Outubro finalmente começou – e, com ele, se inicia a época mais mística do ano.
E, como é de praxe, também iremos dar o primeiro pontapé em nossas recomendações de filmes de terror e suspense para que vocês possam aproveitar o mês da menor maneira possível.
Com o aumento exponencial das plataformas de streaming, os serviços tiveram de apostar fichas em catálogos que chamassem a atenção do público. Recentemente, a HBO Max despontou como uma dessas plataformas com conteúdo que merece ser conferido e, depois de vasculhar pelos vários temas, encontramos títulos dos gêneros em questão que merecem nossa atenção.
Confira abaixo as nossas escolhas e conte para nós qual o seu favorito:
HISTÓRIAS ASSUSTADORAS PARA CONTAR NO ESCURO (2019)
Direção: André Øvredal
Uma das mais recentes produções de terror a conquistar o público e a crítica foi ‘Histórias Assustadoras para Contar no Escuro’. Estrelado por nomes como Zoe Colletti, Michael Garza e Gabriel Rush, a narrativa parte da genial mente de Guillermo del Toro e nos transporta para a pequena cidade de Mill Valley, assombrada há décadas pelos mistérios envolvendo o casarão da família Bellows. Depois que grupo de adolescentes encontra um diário escrito na década de 1960 e começa a investigar o passado da jovem Sarah Bellows, percebem que as histórias começam a ganhar vida.
GREMLINS (1984)
Direção: Joe Dante
Um dos mais clássicos e imperdíveis filmes de terror de todos os tempos não poderia ficar de fora da nossa lista. Em ‘Gremlins’, um inventor que está à procura de um presente especial para seu filho encontra algo interessante em uma loja em Chinatown. O lojista fica relutante em lhe vender a pequena criatura, mas acaba aceitando, sob a condição de que ela nunca seja exposta à luz, água ou alimentada após a meia-noite. Naturalmente que todas essas regras são desobedecidas, o que resulta em um bando de monstrinhos descontrolados que decidem destruir a cidade bem na véspera do Natal.
EFEITO BORBOLETA (2004)
Direção: Eric Bress, J. Mackye Gruber
Evan é um jovem que luta para esquecer fatos de sua infância. Para tanto ele decide realizar uma regressão onde volta também fisicamente ao seu corpo de criança, tendo condições de alterar seu próprio passado. Porém, ao tentar consertar seus antigos problemas ele termina por criar novos, já que toda mudança que realiza gera consequências em seu futuro.
QUANDO AS LUZES SE APAGAM (2016)
Direção: David F. Sandberg
Antes de encabeçar os elogiados ‘Annabelle 2: A Criação do Mal’ e ‘Shazam!’, David F. Sandberg fez uma sólida estreia diretorial com o ótimo ‘Quando as Luzes se Apagam’. Baseado no premiado curta-metragem que dirigira alguns anos antes, a história é centrada em Rebecca, uma jovem que teve uma problemática e traumatizante infância e que percebe que seus medos de quando era criança são mais reais do que imagina – e ameaçam a vida da mãe e do irmão mais novo.
O HOMEM SEM SOMBRA (2000)
Direção: Paul Verhoeven
O ILUMINADO (1980)
Direção: Stanley Kubrick
POLTERGEIST – O FENÔMENO (1982)
Direção: Tobe Hooper
Considerado por inúmeros especialistas como um dos filmes mais assustadores de todos os tempos, ‘Poltergeist – O Fenômeno’ aterrorizou espectadores ao redor do mundo à época de seu lançamento na década de 1980 e se tornou um clássico instantâneo. Com roteiro co-assinado pelo lendário Steven Spielberg, a história acompanha uma família suburbana cuja casa é invadida por espíritos malignos que sequestraram sua filha.
SEXTA-FEIRA 13 (1980)
Direção: Sean S. Cunningham
A MORTE DO DEMÔNIO (1981)
Direção: Sam Raimi
Um dos longas-metragens mais icônicos do gênero terror parte da incrível mente de Sam Raimi, que se tornaria um dos diretores mais indecifráveis do cenário cinematográfico. O enredo é centrado em Ashley e em um grupo de amigos que vão para uma casa na floresta para uma noite de diversão. Lá, encontram um velho livro que, quando lido em voz alta, desperta a morte. Os amigos acabam libertando uma corrente de demônios e agora terão que lutar por suas vidas ou acabarão como um deles.
OS FANTASMAS SE DIVERTEM (1988)
Direção: Tim Burton
BÔNUS: O QUE TERÁ ACONTECIDO A BABY JANE? (1962)
Direção: Robert Aldrich
‘O Que Terá Acontecido a Baby Jane?’ pode não ser um filme de terror como esperaríamos encontrar numa lista como essa, mas é considerado um dos melhores suspenses de todos os tempos. Com direção de Robert Aldrich e conhecido por ser a primeira e única colaboração das divas Joan Crawford e Bette Davis, a produção acompanha Jane Hudson, uma artista que, quando criança, ficou famosa e conhecida como Baby Jane. Depois de um acidente, ela caiu no ostracismo e, já adulta, vive trancafiada na casa que divide com sua irmã Blanche. Destinada a voltar aos palcos, a atriz vai tentar retomar o personagem que a fez famosa – nem que para isso precise passar por cima de algumas pessoas bem próximas.