O termo ‘cult’ tem algumas interpretações quando pensamos em cinema. Geralmente é ligado à filmes que estão fora dos grandes circuitos de exibição, as vezes de baixo orçamento, de vários países pelo planeta. Pensando nesse recorte, resolvemos criar uma lista bem bacana com 10 filmes para você que curte projetos cults:
Röckët Stähr’s Death of a Rockstar
Na trama, vemos o início de uma nova revolução no mundo. Estamos no ano de 2164 e movimento rock and roll não existe e ainda é calado por autoridades de personalidades duvidosas. Mas um excêntrico cientista imerso em suas ideias e loucuras resolve criar um rockstar clonado para fazer uma enorme turnê global e assim buscar resgatar a voz individual de cada um de nós. Mas nem todo o plano feito com boas intenções acaba dando 100% certo e obstáculos vão aparecer nessa jornada.
Invadindo Bergman
Se tudo é imperfeito nesse mundo imperfeito, então o amor é perfeito em sua imperfeição. Dirigido pela dupla de cineastas suecos Jane Magnusson e Hynek Pallas, Trespassing Bergman é uma grande viagem ao mundo peculiar de um dos maiores cineastas da história do cinema, Ingmar Bergman. Ao longo de quase duas horas de filme somos testemunhas de relatos profundos, emocionantes, de grandes diretores e atores mundialmente conhecidos sobre todo o legado do saudoso mestre. Tomas Alfredson, Woody Allen, Wes Anderson, Harriet Andersson (uma das musas de Bergman), Francis Ford Coppola, Wes Craven, Robert De Niro, Michael Haneke, Claire Denis, Martin Scorsese e Ang Lee são alguns dos nomes que aparecem nesse belo trabalho.
O Outro Lado da Esperança
Na trama, bastante peculiar e intimista, conhecemos um senhor de idade quase avançada que troca de ramo profissional e resolve ser dono de um restaurante na Finlândia. Além dessa mudança profissional, o cinquentão Wikhström (Sakari Kuosmanen) abandona a esposa e parte rumo ao desconhecido. Ao mesmo tempo, e na mesma cidade, Khaled (Sherwan Haji), um jovem refugiado Sírio acaba tendo seu visto vetado ao chegar na capital finlandesa. Esses dois universos se encontram por acaso e Wikhström resolve ajudar Khaled em sua jornada.
Eden
Na trama, conhecemos um grupo de jovens que gostam de se reunir para festas que varam à noite em uma França exposta no início dos anos 90. Ao longo da trama, um dos personagens se torna o protagonista, Paul Vallée (Félix de Givry), um estudante de literatura que abandona tudo para se dedicar integralmente ao universo das festas. Assim, vamos acompanhando todos os bastidores do cenário jovem parisiense.
Mãos Sujas
Na trama, acompanhamos a história de dois rapazes de origem humilde que moram em um lugar de bastante pobreza e com poucas oportunidades. Assim, entram rapidamente no mundo do contrabando de drogas pelas águas turbulentas de uma cidade colombiana dominada pelo narcotráfico. Em uma dessas missões, seus valores mudarão, quando precisam correr desesperadamente atrás de uma mercadoria roubada.
Circles (Krugovi)
Logo no começo do filme, somos apresentados a Marko (Vuk Kostic), um soldado de bem com a vida que é muito feliz ao lado de sua namorada e adora jogar xadrez com seu amigo estudante de medicina Nebojsa (Nebojsa Glogovac). Certo dia, heroicamente, salva um pacato comerciante estrangeiro chamado Haris (Leon Lucev) do prepotente e irracional linchamento por outros soldados, comandados pelo temido Todor (Boris Isakovic). Logo após, sem sabermos as consequências deste ato, a fita dá um pulo temporal de 12 anos e somos apresentados a todos que estavam perto ou fizeram parte deste acontecimento com Marko. Assim, vamos acompanhando as surpresas, culpas, frustração, desejo de vingança e terríveis coincidências que acompanham esses personagens.
Between Two Dawns
Na trama, conhecemos Kadir (Mucahit Kocak), um jovem empresário que trabalha nos negócios da família desde que terminou seus estudos, uma fábrica inclusa na indústria têxtil. Tudo ia bem na vida do personagem, inclusive está mega apaixonado pela futura noiva, até que em um dia, durante uma rodada de negócios via Skype, algo acontece na fábrica. Um grave acidente com um dos funcionários leva a família a tomar atitudes que entram em conflito com o que Kadir pensa, principalmente sobre a questão humana e moral. Assim, vamos acompanhando as horas seguintes na nova trajetória de vida que o destino colocou na frente do protagonista.
Giraffe
Na trama, acompanhamos Dara (Lisa Loven Kongsli) uma pesquisadora voltada à área de antropologia cultural e social que parece registrar um estudo sobre habitantes de uma cidadezinha na Dinamarca (parece ser uma ilha) que terão suas casas demolidas (e assim memórias perdidas) para a construção de inovador túnel que ligará o país até a Alemanha. Se estabelecendo no lugar durante o período da pesquisa, acaba conhecendo o jovem polonês Lucek (Jakub Gierszal) com quem tem um affair.
Danger! Danger!
Na trama, conhecemos Jonathan Danger (Benedict Mazurek) um homem que cai em um lugar distante, a 32 km da costa da África, em meados da década de 80 disposto a achar um templo, que inclusive o caminho está tatuado um mapa no seu peito. Só que ele não é o único atrás desse lugar e assim acaba se metendo em enormes confusões contra soviéticos nervosos mas contando com a ajuda de dois irmãos. É uma aventura com pitadas de Indiana Jones com conceitos de viagem no tempo costurados em uma conjuntura de modificações políticas.
Juventude
Na trama, conhecemos Deka (Amina Mohamed Ali), Asma (Tousmo Mouhoumed Mohamed) e Hibo (Bilan Samir Moubus) três jovens que ficam muito amigas no último ano do colégio e buscam no companheirismo de uma com a outra força e opiniões sobre acontecimentos presentes e sobre o futuro. De classes sociais completamente diferentes, vivendo na mesma cidade mas com um cotidiano nada igual, em comum, refletem sobre saírem do país onde nasceram para estudar fora.