sexta-feira, abril 26, 2024

10 curiosidades de ‘Velocidade Máxima’, um clássico da ação dos anos 90

Quando se fala da década de 1990, muitos pensam nas comédias românticas ou no renascimento das animações da Disney. Entretanto, os filmes de ação passaram por uma fase bem interessante, já que os Brucutus dos anos 80 começaram a decair, fazendo com que os executivos e roteiristas precisassem reinventar o gênero para conquistar novos públicos nas telonas.

Foi dessa necessidade que surgiu Velocidade Máxima, um filme que foi inicialmente considerado pelos executivos como uma grande bobeira, mas que acabou se tornando um dos ícones do cinema de ação da década de 1990. Estrelado por Keanu Reeves e Sandra Bullock, o longa arrasou na crítica e na bilheteria, cativando uma geração inteirinha de fãs. Pensando nisso, o CinePOP listou10 curiosidades sobre os bastidores do clássico. Confira!

Orçamento estourado

O filme estourou o orçamento antes mesmo de estar finalizado. Tanto que as exibições-teste foram para as sessões com a sequência do metrô ainda em storyboards animados. Mas nem isso atrapalhou as exibições. Ao fim do período de testes, os comentários do público foram tão positivos que o estúdio liberou uma verba extra para finalizar o filme.

Sucesso

Ainda sobre as exibições-teste, um dos produtores do filme comentou que sabia que o longa seria um grande sucesso porque reparou que as pessoas que levantavam para ir ao banheiro durante a exibição iam subindo as escadas da sala de costas, tentando perder o mínimo possível do filme.

Aluna nota 10

Para interpretar o papel de Annie, a atriz Sandra Bullock se matriculou em uma autoescola para aprender a dirigir ônibus. Bullock se dedicou bastante e conseguiu ser aprovada no exame prático logo na primeira tentativa.

Direção

Inicialmente, a direção do filme foi oferecida a Quentin Tarantino. O diretor ouviu a proposta, mas recusou o projeto. E ele não ficou chateado por ter deixado o longa passar, tanto que inseriu Velocidade Máxima na sua lista dos 20 melhores filmes lançados desde 1992.

Ghost-writer

O roteiro do filme foi reescrito por Joss Whedon, que fez um trabalho pesado e terminou nem sendo creditado por isso. Estima-se que ele tenha alterado e refeito praticamente todos os diálogos do filme.

Não deixe de assistir:

Sem dublês 

Keanu Reeves, o atual queridinho de Hollywood, fez aproximadamente 90% de suas cenas de ação, apelando o mínimo possível para o uso dos dublês. Inclusive, essa decisão do ator meio que obrigou a equipe criativa a alterar o roteiro para que o personagem do ator não fosse exposto a situações muito mirabolantes, evitando que Reeves se arriscasse tanto no papel.

Três Desejos

Na verdade, a possibilidade de fazer suas próprias cenas de ação foi uma das manobras feitas pelo diretor para convencer Reeves a entrar no projeto, porque o ator não gostou muito do que viu inicialmente e não queria fazer parte de uma franquia de ação. Os outros fatores que o fizeram mudar de ideia foi o roteiro reescrito de Joss Whedon e a promessa de que o filme seria do mesmo nível de Duro de Matar.

Ônibus

Apesar de se passar praticamente todo dentro de um único ônibus, o filme contou com uma frota de dez ônibus idênticos para as filmagens. Cada um deles tinha sua particularidade, sendo um deles feito exclusivamente para os dublês e outro todo modificado para a icônica cena do salto da ponte, com maior potência no motor e amortecedores mais fortes.

Trânsito infernal 

As cenas gravadas na rodovia foram um verdadeiro “pesadelo de logística”, segundo o diretor. Eles gravaram as cenas com todo o cuidado para evitar quaisquer erros. Isso porque cada nova cena fazia com que todos os carros no entorno precisassem voltar e refazer seus movimentos iguais aos da cena anterior para evitar erros de continuidade.

O home da hora

Quando o filme chegou aos cinemas e se tornou um sucesso de público, o relógio que o personagem de Keanu Reeves usava já havia saído de linha. No entanto, a procura pelo modelo G-Shock DW-5600C foi tão grande que a Casio teve que retomar a produção para atender a demanda do público.

Velocidade Máxima está disponível no Star+.

Mais notícias...

Pedro Sobreirohttp://cinepop.com.br/
Jornalista apaixonado por entretenimento, com passagens por sites, revistas e emissoras como repórter, crítico e produtor.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS