A prostituição é um tema que envolvem algumas tramas de interessantes trabalhos de décadas passadas e também na atualidade. Para refletir sobre o tema sob diversas perspectivas, separamos abaixo uma lista com alguns filmes:
Boa Sorte, Leo Grande
Na trama, conhecemos Nancy (Emma Thompson) uma viúva, aposentada, que depois de muito se sentir sozinha e após o falecimento do marido, resolve se hospedar em um quarto de hotel e contratar um profissional do sexo bem mais jovem que ela, Leo (Daryl McCormack), para lhe satisfazer os desejos. Só que essa professora, mãe de dois filhos adultos, não sabe direito, de início, como agir. Ao longo de muitas conversas que vão desde prazeres e fantasias sexuais até mesmo os conflitos familiares fora dali, os dois embarcam em diálogos e situações que os farão pensar com outros olhos sobre a vida.
Selvagem
Na trama, conhecemos Leo (Félix Maritaud), um rapaz de 22 anos que se prostitui pelas ruas de uma cidade francesa se relacionando com homens, e somente homens, de todas as idades e intenções. Passa por situações constrangedoras em suas inconsequentes tentativas em ganhar um dinheiro fácil, usando e abusando do seu corpo o que faz cada vez mais seu emocional chegar ao fundo do poço principalmente quando a falta de afeto acaba lhe fazendo falta nas suas tentativas de branduras.
Showgirls
Na trama, conhecemos Nomi (Elizabeth Berkley), uma jovem com um passado misterioso que parece ter se metido em muitas encrencas mas sempre tendo o sonho de ser uma dançarina profissional. Ela então resolve ir para uma cidade de oportunidades de vida noturna pulsante, mas seu início já se apresenta com o pé esquerdo. Mal chega à Las Vegas, de carona, é roubada mas esse acontecimento a faz encontrar Molly (Gina Ravera), uma figurinista do show mais badalado da cidade que nunca dorme. Assim, Nomi começa a buscar entender essa cidade e fica fascinada com as oportunidades que vai conseguindo até chegar ao desejo de ser a estrela principal do mais badalado show do lugar.
Amante a Domicílio
Na comédia, conhecemos o tímido e acanhado Fioravante (John Torturro), um homem de classe média que decide se tornar um profissional do sexo, um Don Juan do bairro onde mora, como uma forma de ganhar bastante grana e assim ajudar o seu amigo sem dinheiro, Murray (Woody Allen). Com esse último agindo como uma espécie de cafetão, a dupla se joga em um universo de amor, sexo, piadas, dinheiro e prostituição.
Loverboy – Garoto de Programa
Um dos primeiros filmes protagonizados por Patrick Dempsey, o longa-metragem dirigido por Joan Micklin Silver e lançado no final da década de 80, nos apresenta a história de um jovem que com dificuldades para pagar a faculdade que arruma um inusitado novo emprego.
Na trama, conhecemos Arezoo Rahimi (Zar Amir Ebrahimi) uma jornalista que já passou por maus bocados na profissão e resolve partir para uma complexa investigação de um possível serial killer de prostitutas que promove o terror na cidade de Mexede, segunda maior em população e situada no nordeste do Irã. Na sua caçada por provas de quem seria esse assassino e contando com a ajuda de um jornalista local, enfrenta todo tipo de desconfiança além de inúmeras situações políticas ligadas ao caso que ganha os olhos da opinião pública.
Com excelente atuação de Deborah Secco, Bruna Surfistinha nos leva até a história de Raquel Pacheco, uma jovem de classe média que vira prostituta. O projeto é baseado no livro O Doce Veneno do Escorpião escrito pela própria Raquel Pacheco.
Uma Linda Mulher
Um dos maiores clássicos da saudosa sessão da tarde, Uma Linda Mulher apresenta a história de uma prostituta que vê seu destino mudar quando conhece um charmoso homem de negócios.
Dirigido por John Schlesinger e lançado no final da década de 60, Perdidos na Noite nos mostra a história de um jovem do Texas que se muda para a badalada Nova Iorque e encontra a prostituição.
Na trama, conhecemos Hermila (Hermila Guedes), uma jovem que chega de São Paulo com seu filho pequeno de volta para o interior do Ceará, mais precisamente a cidade de Iguatu, para morar um tempo na casa da avó e da tia mototáxi, na espera da chegada de seu marido. Vive de bicos para conseguir sobreviver até o seu marido chegar de São Paulo. Mas será que ele vem? Rodeada de incertezas e com uma certa desconfiança nesse relacionamento aos olhos de sua família, ela reencontra João (João Miguel), um antigo amor. Mas conforme os dias passam, ela começa a ter mais certeza que está sozinha nesse mundo, e assim, resolve tomar uma atitude desesperada e rifa a si mesmo gerando um grande bafafá na cidade.