sexta-feira, abril 26, 2024

10 curiosidades de “Mulher-Maravilha”, um clássico do DCEU

Lançado em 2017, Mulher-Maravilha foi um fenômeno cultural. Sendo o primeiro live action da história com orçamento superior a US$ 100 milhões a ser dirigido por uma mulher, o filme conquistou críticas muito positivas, diferentemente das produções dirigidas por Snyder, e arrecadou mais de US$ 820 milhões em bilheteria.

Mais do que isso, em um momento em que o Universo Estendido DC passava por uma grave crise de identidade, o filme da Amazona chegou para trazer um pouco de esperança para os fãs e para o estúdio de que aquele universo compartilhado poderia dar certo. Pensando nisso, o CinePOP separou dez curiosidades sobre essa aventura fantástica que trouxe a Mulher-Maravilha de volta para a prateleira mais alta da Cultura Pop. Confira!

Sonho de vida

A diretora Patty Jenkins estava escalada para dirigir o filme da Mulher-Maravilha que seria lançado em 2005, mas que acabou nunca vendo a luz do dia. Na época, ela teve que deixar o projeto porque descobriu que estava grávida e tiraria um tempo para se dedicar à maternidade. Então, quando a convidaram para entrar no projeto mais de uma década depois, ela aceitou sem hesitar, chegando a dizer que esperou sua vida inteira por aquele momento.

 

Amazonas

Durante a cena de abertura, quando a pequena Diana assiste o treinamento das Amazonas comandadas por Antíope, é possível ver que elas usam uma tira de couro na mesma cor de suas peles na região peitoral, fazendo parecer que elas não têm seios. É uma referência aos relatos das Amazonas da mitologia grega, que supostamente removiam ou queimavam seus seios para não terem desvantagens no combate.

 

Não deixe de assistir:

Temiscira

Para conseguir recriar as paisagens fantásticas, cheias de relevo e com um marzão de fundo que sempre caracterizaram a lendária Ilha Paraíso de Temiscira, a produção recorreu a uma locação no mundo real. Dessa forma, eles gravaram as cenas na Costa Amalfitana, na Itália. Segundo membros da produção, além do visual ser perfeitamente paradisíaco, o clima da região era ideal para longas filmagens a céu aberto.

 

Polêmica

Após a direção de Zack Snyder ser bastante criticada por trazer ângulos sexualizados da Mulher-Maravilha em Batman Vs. Superman – A Origem da Justiça (2016), Patty Jenkins participou ativamente do design de produção do filme, opinando sobre como fazer trajes e armaduras para as amazonas que demonstrassem poder e praticidade para as guerreiras batalharem e parecerem legais em cena. Da mesma forma, sendo mulher, ela teve toda uma preocupação em gravar a Gal em poses que remetessem a poder, não a desejo.

 

Shape

Quando foi anunciada como a nova Mulher-Maravilha dos cinemas, a atriz Gal Gadot foi duramente criticada na internet por ser considerada “muito magra” para o papel da guerreira amazona. Para entrar na forma de Diana Prince, Gal passou por nada menos que nove meses de treinamento e dieta especiais até ganhar 17kg de pura massa muscular, calando os críticos com seu físico e carisma de super-heroína.

 

Diana Prince

Nos quadrinhos, Diana cria sua identidade secreta e surge como a Mulher-Maravilha no contexto da Segunda Guerra Mundial. Ela pega o sobrenome “Prince” de uma enfermeira do exército norte-americano e passa a usá-lo como se fosse seu. No filme, porém, ela tem seu primeiro contato com a humanidade durante a Primeira Guerra Mundial. Segundo a direção, essa escolha foi feita porque era uma época mais definidora da sociedade, em que a tecnologia ainda avançava vagarosamente e o preconceito contra as mulheres era ainda maior, abrindo mais possibilidades de debater temas polêmicos. E no fim das contas, o filme mostra que o sobrenome “Prince” é uma abreviação de “Diana, Princesa de Temiscira”, fazendo uma piada com o tempo demorada pela super-heroína na hora de se apresentar para os outros.

 

Relógio

Um dos itens críticos de Steve Trevor (Chris Pine) é o seu relógio. Se prestar bem atenção, vai ver que ele é um relógio de bolso adaptado com uma tira de couro para amarrá-lo ao pulso. Além de dar mais personalidade a Steve, isso é faz menção a uma das grandes mudanças que a Primeira Guerra Mundial trouxe para a moda. Na época, a tendência masculina era portar os relógios de bolso no interior de seus ternos. Só que ter acesso a hora certa de maneira rápida era fundamental para estratégias de guerra, então os militares começaram a adaptá-los para versões de pulso. Com o fim do confronto, a moda pegou e os relógios de pulso se tornaram um dos acessórios mais populares nos anos seguintes.

 

Homenagem

Inicialmente, Patty Jenkins queria prestar uma homenagem singela para a grande super-heroína de sua infância, Lynda Carter, que interpretou a Mulher-Maravilha na lendária série de TV dos anos 70, dando a ela uma participação especial no filme. Infelizmente, a atriz teve um conflito de agenda e não pôde fazer uma participação especial, como sonhava a diretora. Mas Patty não desistiu e conseguiu trazer Lynda para fazer uma pontinha na sequência, Mulher-Maravilha 1984 (2020).

 

Proibido

Mulher-Maravilha foi banido pelo governo de Líbano, Turquia e Qatar e nunca estreou nesses países. Isso porque o filme é protagonizado por Gal Gadot, que não apenas é de Israel, como também serviu por dois anos nas Forças de Defesa Israelenses, atuando como instrutora de combate para outras militares. Acontece que esses países são adeptos da causa Palestina. E como Gal servia como garota-propaganda sionista, elogiando o governo israelense em algumas entrevistas, as autoridades desses países optaram por vetar a exibição por lá.

 

Era pra ser

A Rainha Hipólita, líder das Amazonas e mãe de Diana, quase foi interpretada pela Nicole Kidman. Só que ela precisou recusar o convite devido a conflitos de agenda com as filmagens da série Big Little Lies, da HBO. Com isso, o papel foi conquistado pela dinamarquesa Connie Nielsen. Mas essa não foi a única chance dada a Kidman de entrar no Universo Estendido DC. Por isso, quando surgiu um novo convite, agora para interpretar a Rainha Atlanna, mãe do Aquaman, ela não pensou duas vezes e embarcou no projeto. Quando o destino quer que você seja a mãe de um personagem DC, nada é capaz de te impedir.

Mulher-Maravilha está disponível no Max.

 

Mais notícias...

Pedro Sobreirohttp://cinepop.com.br/
Jornalista apaixonado por entretenimento, com passagens por sites, revistas e emissoras como repórter, crítico e produtor.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS