sábado, abril 27, 2024

10 curiosidades de ‘Vingadores: Ultimato’, a conclusão ÉPICA dos ‘Heróis Mais Poderosos da Terra’

Considerado por muitos como o melhor filme da Marvel, Vingadores: Ultimato foi um verdadeiro evento cinematográfico. Marcando a despedida dos heróis mais populares das telonas da década passada, o longa reuniu todas as franquias do MCU em uma aventura final para tentar derrotar o Thanos e trazer metade da vida do universo de volta.

A produção dessa aventura foi tão grandiosa que não faltam histórias para contar sobre os bastidores. Então, separamos dez curiosidades sobre esse filmaço que se tornou uma experiência única para quem teve o privilégio de assisti-lo numa tela grande. Confira!

Tudo ao mesmo tempo

Não se sabe precisar exatamente qual foi a duração das filmagens de Vingadores: Ultimato. Isso porque ele foi gravado em conjunto com Vingadores: Guerra Infinita, como se fossem um filme só. Com isso, as gravações duraram nada menos que 200 dias. Por conta desses quase sete meses de trabalho, a atriz Yvette Nicole Brown (Community), que fez uma participação como uma militar na base dos anos 70, em Ultimato, achou que tivessem cortado sua cena em Guerra Infinita. Ela só descobriu que eram dois filmes quando foi assistir Ultimato e levou um susto ao se ver em tela.

Simultâneos

Mas não foram só essas duas produções que foram gravadas ao mesmo tempo. Os longas lançados nos cinemas entre Guerra Infinita e Ultimato também foram filmados ao mesmo tempo que os dois capítulos da saga. Não à toa muitos fãs brincaram que Homem-Formiga e a Vespa era uma continuação extraoficial de Guerra Infinita. Mas a situação mais curiosa tem relação com Capitã Marvel. A atriz Brie Larson gravou primeiro suas cenas de Ultimato do que as do filme solo de Carol Danvers. Os diretores da aventura da super-heroína tiveram contato com toda a produção dessas cenas para entenderem o tom da personagem e o que fazer no filme ambientado nos anos 90 para que ela evoluísse para a Capitã de 2023.

Segredo

Para evitar vazamentos acidentais, Tom Holland (Homem-Aranha) – que vazou o pôster do filme sem querer em uma live no Instagram – e Mark Ruffalo (Hulk) só tiveram acesso ao roteiro de suas cenas momentos antes das filmagens. No entanto, apesar deles serem os “vazadores” mais famosos, houve um processo muito sigiloso para evitar que detalhes da trama vazassem por acidente. Por isso, o único ator que pôde ler o roteiro completo desde o início das gravações foi Robert Downey Jr., o Homem de Ferro.

Não deixe de assistir:

Recordista

Falando em Downey Jr., com sua aparição como Tony Stark neste filme, ele superou Hugh Jackman como o ator com mais aparições em filmes de super-heróis interpretando o mesmo personagem. Neste filme, Robert chegou a 10 participações como Stark, enquanto Hugh se “aposentou” do Wolverine com 9 aparições. No entanto, agora que Jackman foi confirmado em Deadpool 3, eles voltarão a dividir o “título”.

Decapitado

Numa primeira versão do roteiro, o Thanos (Josh Brolin) de 2014 tomaria conhecimento das ações dos Vingadores de 2023 e iria atrás dos Heróis Mais Poderosos da Terra de sua realidade. Assim, ele chegaria à Terra num momento diferente e pegaria o grupo desprevenido, assassinando todos eles a sangue frio. Então, para intimidar os Vingadores do futuro, ele decapitaria o Capitão América (Chris Evans) de sua linha do tempo e traria a cabeça decepada de Steve para o futuro. Por motivos de classificação indicativa, eles acabaram retirando a cena do roteiro final.

Assalto no Tempo

A grande sacada do filme para tentar reverter o estalar de dedos do Thanos é o “Assalto no Tempo”, em que eles visitam outras realidades e pegam as Joias do Infinito antes que o Titã tenha acesso a elas. Os Irmãos Russo amaram essa ideia porque poderiam revisitar seus filmes favoritos do MCU ou até mesmo dar novas versões a histórias mais confusas. Nessa de se aventurar por longas confusos, eles decidiram brincar um pouco mais com o infame Thor: O Mundo Sombrio (2013). O mais interessante é que Natalie Portman ainda estava brigada com a Marvel, então não participou das cenas em que Jane Foster aparece andando por Asgard. Para resolver a situação, os Russo utilizaram cenas descartadas do filme de 2013 e as reaproveitaram em Ultimato.

Pioneiro

Vingadores: Guerra Infinita e Vingadores: Ultimato se tornaram os primeiros filmes da história de Hollywood a serem filmados completamente em IMAX no formato 1.9:1. O problema é que apenas algumas salas especializadas conseguiram exibir esses filmes no aspecto correto. Por isso, nos cinemas comuns e nas mídias físicas, eles foram adaptados ao formato padrão. Só que agora, quem for assistir aos longas no Disney+, poderá conferi-los no aspecto original das salas IMAX.

Fidelidade

O final do Capitão América (Chris Evans) voltando no tempo e vivendo a fica que foi negada a ele após o acidente foi inspirado no destino de Bucky Barnes no Universo Ultimate das histórias em quadrinhos. Nas HQs, Bucky sobrevive à Segunda Guerra Mundial, se casa com a ex-namorada de Steve e vive uma bela vida. Dessa forma, quando o Capitão é encontrado e descongelado, Barnes vai a seu encontro já velhinho. Seguindo a linha das adaptações, Thanos vê em Stark seu principal rival dentre os humanos. Isso é uma referência a sua origem dos quadrinhos, em que o Titã Louco é introduzido como vilão do Homem de Ferro. Ah vale destacar que o uniforme usado pelo Rocket Raccoon (Bradley Cooper) neste filme é uma versão fidelíssima ao traje dos Guardiões da Galáxia dos quadrinhos. Porém, eles deram um toque especial para a versão do cinema. O lenço vermelho que ele usa ao redor do pescoço é o mesmo que Peter Quill (Chris Pratt) usava em Guardiões da Galáxia Vol.2 (2017). É uma forma que o personagem encontrou de manter próximo seu melhor amigo apagado por Thanos em 2018.

Noobmaster69

Um dos destaques mais agridoces do filme é quando Rocket e o Professor Hulk (Mark Ruffalo) vão recrutar o Thor (Chris Hemsworth) em Nova Asgard, onde descobrem que o Deus do Trovão foi tomado pelo trauma e pela depressão profunda, engordando significativamente e passando seus dias jogando videogame com seus amigos. O Korg (Taika Waititi) está usando uma camisa havaiana que foi utilizada pelo próprio Taika Waititi na Comic Con. A cena em questão tem uma piada muito divertida, em que o Thor discute com um jogador online chamado Noobmaster69. Algum tempo depois do lançamento do filme, os Irmãos Russo revelaram que o tal Noobmaster era ninguém menos que o Mago Supremo: Wong (Benedict Wong).

Bolada

O filme foi um verdadeiro fenômeno mundial, lotando milhares de sessões por semanas. Com toda essa expectativa para ver o ato final dos Vingadores, Ultimato se tornou o filme a atingir a marca de um bilhão de dólares em bilheteria mais rápido. Demorou apenas um final de semana. No fim das contas, o filme arrecadou impressionantes 2,798 bilhões de dólares, o deu ao longa o título de maior bilheteria da história, passando o primeiro Avatar (2009). A marca foi muito comemorada pela Marvel e pelos fãs. No entanto, após alguns novos relançamentos nos cinemas, Avatar chegou a 2,923 bilhões de dólares totais, retomando o topo das maiores bilheterias de todos os tempos.

Vingadores: Ultimato está disponível no Disney+

Mais notícias...

Pedro Sobreirohttp://cinepop.com.br/
Jornalista apaixonado por entretenimento, com passagens por sites, revistas e emissoras como repórter, crítico e produtor.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS