sábado, abril 27, 2024

10 Filmes e Séries Para Entender o Enredo Campeão do Carnaval do Rio 2023

É findo o Carnaval 2023. Após dois anos de muita espera pela verdadeira retomada da folia, a festa foi grande, e os desfiles na Marquês de Sapucaí entregaram o deslumbre que se esperava depois de tanto tempo longe. Com o enredo inspirado nos cordéis ‘A Chegada de Lampião no Inferno’ e ‘O Grande Debate que Teve Lampião com São Pedro’, de José Pacheco, o carnavalesco Leandro Vieira levou a cultura nordestina do Cordel e a história de Lampião para a avenida. Para quem ficou curioso em conhecer mais desse universo, separamos aqui 10 filmes e séries para você se aprofundar mais no tema. Confira!

10 – ‘O Shaolin do Sertão’ – Netflix

Edmilson Filho já se tornou um grande representante do humor e do Nordeste. O longa conta a história de um rapaz que, no sertão dos anos 1980, é obcecado por filmes de artes marciais.

9 – ‘Cinema, Aspirinas e Urubus’ – Reserva Imovision

Sertão, 1942. Conta a história de dois homens de mundos diferentes que acabam se encontrando no meio da caatinga: um alemão vindo da guerra e vendedor de aspirinas e um homem humilde morador local.

8 – ‘A Luneta do Tempo’ – Canal Brasil

Com o próprio Alceu Valença no elenco, o longa conta a história de Lampião e Maria Bonita pelo interior de Pernambuco enquanto enfrentam a polícia local.

Não deixe de assistir:

7 – ‘O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro’ – Globoplay

O longa, de 1969, conta a história de Antônio das Mortes, um antigo matador de cangaceiros contratado por um coronel para matar um beato agitador. Com Othon Bastos e Odete Lara no elenco.

6 – ‘Deus e o Diabo na Terra do Sol’ – Globoplay

Um dos maiores clássicos do cinema brasileiro. Passado no sertão, conta a história de um vaqueiro que se revolta contra a exploração de um coronel e acidentalmente acaba matando-o, sendo, então, perseguido posteriormente. O filme foi recentemente remasterizado em 4K.

5 – ‘Entre Irmãs’ – Globoplay

Filme que foi exibido no formato de série na tv aberta. Conta a história de duas irmãs que vivem no interior de Pernambuco cujas vidas mudam por completo quando o bando do cangaceiro Carcará passa pela casa delas, separando-as.

4 – ‘O Cangaceiro do Futuro’ – Netflix

Atualizando o tema do cangaço, Edmilson Filho estrela esta série de comédia em que interpreta um homem que, depois de bater a cabeça, volta a 1927 e descobre que é um cangaceiro procurado pelas redondezas.

3 – ‘Bacurau’ – Globoplay

Grande queridinho do público, o filme de 2019 atualiza o tema do cangaço e do sertão trazendo-o para o tempo contemporâneo, mas sem esquecer suas raízes: em determinado ponto os personagens visitam o museu do cangaço.

2 – ‘Vidas Secas’ – Globoplay

Um dos maiores clássicos da literatura brasileira eventualmente se transformou em filme, e também se tornou um dos maiores clássicos do cinema nacional. O filme, de Nelson Pereira dos Santos, foi gravado em preto e branco e completa sessenta anos este ano. O cachorro Baleia, que é da história, apareceu na comissão de frente da Imperatriz Leopoldinense.

1 – ‘O Auto da Compadecida’ – Globoplay

O filme, lançado quase na mesma época do último título da Imperatriz Leopoldinense, é um clássico do escritor Ariano Suassuna e principal representante do movimento Armorial. Esta comédia é estrelada brilhantemente por Selton Mello e Matheus Nachtergaele – que desfilou na escola campeã este ano.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS