terça-feira, abril 16, 2024

10 filmes que nos fazem refletir sobre EDUCAÇÃO

A educação é (ou deveria ser, em alguns casos) um dos grandes pilares de uma sociedade desenvolvida, uma prática social importante no desenvolvimento humano. O assunto é muito amplo. Podemos enxergar a educação de diversas formas além de ter inúmeros caminhos para se chegar as reflexões sobre ela, entre outros pontos, no amplo aprendizado de como tudo ao nosso redor acaba influenciando nosso caráter e nossas escolhas. Seja em família, no colégio, no refletir sobre a sociedade ao seu redor, aprendemos um pouco sempre. Para tentar ampliar esse debate, separamos, para você leitor que se interessa pelo tema, 10 filmes que nos fazem refletir sobre educação:

 

Cabeça de Nêgo

As realidades de um Brasil. No final do ano passado, depois de uma carreira em festivais de cinema no Brasil e em outros países, chegou ao circuito exibidor um dos filmes mais impactantes do cinema brasileiro dos últimos anos, Cabeça de Nêgo. Discutindo e fazendo refletindo sobre o preconceito, o racismo e muito sobre o precário sistema de educação pública do nosso país, o longa-metragem dirigido por Déo Cardoso é um soco no estômago que escancara a realidade vivida por muitos em um país sem oportunidades e preso a interesses. Disponível no catálogo da Globoplay.

 

Pais

Disponível no catálogo da Apple Tv +, o documentário Pais é uma jornada curta mas bastante objetiva ao redor de alguns dos principais momentos na vida de um pai em diversos lugares do mundo. Desde a aceitação até o dolorosos momentos, somos jogados ao universos de alguns pais e entendendo um pouco do cotidiano e suas dinâmicas em busca de uma boa educação e formação de seus filhos. No filme vemos depoimentos de pessoas não conhecida e algumas bem famosas, como Will Smith, Judd Apatow e Jimmy Fallon. O projeto é dirigido pela atriz e diretora Bryce Dallas Howard que inclusive conta com o depoimento de seu pai, o cineasta Ron Howard.

Não deixe de assistir:

 

O Melhor Professor da Minha Vida

A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida. Esse ótimo drama francês O Melhor Professor da Minha Vida fortifica as inúmeras discussões sobre a educação e a relação entre mestres e alunos. Protagonizado pelo sempre competente ator francês Denis Podalydès, esse projeto traz um olhar interessante também sobre as pessoas que encontramos em nosso caminho e que podem mudar para sempre nossa trajetória de vida.

 

Dentro de Casa

Baseado na obra de Juan Mayorga, Dentro de Casa, é uma fita inteligente com uma visão privilegiado sobre a vida alheia. Com uma introdução pedagógica, o espectador é levado a uma história muito próxima, como se olhasse pelo buraco da fechadura, que vai de críticas sociais até reflexões de grandes autores como Tchekhov, Dickens e Flaubert. O grande achado do roteiro é elevar a qualidade da discussão em busca de um conflito para alimentar sua história, partindo do princípio que uma vida sem história na vale de nada.

 

Capitão Fantástico

Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe. Escrito e dirigido pelo pouco conhecido ator e também cineasta Matt Ross, Capitão Fantástico é um daqueles filmes que deixam nosso coração na boca, faz nosso raciocínio brilhar e mexe intensamente com nosso modo de ver e viver tudo que aprendemos até hoje em nossas vidas. Exibido no Festival do Rio anos atrás e com uma atuação brilhante do grande ator nova iorquino Viggo Mortensen, o longa-metragem de objetivos 118 minutos é, sem dúvidas, é um baita filme!

 

Viver é Fácil Com os Olhos Fechados

Dirigido pelo espanhol David Trueba e passado na década de 60, Viver é Fácil Com os Olhos Fechados conta a história de um inspirador professor, que usa as músicas dos Beatles para ensinar inglês em um colégio religioso espanhol, que parte em uma viagem inusitada com o objetivo de conhecer seu grande ídolo John Lennon que está filmando em uma região isolada na Espanha. No meio dessa jornada, acaba encontrando pelo caminho uma jovem grávida e um jovem que fugiu de casa por conta de seus diversos problemas com o pai. Assim, os três embarcam estrada à dentro em uma jornada que vai mudar a vida de todos eles.

 

O que traz Boas Novas

Ganhador de mais de 26 prêmios internacionais, chegou ao brasil anos atrás o elogiado trabalho do cineasta Philippe Falardeau, O Que Traz Boas Novas. Qual o papel do professor? Educar ou ensinar? O longa levanta essa questão básica da educação centralizado nos interessantes diálogos entre pais, educadores e alunos.  Além disso, o filme é delicado, transborda ao mesmo tempo pureza e maturidade.

 

Sociedade dos Poetas Mortos

Dirigido pelo cineasta australiano Peter Weir e com roteiro assinado por Tom Schulman, Sociedade dos Poetas Mortos possui cenas inesquecíveis. O longa-metragem, lançado no primeiro semestre do ano de 1990 aqui no Brasil, conta a história de um criativo e inspirador professor, interpretado por Robin Williams, que é contratado para dar aulas em uma escola cheia de regras e tradições no final da década de 50. Aos poucos, com seus métodos diferente do que todos encontravam na escola, consegue inspirar seus alunos a combaterem suas ansiedades e os conflitos provocados por uma sociedade conservadora.

 

Quase 18

Na adolescência tudo parece o fim do mundo, mais é apenas o começo. Escrito e dirigido pela estreante em direção de longas metragens Kelly Fremon Craig, Quase 18 é uma grande aventura na estrada sempre complicada da adolescência. Diferente de outros longas com o tema que não conseguem reunir um grupo de situações/argumentos interessantes, Quase 18 navega com muita sabedoria e honestidade nessas águas conturbadas dessa fase da vida. O elenco é de primeira, encabeçado pela jovem veterana Hailee Steinfeld e com coadjuvantes de peso como os ótimos Woody Harrelson e Kyra Sedgwick.

 

Uma Lição de Vida

A educação é uma baita escolha no caminho para você ser feliz. Com um hiato de 3 anos, chegou ao circuito de cinema no Brasil anos atrás o maravilhoso filme Uma Lição de Vida. Contando a saga de um homem em busca do simples objetivo em aprender a ler e escrever – isso aos 84 anos – o diretor britânico Justin Chadwick conseguiu reunir todos os elementos para transformar esse trabalho em algo que emociona até os corações mais duros que possam existir. A atuação de Oliver Litondo, que interpreta o protagonista Maruge, é uma das coisas mais lindas desse belo trabalho.

 

 

 

 

 

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS