Os Filmes de terror geralmente são os mais lucrativos do cinema. Isso porque custam pouco para produzir (não contando com grandes nomes no elenco, locações ou efeitos) e costumam render muito – já que seu público-base são os jovens, a maior fatia pagante dos cinemas. Fazer um filme de terror deveria ser o investimento certo de qualquer estúdio. E embora todo ano tenhamos uma boa safra deles, nem todos chegam a ver a luz do dia. Até mesmo quando falamos de franquias famosas do gênero. Abaixo iremos conhecer 10 filmes promissores que foram cancelados por seus estúdios pelos mais variados motivos. Conheça.
Escape Room 3

‘Escape Room’ foi lançado em 2018 e rapidamente se tornou uma franquia em potencial bastante querida dos fãs. Também pudera, a ideia é uma espécie de ‘Jogos Mortais’ misturada com ‘Premonição’, onde um grupo de pessoas tenta sair dos infames “escape rooms”, que guardam consequências mortais. Embora os produtores da Sony não tenham confirmado oficialmente o cancelamento de um terceiro filme, alguns fatores podem ter sido decisivos para o filme não ter sido anunciado até hoje.
O primeiro deles é que a continuação arrecadou bem menos do que o original, mesmo levando em conta que foi lançada em 2021 no auge da pandemia. Segundo, a jovem Taylor Russell (a protagonista) se torna uma atriz cada vez mais badalada (tendo protagonizado ‘Até os Ossos’ e confirmada nos remakes de ‘Thomas Crown’ e ‘Mulher Solteira Procura’), o que pode fazê-la não aceitar um terceiro filme. Muitos acreditam que a terceira parte deveria ter sido criada no embalo do segundo, mas já se passaram quatro anos…
A Mulher Invisível

Depois do sucesso de ‘O Homem Invisível’ (2020), do diretor Leigh Whannell, uma sequência que seria intitulada ‘A Mulher Invisível’ começou a ser desenvolvida pela Universal Pictures. A protagonista Elisabeth Moss estava bastante empolgada em retornar a tal universo, confirmando sua participação no longa. Porém, com os anos passando e o fracasso de ‘Lobisomem’, o novo filme do diretor lançado esse ano, o próprio revelou durante a estreia do longa citado que seu projeto para ‘A Mulher Invisível’ estava “morto”.
Ele seguiu para revelar que o estúdio poderia sim vir a fazer uma sequência, mas que não teria envolvimento dele. É dito também que a atriz e diretora Elizabeth Banks estava desenvolvendo uma versão de ‘A Mulher Invisível’ e a Universal pode usar esta ideia para ser a continuação – que talvez seja uma ideia totalmente nova, sem Moss no elenco. Veremos.
Jogos Mortais XI

Esse aqui pode ser uma surpresa para muitos, ainda mais levando em conta que o filme ainda consta em muitos calendários de lançamento para este ano de 2025 – depois de ter sido adiado de 2024. Acontece que o objetivo é pegar carona no hype do sucesso de Jogos Mortais X, um dos mais elogiados da franquia – lançado em 2023.
Porém, segundo relatos estaria rolando uma briga de bastidores entre produtores, que não conseguem decidir sobre qual caminho a franquia deve seguir. Jornalistas do meio afirmam que o projeto foi cancelado. Também precisamos levar em conta que o protagonista Tobin Bell já passou dos 80 anos de idade, então mais um filme precisaria sair o mais rápido possível do papel.
Crossover entre ‘Sobrenatural’ e ‘A Entidade’

Essa é uma das ideias mais insanas para um filme de terror, mas que poderia dar certo. Acontece que as franquias de assombrações ‘Sobrenatural’ e ‘A Entidade’ possuem o mesmo estúdio e seus produtores estavam tentando encontrar um jeito de que as duas habitassem o mesmo filme. ‘Sobrenatural’ é a mais bem-sucedida das duas e já possui cinco filmes.
É sabido também que as continuações de ‘Sobrenatural‘ foram ficando cada vez mais fracas, com o último chegando em 2023, dirigida pelo ator Patrick Wilson. Já ‘A Entidade’ foi um filme elogiado de 2012, que contou com a presença de Ethan Hawke no elenco. Porém, sua continuação ficou estacionada lá em 2015, sem nada de concreto há 10 anos. Agora imagine como seria a briga das entidades feiosas de outra dimensão?
Remake de ‘Aracnofobia’

Sucesso de 1990 que marcou época, ‘Aracnofobia’ fez todos aumentarem seus medos de aranha. Um remake para o longa foi anunciado em 2022 – que teria James Wan e o diretor do original Frank Marshall como produtores. Para comandar a obra estava vinculado Christopher Landon (‘A Morte te dá Parabéns’). Porém, durante a divulgação de seu mais recente filme ‘Drop: Ameaça Anônima’, Landon revelou que havia deixado o projeto.
O cineasta também revelou que sua versão do roteiro traria de volta o exterminador de insetos Delbert McClintock (papel de John Goodman) e que seria mais voltado ao “Body Horror”. Talvez isso tenha deixado o estúdio preocupado. Landon revelou que o estúdio talvez vá em frente com o remake, mas não terá ligação alguma com o projeto.
Planet of the Dead

‘Planet of the Dead’ seria a continuação de ‘Army of the Dead’, superprodução da Netflix dirigida por Zack Snyder. Muitos devem lembrar que na época Snyder planejava todo um universo cinematográfico focado em seus zumbis e nos personagens que os combatiam. A notícia do retorno Snyder iria retornar ao mundo dos mortos-vivos foi recebida com entusiasmo, já que o primeiro filme do diretor (e um de seus mais elogiados) é ‘Madrugada dos Mortos’, então foi um retorno às origens.
Porém, o longa não foi recebido com a melhor das avaliações, nem pelos críticos e nem pelo público. Assim, tudo o que recebeu foi uma espécie de derivado, com ‘Exército de Ladrões’, no final do mesmo ano. E bem, esse derivado foi totalmente ignorado. Assim, os planos para a continuação e uma série animada foram varridos para debaixo do tapete. Junte a isso a má recepção do filme que Snyder fez a seguir, a saga ‘Rebel Moon’.
Pequena Loja de Horrores

Você certamente já ouviu esse título. Tudo começou na forma de um filme B lançado em 1960 dirigido pelo mestre do gênero, o saudoso Roger Corman. Foi ele quem bolou a ideia de uma planta carnívora gigante e falante, que se alimenta de humanos, nessa comédia de humor ácido. A ideia cult ganharia os palcos da Broadway na forma de um musical, e nos anos 80, esse musical viraria filme – com a participação de atores como Rick Moranis, Steve Martin e Bill Murray.
Há algum tempo um novo ‘Pequena Loja de Horrores’ vinha sendo anunciado, com Scarlett Johansson, Chris Evans e Taron Egerton no elenco. O que seria uma versão bem grandiosa da história. Porém, o projeto ficou estacionado por um longo tempo e terminou por sumir das fichas de produções vindouras do trio, muito provavelmente tendo sido cancelado.
Você é o Próximo 2

Você já ouviu falar em ‘Você é o Próximo’? Bem, se você é um fã de terror, deveria. Isso porque o filme fez um enorme sucesso entre os amantes do cinema alternativo e independente, com sua premissa básica, mas muito eficiente. De fato, o longa sequer chegou a ser lançado nos cinemas do Brasil, chegando direto em vídeo em 2013. A fórmula lembra bastante a de ‘Casamento Sangrento’, filme de 2019 que se tornou mais popular e inclusive vai ganhar sequência.
Em ambos os filmes temos uma jovem indo conhecer a família de seu companheiro e se deparando com um verdadeiro massacre, no qual ela tem que se mostrar forte e tomar o controle da situação, se mostrando uma verdadeira personagem badass. Assim, os produtores tinham vontade de trazer a heroína Erin (Sharni Vinson) para mais um round contra novos assassinos, mas a verdade é que já se passou mais de 10 anos para termos a continuação de um filme cult, que nem todo mundo conhece.
Atividade Paranormal 8

E se muita gente pode não conhecer ‘Você é o Próximo’, certamente todos conhecem a franquia ‘Atividade Paranormal’, mesmo que você não seja particularmente fã do gênero. Acontece que o primeiro filme deu o que falar em um festival e até Steven Spielberg virou porta-voz do terror de baixo orçamento sobre uma casa assombrada, com apenas dois personagens basicamente e todo criado no estilo found footage. O longa original participou de festivais ainda em 2007, mas demoraria dois anos para ser descoberto pelo grande público.
Depois disso vieram nada menos que seis continuações. E é claro que uma franquia tão lucrativa não pode ficar morta por muito tempo, assim alguns produtores já estavam coçando as mãos para tirar do papel um eventual ‘Atividade Paranormal 8’. Mas quando nem o chefe do estúdio acha que isso é uma boa ideia. Foi o que Jason Blum, o dono da Blumhouse, disse. Segundo o próprio: “a franquia está morta, deixem ela descansar”.
Cães de Caça 2

Aqui voltamos para o terreno do cinema cult B de terror. Você pode nunca ter ouvido falar de ‘Cães de Caça’ (2002). Mas as chances são maiores de você ter ouvido falar de ‘Abismo do Medo’ (2005), um dos filmes mais elogiados do gênero. Acontece que a ligação entre os dois é o diretor Neil Marshall. ‘Cães de Caça’ foi o primeiro longa da carreira do cineasta, um filme de lobisomens diferente, repleto de ação e efeitos práticos à moda antiga. A história mostra um grupo de militares altamente treinados, em uma missão de rotina numa pequena cidade.
No local, eles se deparam com um mal inimaginável, uma matilha de lobisomens prontos para devorá-los. O longa virou cult entre os aficionados pelo gênero. O diretor começou a cogitar a possibilidade de uma continuação, e começou a instigar os fãs nesse sentido. O problema é que mais de vinte anos se passaram sem que Marshall conseguisse o sinal verde. O próprio agora fala em uma espécie de sequência espiritual para o filme.
