sábado, abril 27, 2024

10 Dicas de Filmes que refletem sobre o universo do Futebol Americano

O futebol americano é um esporte que ao longo dos anos vem rompendo cada vez mais as barreiras e chegando em países fora dos Estados Unidos, principalmente no Brasil. O número de fãs vem aumentando por aqui, fato esse que levou a NFL (a liga de futebol americano dos estados unidos) a marcar um jogo no Brasil em 2024, que será realizado na Neo química Arena em São Paulo. Para esquentar a ansiedade de fãs desse esporte, segue abaixo uma lista bem legal com 10 filmaços que refletem sobre o universo do Futebol Americano:

 

A Grande Escolha

Lançado 10 anos atrás, e último projeto do grande cineasta Ivan Reitman, A Grande Escolha, protagonizado por Kevin Costner, nos mostra os bastidores de um momento importante para todas as equipes da NFL, o draft (escolha dos jogadores das faculdades para jogar nos times profissionais), aos olhos de um gerente geral de uma franquia necessitada de bons resultados.

 

Um Domingo Qualquer

Um dos filmes mais conhecidos tendo como pano de fundo o universo do Futebol Americano, Um Domingo Qualquer e seu maravilhoso elenco nos mostram os bastidores intensos desse esporte multimilionário. A direção é do craque Oliver Stone.

Não deixe de assistir:

 

Duelo de Titãs

24 anos atrás chegava aos cinemas um filme emocionante, ambientado no início da década de 70, onde um treinador chega para comandar um time de futebol americano de um colégio e precisa lidar com o preconceito racial entre os jogadores.

 

O Invencível

Disponível no catálogo da Disney Plus, O Invencível conta a incrível história, baseada em fatos reais, de Vince Papale, um homem que trabalhava como professor e barman já na casa dos 30 anos e consegue uma oportunidade na liga de futebol americano mais famosa do mundo após uma seletiva de um dos maiores times desse esporte.

 

Um Homem Entre Gigantes

Ao longo dos 123 minutos de projeção, vamos acompanhando um médico nigeriano chamado Bennet Omalu (Will Smith) que mora nos Estados Unidos faz anos, e que após um exame em um ex-jogador de futebol americano, descobre a encefalopatia traumática crônica (ETC) que, segundo os estudos realizados, muitos jogadores de futebol americano já tiveram, tem ou terão. Tentando alertar outros jogadores e a toda uma sociedade que idolatra o esporte, o médico, com a ajuda de outros profissionais que acreditam nesses estudos, resolve publicar um artigo em uma prestigiada revista científica. Assim, compra uma briga com uma potência de instituição esportiva, a NFL. Com a ajuda de sua recente esposa e dos amigos que acreditam em seu trabalho, Bennet lutará por tudo aquilo que acredita.

 

A Luta de Steve

Nesse belíssimo documentário, somos apresentados ao personagem título, Steve Gleason, que aos 34 anos de idade e já aposentado de sua profissional de atleta de futebol americano do querido time New Orleans Saints, é diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica, uma doença neuro degenerativa. Os médicos a princípio lhe deram poucos anos de vida, pois essa doença terrível vai tirando os movimentos do corpo aos poucos além de graves outros problemas pelo organismo. Dias após saber de sua doença, Steve descobre que vai ser pai e tem a ideia de fazer uma série de vídeos para seu filho além de criar uma grande iniciativa para tentar ajudar a outras pessoas com a mesma doença. Uma grande lição de vida. Não temos como não definir dessa maneira esse lindo documentário.

 

Paterno

Na trama, conhecemos o veterano e super vencedor treinador da equipe de Futebol Americano da Universidade de Penn State Joe Paterno (Al Pacino), um homem adorado por toda sua comunidade que viu seu legado desmoronar quando denúncias sobre um assédio sexual a jovens jogadores da equipe, feita por um dos integrantes de sua equipe, levaram o aclamado coach a um mar de pressão culminando em sua demissão.

 

Time do Coração

Na trama, conhecemos o treinador principal do New Orleans Saints Sean Peyton que após conquistar o Super Bowl (o grande objetivo de todos os times do futebol americano) é pego em um escândalo que coloca em xeque sua carreira e toda sua reputação. Suspenso pela Liga, resolve estreitar laços com seu filho que mora com a ex-mulher dele e assim acaba tendo a chance de treinar uma equipe juvenil de ligas infantis da qual seu filho faz parte. Sem saber direito como se reaproximar do filho, já que o menino é muito magoado com ele, o futebol americano acaba sendo um elo que dá essa oportunidade a ele.

 

American Underdog

Na trama, conhecemos Kurt Warner (Zachary Levi) um jovem que sonha em ser um jogador de futebol americano. Ele, desde os tempos da faculdade, se destacou como um preciso lançador (ou melhor dizendo: quarterback), a posição mais importante dentro desse jogo que mexe com milhões de pessoas (não só nos Estados Unidos). Um dia conhece Brenda (Anna Paquin), uma ex-militar, mãe solteira de duas crianças, por quem logo se apaixona. O casal precisará enfrentar e superar todas as dificuldades não só de um relacionamento mas também das frustrações que a vida coloca no caminho deles.

 

Jerry Maguire – A Grande Virada

Na trama, conhecemos Jerry Maguire (Tom Cruise), um badalado empresário de esportistas que vai do céu ao inferno quando, no auge da carreira, é demitido da empresa onde trabalha. Buscando um recomeço no mercado competitivo que está, vai em busca de firmar parceria com um jogador de futebol americano chamado Rod (Cuba Gooding Jr.) que é puro coração. Nessa jornada, Jerry contará com a ajuda da ex-secretária Dorothy (Renée Zellweger) com quem viverá um grande amor.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS