sexta-feira, maio 24, 2024

10 Filmes Bizarros de Terror que Passavam nas Tardes do SBT – no Cinema em Casa nos anos 90!

Hoje, as crianças e adolescentes possuem os mais variados streamings para começar a pegar gosto pelos filmes e expandir suas pequenas mentes com as histórias mais incríveis possíveis. E quanto à geração que cresceu nos anos 80 e 90? Bem, elas possuíam as TVs abertas brasileiras, em especial a rede Globo (a número 1 de audiência) e o SBT (a número 2). A briga por audiência destes dois canais já rendeu vídeos bem divertidos na internet, é só buscar sobre o assunto.

O mais legal é que nessa briga era o público que ganhava, pois certos filmes só passavam em um destes canais, e vice versa. E como continua sendo até hoje, o canal do “homem do baú” sempre foi o mais sem noção de todos. Por exemplo, apenas o SBT era capaz de exibir filmes de terror barra-pesada no Cinema em Casa, programa que correspondia à Sessão da Tarde da Globo. Neste tipo de sessão diurna é mais indicado exibir comédias ou filmes de ação. Mas quem disse que o ícone Silvio Santos ligou alguma vez para isso?

A verdade é que o Cinema em Casa começou como uma sessão noturna no dia 26 de agosto de 1988, uma sexta-feira. Curiosamente, este foi o mesmo ano de estreia da Tela Quente, que viraria um horário nobre, nas segundas-feiras, para a exibição de filmes inéditos na rede Globo. E se a Globo tinha as noites de segunda-feira, o SBT como sempre não perdia tempo e tratava de pegar para si as noites de sexta.

Mas o que começou como uma sessão noturna, logo em 1991, no dia 19 de agosto para ser mais exato, se tornaria uma sessão diária diurna, visando concorrer com outro programa de filmes da Globo, a Sessão da Tarde. A principal diferença, é claro, era a total falta de noção do SBT, exibindo alguns dos filmes que traumatizaram toda uma geração, bem debaixo dos narizes de nossos pais. Era chegar da escola, ligar a TV e se preparar para se horrorizar. Confira abaixo alguns dos filmes mais marcantes exibidos no horário nos anos 90.

A Fortaleza

Muitos que cresceram nos anos 80 e 90 certamente lembram de ‘A Fortaleza’, por mais que não lembrassem que o título era esse. Porém, o filme baseado em uma assustadora história real, sobre quatro bandidos sequestrando uma professora e seus alunos, que é muito associado ao SBT, estreou primeiro na Globo, na Tela Quente – sendo um dos primeiros filmes a serem exibidos na sessão, ainda em 1988. O mais curioso é que nas chamadas, o SBT tentava fazer parecer que era filme de aventura divertido – no estilo ‘Goonies’.

A Coisa

Outro que deixou muita criança da época sem dormir foi ‘A Coisa’, uma crítica ao consumismo e ao capitalismo desenfreado revestido de filme de terror, e falava sobre um “iogurte mortal”. É claro que o longa já havia estreado à noite no SBT, e visto pelos mais corajosos e os que tinham pais menos rígidos. Mas pouco adiantou, pois o canal trataria de reexibir o filme à tarde. Esse foi um dos que que sempre pertenceu ao SBT e é muito associado ao canal naquela época.

Bala de Prata

Outro que sempre foi muito associado ao SBT, hoje em dia o filme baseado em um conto de Stephen King sobre lobisomens é conhecido pelo título ‘A Hora do Lobisomem’ – algo comum nas traduções de filmes dos anos 80, em especial de terror, sempre utilizar “A Hora… de alguma coisa”. E este é o título pelo qual a maioria lembra do filme, porém, no SBT é claro que o longa mudaria de nome, para o mais fiel ‘Bala de Prata’ (Silver Bullet).

Não deixe de assistir:

O Rock do Dia das Bruxas

Os fãs de terror não tinham do que reclamar, pois o SBT os tratava muito bem, com alguns dos filmes mais cult e queridos da época. É o caso com este “Freddy Krueger” do rock n roll, que volta do túmulo como uma entidade sobrenatural para ajudar um adolescente tímido, que era seu maior fã, com seus atormentadores. O filme estreou à noite na emissora em sua primeira exibição na TV aberta, mas logo o SBT tratou de leva-lo também ao programa diurno.

A Hora do Pesadelo

Por falar em Freddy Krueger, ‘A Hora do Pesadelo’ é um dos filmes mais barra-pesada e sangrento dos anos 80. É claro que o SBT o exibiu em sua sessão diurna onde poderia ficar ao alcance de qualquer criança incauta da época. E se a Globo tinha a franquia ‘Sexta-Feira 13’ para chamar de sua, o SBT não ficava atrás sendo o dono de quase todos os episódios de ‘A Hora do Pesadelo’. Mais uma vez, o primeiro filme estreou na TV aberta à noite na emissora, mas chegou ao cúmulo de passar também nas tardes. Algo impensável hoje.

Alligator

Esse também marcou época e o único lugar para assistir era no SBT. Foi exibido à noite traumatizando toda uma geração, mas é claro que o homem do baú iria tirar até o último caldo desta sua aquisição, sendo assim passou também até não poder mais em programas diurnos como o Cinema em Casa. Na trama, um filhote de jacaré jogado pela privada passa a viver nos esgotos e se alimenta de animais mortos usados como experiência genética. Assim, cresce a um tamanho descomunal. A cena do aniversário na piscina ainda assola os pesadelos de uma geração inteira.

O Ataque das Formigas Gigantes

Outro que sempre esteve muito associado ao SBT para os que viveram no período, o longa é na verdade uma produção dos anos 70, e mostra formigas gigantes com a capacidade de dominar os humanos, transformadas por resíduos químicos acidentalmente caídos em uma praia. É claro que falamos de uma produção nível B, com efeitos bastante questionáveis, mas para as crianças da época era o equivalente a ‘Jurassic Park’.

Um Lobisomem Americano em Londres

Esse é mais um que só passava no SBT e marcou a emissora no período. Assim como os demais itens da lista estreou na programação noturna (dificilmente um filme estreava no Cinema em Casa à tarde – assim como na Globo dificilmente estreava na Sessão da Tarde). Já falamos sobre ‘A Hora do Lobisomem’, mas nenhum outro filme do tipo marcou tanto quanto ‘Um Lobisomem Americano em Londres’ e sua transformação – que ainda se mantém impressionante.

Colheita Maldita

Esse é outro clássico de terror da época baseado em um livro de Stephen King. O nome mais conhecido do elenco é o de Linda Hamilton, que no mesmo ano estrelaria como Sara Connor em ‘O Exterminador do Futuro’. Aqui, ela vai parar com o namorado em uma cidade abandonada, onde as crianças mataram todos os adultos e comandam as coisas em nome de uma entidade sobrenatural saída do milharal. Ou seja, coisa bem tranquila e que dá para passar à tarde.

Christine – O Carro Assassino

Não podíamos terminar de outra forma. Embora pudesse parecer, o SBT não tinha acordo de exibição dos filmes de Stephen King, mas sem dúvida passou muitos de suas adaptações. ‘Christine’ se tornou tão emblemático para a emissora que continuou no Cinema em Casa até a década passada. Afinal, um filme sobre um carrão possuído por uma entidade maligna, que começar a dominar seu dono – um adolescente que sofre bullying – tem tudo a ver com algo para crianças.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS