sábado, abril 27, 2024

10 curiosidades de ‘Venom’, o suposto filme ‘Cult’ do universo ‘Homem-Aranha’

Lançado em 2018 sob forte desconfiança, Venom foi a primeira tentativa da Sony de emplacar um universo do Homem-Aranha sem o Homem-Aranha. E apesar de ter sido uma autêntica bomba de críticas, o longa acabou conquistando parte do fandom por seu humor descompromissado e grosseiro e fechou o ano com uma das maiores bilheteria do universo do Cabeça de Teia. Assim, Venom garantiu uma sequência e se tornou um dos filmes mais controversos desse meio de super-heróis. Confira agora dez curiosidades sobre essa aventura do vilão transformado em anti-herói que cativou uma galera!

Confusão

A ideia de fazer um filme centrado no Venom existia desde 2007 e seria o primeiro spin off da franquia do Homem-Aranha de Sam Raimi. Só que Homem-Aranha 3 foi um fracasso de crítica e a Sony decidiu encerrar a franquia por ali mesmo para fazer o reboot com Andrew Garfield. Com a nova abordagem do herói, outro filme do Venom foi anunciado para entrar em desenvolvimento e aconteceria naquela leva de filmes focados no AranhaVerso, como O Sexteto Sinistro e Tia May. Porém, com os vazamentos de e-mails da Sony e o acordo com a Disney para inserir o Cabeça de Teia no MCU, o projeto do filme do Venom foi novamente transformado, agora para liderar uma franquia do Homem-Aranha sem o Homem-Aranha.

Aniversário

E apesar de todos esses atrasos e mudanças no projeto, acabou que lançar o filme em 2018 serviu como uma boa homenagem para o personagem. Afinal, o Venom surgiu nos quadrinhos em O Espetacular Homem-Aranha #299, de 1988. Ou seja, o filme chegou aos cinemas no aniversário de 30 anos do vilão.

Anti-herói

Apesar de ser mais conhecido pelo público-geral como um dos grandes vilões do Homem-Aranha, o Venom teve várias fases e incorporou diversos hospedeiros ao longo de sua trajetória, incluindo o eterno valentão que atormentava Peter Parker no colégio, Flash Thompson. Com o corpo de Flash, ele se tornou o Agente Venom, um dos anti-heróis mais celebrados da Marvel nos últimos tempos. E apesar de ser Eddie Brock o protagonista deste longa, a produção trouxe algumas inspirações da fase do Flash para ajudar a compor essa versão cinematográfica do simbionte.

Pedido do filho

Não deixe de assistir:

Principal estrela do filme, Tom Hardy disse só ter aceitado o papel por conta de seu filho, Louis Thomas Hardy, que é grande fã das histórias em quadrinhos do Venom. Segundo o ator, ele queria poder fazer um filme que pudesse assistir com o pimpolho. Tudo bem que o protagonista come a cabeça de alguns bandidos ao longo da trama, mas ainda assim consegue ser uma história mais leve que os filmes de máfia e guerra que ele fazia na época. Além disso, o pequeno Louis serviu como um tipo de consultor não-oficial do projeto, já que era ele quem avaliava a atuação do pai e dava dica de como se portar mais como Eddie Brock.

Duas vozes

Tom Hardy é conhecido por ser um ator dedicado, então sua presença nesse projeto chamou a atenção de uma parte do público. Durante as gravações, para se acostumar com a ideia de ser um homem atormentado pela voz de um alienígena em seu corpo, Tom usou um método pouco convencional, mas que aparentemente deu certo. Ele gravou todas as falas do Venom e ficava com um ponto no ouvido repetindo elas enquanto ele gravava as cenas. Assim, ele realmente estava sendo incomodado pelo Venom durante as filmagens.

Agregador

Segundo a atriz Michelle Williams, o principal motivo que a convenceu a entrar nesse projeto foi a confirmação de Tom Hardy no papel principal. Além de ser fã do trabalho do ator, Michelle disse que ele consegue seguir sempre pelos caminhos mais incomuns na atuação para encontrar a verdade de seus personagens. E essa entrega reflete também em seus companheiros de elenco.

Influências

Enquanto a equipe criativa citou grandes nomes do terror, como John Carpenter e David Cronenberg, e filmes de comédia de terror, como Os Caça-Fantasmas e Um Lobisomem Americano em Londres, como as principais influências para a construção do filme, Tom Hardy citou a animação Ren e Stimpy, repleta de humor politicamente incorreto de uma dupla que mais parece agir como um casal não-oficial, para compor a personalidade de Eddie e sua relação com o Venom.

Batman

Diferentemente de parte do elenco, que entrou no projeto pelo selo da Marvel ou pela presença de Tom Hardy, o diretor do filme, Ruben Fleischer, estava ali para realizar um sonho de infância. Isso porque após ver o Batman (1989) de Tim Burton, ele estipulou como meta fazer um filme de super-herói que pudesse ser sombrio e repleto de ação, assim como o clássico longa do Homem-Morcego.

CGI

A ideia original da equipe de produção era construir o Venom e moldar suas expressões por meio da captura de movimentos. No entanto, o visual do monstrão era tão grotesco que eles não conseguiram encontrar uma forma de mixar as expressões faciais de Tom Hardy com a gosma viva. Então, para não ter erro, eles construíram as expressões do Venom todas por meio de CGI.

VenomVerso

A primeira versão do filme traria uma cena que talvez animasse os fãs mais assíduos do simbionte, porque teria uma cena que mostraria o planeta natal do Venom, onde haveria uma porção de outros simbiontes coexistindo. No entanto, apesar de não ter entrado no corte final do filme, esse momento é citado em Venom: Tempo de Carnificina (2021), quando o Venom diz que há vários outros simbiontes compartilhando informações por meio de uma mente coletiva. Não sabemos se haverá novos capítulos para essa franquia, mas se houver… Parece ser um caminho cuja produção está doidinha para explorar.

Venom está disponível no catálogo do Disney+.

Mais notícias...

Pedro Sobreirohttp://cinepop.com.br/
Jornalista apaixonado por entretenimento, com passagens por sites, revistas e emissoras como repórter, crítico e produtor.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS