Um dos pontos essenciais na caracterização de um artista de cinema gira em torno da maquiagem pois tem ligação direta com a composição de cada personagem. Muitas vezes realizadas por excepcionais profissionais que não ganham tanto reconhecimento, as maquiagens chamam muito nossa atenção em vários filmes. Pensando em alguns desses, segue abaixo uma lista com 10 filmes onde a maquiagem ganhou destaque!
Na trama, acompanhamos Daniel (Robin Williams), morador de São Francisco, na Califórnia, um ator com enorme coração mas sem emprego fixo, imaturo, também um pai que não consegue viver longe dos filhos após um doloroso divórcio. Sem saber o que fazer e já na linha do desespero, tem a inusitada ideia de se vestir de governanta mais velha e assim se candidatar a vaga de babá na casa da mãe dos filhos. Uma série de situações loucas acontecem e o protagonista passa por mirabolantes situações para manter o seu disfarce.
Pobres Criaturas
Na trama, conhecemos Bella Baxter (Emma Stone), uma jovem que ganhou uma segunda chance na vida após ser salva da morte pelo Dr. Godwin Baxter (Willem Dafoe), um excêntrico cientista famoso por experiências bizarras. Buscando reaprender valores e o básico da vida, Bella logo se abraça a necessidade do livre-arbítrio embarcando assim em uma enorme aventura quando foge com um duvidoso advogado chamado Duncan Wedderburn (Mark Ruffalo).
Muito antes de sermos surpreendidos por disputas entre casas que comandam reinos, no tremendo sucesso Game of Thrones, algo parecido já havia sido criado, só que bem longe do universo medieval e sim pelas galáxias. Duna é uma aclamada obra da literatura escrita por Frank Herbert, inclusive sendo considerada o livro de ficção científica mais vendido de todos os tempos. Ganhou uma adaptação na década de 80 pelas mãos do cineasta David Lynch, e, uma nova agora, bem recente, no ano de 2021, assinada pelo canadense Denis Villeneuve. Sobre essa última, em meio a toda a complicação que é explicar uma obra tão complexa, se perde nos primeiros arcos mas aos poucos vai ganhando o selo de épico não só pelas sequências eletrizantes de ação e aventura mas também pela excelente composição do drama, principalmente no recorte complicado nessa saga de mãe e filho.
Dirigida pelo grande cineasta Peter Bogdanovich (de Lua de Papel) e ao longo de mais de duas horas de projeção vamos conhecendo a história de um jovem super inteligente que sofre de um raro problema na face e assim precisa lutar contra a discriminação em um mundo tão preconceituoso ao lado de sua mãe. Cher venceu o prêmio de Melhor atriz em Cannes por esse filme.
Um clássico da famosa sessão da tarde! Hoje, disponível no catálogo da Max, Os Fantasmas se Divertem ou mesmo Beetlejuice, o filme conta a história carismática de um casal que após morrerem viram fantasmas dentro de sua própria casa. Quando uma nova família chega no lugar o conflito acontece. O filme custou 15 milhões de dólares e faturou 5 vezes esse valor.
Baseado na história em quadrinhos criada pelo cartunista norte-americano Chester Gould, Dick Tracy nos leva até uma cidade tomada pelo crime onde um detetive entrará em diversos conflitos amorosos e contra os criminosos. Ao lado de Al Pacino, Dustin Hoffman e Warren Beatty, Madonna faz parte desse elenco estelar. Madonna recebeu um dos seus menores cachês em Hollywood, apenas 35 mil dólares.
Dirigido pelo cineasta Ali Abbasi, em Border conhecemos uma policial da alfândega com o dom de identificar emoções humanas, fato que a ajuda muito em seu trabalho. Mas tudo fica bem confuso quando um viajante misterioso parece no seu destino.
Na trama, um ingênuo jovem com mãos de tesoura, criado por um inventor, mora sozinho num lugar isolado. Certo dia é encontrado por uma vendedora e precisará lidar com todos novos rostos que encontra.
Baseado no livro Frida: A Biography of Frida Kahlo, de Hayden Herrera, Frida nos leva, desde a adolescência, até a história da pintora mexicana Frida Kahlo. O filme foi indicado para cinco Oscars, vencendo nas categorias de Melhor Trilha Sonora e Melhor Maquiagem.
Piaf – Um Hino ao Amor
Filme que tornou a atriz francesa Marion Cotillard conhecida mundialmente, Piaf – Um Hino ao Amor nos mostra momentos importantes da vida e trajetória da cantora parisiense Édith Piaf.