domingo, abril 28, 2024

10 curiosidades de ‘Sonic: O Filme’, uma das melhores adaptações de videogames para os cinemas

Lançado pouco tempo antes da pandemia tomar o mundo, Sonic: O Filme superou diversas crises para estrear e agradar aos fãs, incluindo um esforço fora do comum para melhorar um visual amplamente criticado.

Mas, apesar de todas as polêmicas já conhecidas, o longa ainda esconde alguns segredos interessantes dos bastidores. Pensando nisso, o CinePOP selecionou dez curiosidades de Sonic: O Filme para você conhecer. Confira!

Sonic Feio

Programado para estrear no finalzinho de 2019, Sonic: O Filme passou por um grande redesign de emergência. Quando o primeiro pôster do filme foi lançado, os criadores do design clássico do Sonic nos videogames se pronunciaram sobre a aparência do personagem no filme e como aquele visual tinha ficado feio. Então, com o lançamento do primeiro trailer, os fãs enlouqueceram nas redes e promoveram um verdadeiro boicote. Com isso, em maio de 2019, o diretor afirmou que o Sonic seria refeito com um design mais fiel ao original. Assim, houve um atraso para que a equipe de CGI fizesse um trabalho em tempo recorde.

Terceira vez

Apesar do design tosco do Sonic, não foi a primeira vez que o estúdio se viu obrigado a refazer a aparência inteirinha de um personagem. A primeira vez foi em 2007, em Transformers. Na época, o visual do Megatron foi duramente criticado pelos fãs e acabou sendo refeito para ficar menos genérico. A segunda mudança foi no filme infantil Monster Trucks (2016), que conta a história de um alienígena que cria laços de amizade com um jovem após se esconder em seu caminhão monstro. O design do ETzão teve de ser completamente refeito, já que estava tão grotesco que aterrorizou a criançada nas exibições-teste.

Tartarugas Ninja

Para os executivos do estúdio, essa tentativa de deixar o visual do Sonic mais “adaptado” ao mundo real fazia bastante sentido. E eles já esperavam que isso incomodasse os fãs dos jogos, mas não o público geral. Isso porque, segundo um dos animadores do longa, eles passaram por algo parecido em As Tartarugas Ninja (2014), quando os fãs reclamaram da aparência dos quelônios adolescentes, e ainda assim tiveram uma boa resposta nas bilheterias. Infelizmente, para eles, o mesmo não se deu aqui.

Não deixe de assistir:

Improviso

Grande chamariz do elenco humano, Jim Carrey disse que só topou participar do filme porque sua filha é uma grande fã do Sonic. Além disso, ele comentou que pouquíssimas falas do roteiro original foram usadas no corte final de seu personagem, já que a direção o incentivava a improvisar o máximo possível, dando total liberdade a ele para criar um Dr. Robotnik único e memorável. Houve cenas, inclusive, que o diretor apenas deu sua marcação do enquadramento e o deixou fazer o que quisesse, contanto que fosse legitimamente engraçado.

Sonho de infância

Reprodução: Rodin Eckenroth/Getty Images

Para interpretar o papel do Sonic, eles convocaram o ator e comediante Ben Schwartz, que se disse muito honrado em poder representar o ouriço nas telonas. Segundo ele, o papel foi um presente e uma grande honra, já que ele passou horas e horas de sua infância jogando os videogames do Sonic, e que poder trazer esse personagem à vida para uma nova geração era algo incrível. Além de dar voz ao personagem, Ben atuou com os pontinhos verdes no rosto para fazer a famosa “captura de movimentos”, cedendo algumas de suas expressões faciais para o ouriço velocista.

Aprovado

Quando Ben foi anunciado no papel, alguns fãs reclamaram porque queriam que a voz clássica dos videogames, Roger Craig Smith, fosse também a voz do Sonic nos cinemas. Nessa aí, porém, o estúdio foi irredutível e manteve Ben Schwartz no papel. No entanto, o próprio Roger conheceu Ben em 2019 e disse ter amado o trabalho do comediante no ouriço. E acabou que ele decidiu se aposentar do personagem em 2021, após mais de uma década à frente do Sonic. Ou seja, ele teria de ser trocado, caso tivesse sido chamado para fazer o ouriço nas telonas também.

Presente de aniversário

Esse filme foi uma grande celebração. Além de ter unido Ben Schwartz a seu personagem favorito dos videogames e ao seu herói de infância (Carrey), Sonic: O Filme acabou marcando uma data muito importante. Com o atraso em sua data de lançamento, o filme calhou de estrear na comemoração dos 60 anos da Sega, empresa responsável por sua criação nos games.

Material original

Apesar de contar uma história original, tendo muita liberdade criativa, o filme conquistou o fã trazendo elementos clássicos dos jogos que fidelizaram gerações, como a essência do protagonista, as viagens por meio das alianças e até mesmo a icônica trilha dos jogos foi incorporada à música tema do longa. Por conta disso, o compositor da trilha dos games, Masato Nakamura, foi creditado no filme.

Pisante

No filme, os icônicos tênis vermelhos do Sonic são dados de presente pela sua nova família na Terra. E se reparar direitinho, dá pra ver que ele tem uma lingueta da Puma. Isso porque foram inspirados no modelo Women’s Dare Mesh Sneakers. Então, após uma período de negociação, a Puma conseguiu lançar uma linha exclusiva toda baseada no Sonic e se juntaram com o Shoe Surgeon para criar réplicas fieis dos pisantes do personagem no mundo real.

Foi bem

Apesar de ter sofrido bastante com a pandemia, que fechou cinemas no mundo inteiro algumas semanas após seu lançamento, Sonic: O Filme foi bem nas críticas e bilheterias, arrecadando mais de 300 milhões de dólares ao redor do mundo, garantindo uma sequência, que estreou nos cinemas de todo o mundo em 2022.

Sonic: O Filme está disponível para aluguel no Amazon Prime Video.

Mais notícias...

Pedro Sobreirohttp://cinepop.com.br/
Jornalista apaixonado por entretenimento, com passagens por sites, revistas e emissoras como repórter, crítico e produtor.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS