domingo, janeiro 25, 2026

10 curiosidades de ‘A Guerra do Amanhã’, um dos maiores sucessos do Prime Video na pandemia

Amazon Prime10 curiosidades de 'A Guerra do Amanhã', um dos maiores sucessos do Prime Video na pandemia

Lançado em 2021, A Guerra do Amanhã foi um dos filmes diretamente impactados pela pandemia do Coronavírus. Ele chegou ao Amazon Prime Video com forte campanha da plataforma, que investiu pesado no projeto para ser um dos maiores lançamentos da pandemia.

Chegando no auge do protagonismo de Chris Pratt, que era considerado o Mr. Franchise Guy da época, o longa fez bastante sucesso no streaming e acabou ajudando a consolidar o Prime Video dentre as plataformas. Com tamanha relevância para um dos principais streamings do mundo, o filme reservou algumas curiosidades. Pensando nisso, o CinePOP selecionou 10 delas. Confira!

Tendência

Produzido pela Paramount Pictures, A Guerra do Amanhã estava com um lançamento previsto para os cinemas e contaria com grande campanha de divulgação. No entanto, com a chegada da pandemia de Covid-19 e a falta de uma previsão de reabertura dos cinemas do mundo, o estúdio perdeu as esperanças de realizar um grande lançamento e começou a temer levar prejuízo com o projeto. Por isso, eles optaram por vender para o Amazon Prime Video. Esse formato de negociação viraria tendência durante a pandemia, com muitos filmes previstos para estrearem nos cinemas sendo vendidos diretamente para os streamings.

Proposta milionária

amazonprimevideo

A ideia de vender A Guerra do Amanhã para a Amazon só foi aceita depois da empresa fazer uma oferta de 200 milhões de dólares, que foi o custo estimado da produção do filme. Ou seja, temendo sofrer prejuízo, a Paramount acabou ficando no 0 a 0. No fim das contas, acabou sendo uma alternativa boa, visto que o filme contou com algumas sessões limitadas pelo mundo, resultando em uma bilheteria estimada de 19 milhões de dólares.

Bom para todo mundo

Essa parceria entre Amazon e Paramount acabou sendo boa para os dois lados. A Paramount recuperou o dinheiro investido, o que não conseguiria se fosse contar apenas com os lançamentos limitados nos cinemas, enquanto a Amazon registrou mais de 2.4 milhões de lares assistindo o filme na semana de lançamento, o que, na época, foi sua melhor estreia de uma produção original. O recorde foi equivalente ao investimento, já que o longa se tornou um dos filmes mais caros da história da plataforma.

Quase previsão

O filme começa em 2022, com os personagens assistindo a final da Copa do Mundo FIFA, que aconteceu em dezembro pela primeira vez na história. Na sequência de abertura, os personagens estão vendo a finalíssima entre a Seleção Brasileira e um time azul. Na vida real, a final foi entre Argentina x França. A França, por sinal, jogou com seu uniforme azul. Porém, o que chamou atenção nessa previsão foi o placar do jogo. No filme, a partida é interrompida nos minutos finais com um placar de 3 x 3. Na final da vida real, Argentina e França empataram em 3 x 3 e decidiram o título nos pênaltis.

Velho conhecido

Dirigido por Chris McKay, o filme é estrelado por Chris Pratt. Essa não foi a primeira vez que eles trabalharam juntos. A dupla se conheceu nos bastidores de Uma Aventura Lego (2014), em que Pratt deu voz ao protagonista, enquanto McKay trabalhou como diretor assistente de animação.

Inspiração real

Quando estava pensando em como seria o visual do pai do personagem de Chris Pratt, Chris McKay pensou imediatamente nas fotos dos treinos de J.K. Simmons para Liga da Justiça. Então, ele ligou para o ator e perguntou se ele conseguiria ficar extremamente bombado, como naquelas fotos que viralizaram em 2016. Simmons riu e topou o desafio. Isso acabou virando uma piada interna no filme, por isso o personagem só aparece com camisas coladas ou regatas.

Musculoso

O tópico “músculos” foi muito recorrente nos bastidores. Como o filme é ambientado em um cenário de guerra e amplo preparo militar, o elenco foi todo submetido a intensas sessões de exercícios físicos. Nos primeiros dias de contato do resto do elenco com J.K. Simmons, a musculatura do veterano foi o principal assunto. Chris Pratt se disse surpreso de ver alguém com 66 anos tão forte e até brincou que ele tinha “braços de presidiário”. Simmons brincou de volta dizendo que mesmo que o filme fosse um fracasso, a experiência já estava “paga” com os elogios ao seu porte físico.

Entrando numa fria

As cenas do inverno russo foram filmadas na geleira Skálafellsjökull, na Islândia. O local foi liberado para filmagens pela primeira vez e contou com uma equipe de mais de 300 profissionais. Chris Pratt afirmou que durante as filmagens, eles encontraram dois corpos que deveriam estar congelados desde a década de 1940. No entanto, a polícia local negou posteriormente que isso tenha acontecido.

Treinamento

Além do treinamento físico para ganhar músculos, o elenco do filme foi submetido a um treinamento militar intenso, não apenas para entender como funcionam as hierarquias e patentes, mas principalmente para aprender o manejo correto dos armamentos, buscando dar mais veracidade para a ficção.

Explicação excluída

No filme, os soldados das primeiras gerações não precisavam de treinamento para enfrentarem os alienígenas, o que nunca foi muito bem explicado. Isso era abordado na versão original do roteiro, que afirmava que esses soldados eram vistos como “descartáveis”, por isso eram envenenados secretamente com uma toxina que matava os extraterrestres. Por isso, era até um “bom negócio” para os militares que esses agentes morressem, já que isso significaria um alienígena a menos na invasão.

A Guerra do Amanhã está disponível no Amazon Prime Video.
author avatar
Pedro Sobreiro
Jornalista apaixonado por entretenimento, com passagens por sites, revistas e emissoras como repórter, crítico e produtor.
MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS