve o título de duplo sentido de “tiozão” ‘Tudo por um Furo’ – já que se trata de jornalistas, sacou? Apesar de ser tão engraçado quanto, e ter uma cena final de duelo que eleva o original a um patamar inalcançável, a continuação terminou perdida no tempo e espaço.

Zoolander

zoolander2
zoolander2

O mesmo pode ser dito de ‘Zoolander’, a comédia nonsense que tira muito sarro de supermodelos, capitaneada por Ben Stiller. O primeiro filme, lá de 2001, não foi um sucesso estrondoso na época, mas os anos foram gentis com o longa, o transformando em um cult muito querido por aquela geração. Foi esse hype em torno do original que fez Stiller tirar do papel a sequência tardia, que contou entre outras coisas com uma participação de Justin Bieber (eram os meados dos anos 2010, não tinha como ser diferente). Apesar da boa vontade, ‘Zoolander 2’ veio e foi, passou em branco e flopou. Dizem que Stiller nunca se recuperou deste fracasso e até hoje não voltou para outra comédia como protagonista.

Segurança de Shopping

blart
blart

De tempos em tempos, Hollywood lança o que gostamos de chamar de filmes gêmeos. São filmes de diferentes estúdios, com grandes astros de Hollywood e que abordam temas muito similares. Todos conhecem exemplos de filmes assim. E em 2009 foi o ano dos seguranças de shopping viraram astros do cinema. O primeiro a chegar foi o rechonchudo bobão Kevin James, na comédia ‘Segurança de Shopping’, que tira um sarro com filmes como ‘Duro de Matar’.

Seguindo nesta esteira, no fim do mesmo ano foi a fez de Seth Rogen também se tornar um segurança de shopping no filme ‘O Segurança Fora de Controle’, bem mais sombrio, sério e violento, apesar de ser uma comédia. Você já tinha ouvido falar deste? Pois é, quase ninguém ouviu. Na briga dos seguranças, Kevin James levou a melhor, e seu filme se tornou cult de certa forma. Isso fez os produtores tirarem uma continuação do papel… e bem, você não é o único que não sabia que ‘Segurança de Shopping 2’ existia, mas ele foi lançado, novamente com Kevin James, em 2015.

Papai Noel às Avessas

badsanta
badsanta

Se você acha que as chamadas “sequências-legado” são coisas de agora, pense de novo. As continuações de filmes que chegam muitos anos depois já ocorrem em Hollywood há décadas – é só lembrar do clássico de Martin ScorseseA Cor do Dinheiro’. Voltando 21 anos no passado, muitos poderão lembrar (em especial os mais velhos) de ‘Papai Noel às Avessas’, comédia cult sensação com Billy Bob Thorton interpretando o Papai Noel mais incorreto do cinema. Treze anos depois, o ator voltaria a encarnar o personagem, com direito a participação de muitos de seus coadjuvantes originais, além de adições como Octavia Spencer e Christina Hendricks. E você, conhecia essa continuação? Ou sequer o original?

Debi e Lóide

dumb
dumb

Agora sim, esse aqui não tem como não conhecer. ‘Debi e Lóide’ é uma das comédias mais icônicas de todos os tempos, transformou Jim Carrey em um astro de renome mundial, e esse ano completa simplesmente 30 anos de sua estreia. Muitos podem achar que não desce mais tão redondo, afinal o sobrenome do filme deveria ser “politicamente incorreto”, e a dupla protagonista faz coisas do tipo vender um passarinho morto para um menino cego. Seja como for, na época todos achavam hilário. Por isso, o longa terminou ganhando uma “sequência-legado” vinte anos depois, igualmente hilária, onde o personagem de Jeff Daniels busca uma filha perdida. Porém, o mundo era outro e ‘Debi e Lóide 2’ terminou passando totalmente em branco, nem de longe fazendo o mesmo sucesso de seu original.

A Ressaca

hottube
hottube

Não, aqui não estou me referindo à famosa franquia ‘Se Beber, Não Case’, da Warner, que teve três filmes e cujo título original é ‘The Hangover’ (ou ‘A Ressaca’ na tradução literal). Como esse título ainda não estava ocupado aqui no Brasil, em 2010 o filme que acabou virando ‘A Ressaca’ por aqui foi ‘Hot Tube Time Machine’ – uma comédia incorreta sobre viagem no tempo em uma banheira de hidromassagem, diretamente para os anos 80. O filme é simplesmente hilário e precisa ser descoberto por mais pessoas, em especial aqui no Brasil. Nos EUA, o enorme sucesso do original fez gerar uma sequência, que talvez tenha demorado demais para sair do papel. Acontece com filmes que não tinham planejamento para uma continuação. ‘A Ressaca 2’ saiu cinco anos depois, e não contou com seu protagonista original, John Cusack, perdendo assim muitos pontos e grande parte dos fãs – passando totalmente despercebido.

Não deixe de assistir:

Policial em Apuros

ridealong2
ridealong2

Fazendo aniversário de 10 anos, aqui temos uma comédia que fez sucesso suficiente nos EUA para ganhar uma continuação, mas aqui no Brasil poucos falam nela ou a conhecem. Trata-se de um veículo para o comediante baixinho Kevin Hart. Esse é um buddy cop diferente, pois traz Hart como o cunhado medroso de um policial linha dura, vivido por Ice Cube. O sujeito decide levar o assustado namorado de sua irmã nas chamadas rondas policiais – e é claro que irão se meter em todo tipo de confusão. Dois anos depois, sendo uma das continuações que mais rápido saiu na lista, a sequência chegava aos cinemas. Agora, fala-se inclusive de uma terceira parte.

Ted

ted2
ted2

O ursinho falante desbocado Ted é criação de Seth MacFarlane, o mesmo responsável por ‘Uma Família da Pesada’. E daí podemos perceber o tom do humor. Bem, ou quase, porque no cinema o criador pôde pegar muito mais pesado, ainda mais se tratando de um filme de censura alta. Quem estrela é Mark Wahlberg e a história fantástica parte da premissa do desejo de um menino para que seu ursinho de pelúcia ganhe vida. O desejo se realiza, mas anos depois, o rapaz vira adulto e o ursinho também, embora ainda siga nas formas de um ursinho de pelúcia. Embora não pedisse continuação, a popularidade do original trouxe Ted e Wahlberg para um segundo round, mas não Mila Kunis, sendo substituída por Amanda Seyfried. Mas se você não sabia da continuação não tem problema, mas saiba que agora além dela, uma série de TV contando a adolescência de John e Ted estreou este ano.

Vizinhos

neighbors
neighbors

A Universal Pictures talvez seja o estúdio de Hollywood que mais invista em continuações de suas comédias de sucesso. O estúdio esteve por trás de ‘Ted’ e chega agora na lista com ‘Vizinhos’, veículo para a improvável união de Seth Rogen e Zac Efron. No filme, Rogen é o pai de um bebê, que precisa encarar a maturidade da vida adulta e o peso da idade – reconhecendo que sua época de curtição ficou para trás. Isso fica ainda mais difícil quando para a casa ao lado se mudam curtidores máximos, um grupo de estudantes universitários encabeçados por Efron. Para a continuação, lançada dois anos depois, Rogen e Efron precisam se unir para combater uma irmandade de meninas, que são ainda mais selvagens e baladeiras do que os rapazes do original. A química entre Rogen e Rose Byrne (que interpreta sua esposa nos dois filmes) foi tão boa que foi reprisada na série da AppleTV+, ‘Amor Platônico’.

Os Brutamontes

goon2
goon2

Deixamos o mais desconhecido para o final. ‘Os Brutamontes’ ou ‘Goon’ (no título original) é uma comédia independente, que sequer chegou a ser lançada nos cinemas aqui do Brasil. E o motivo para isso é que usa como tema um esporte que não tem muita conexão com os brasileiros, o hóquei no gelo. Quem estrela é o eterno Stifler de ‘American Pie’, Sean William Scott, no papel de um jogador violento e decadente, que muito se assemelha ao Johnny Lawrence de ‘Cobra Kai’. Ele vê a chance de redenção quando tem a oportunidade de treinar um novo time semiprofissional do esporte. O filme original data de 2011, sete anos antes de ‘Cobra Kai’, e tem como dupla criativa Evan Goldberg (parceiro profissional de Seth Rogen) e Jay Baruchel, que também atua no longa. De forma inesperada, seis anos depois saía a continuação do longa. E se muitos desconhecem o longa original, o que dirá de sua sequência.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS