quarta-feira, maio 1, 2024

10 filmes que refletem sobre a ESQUIZOFRENIA

Um dos transtornos mentais mais conhecidos mas, em alguns casos, de difícil diagnóstico, a esquizofrenia ganhou inúmeros recortes no mundo do cinema. A perda de contato com o que seria a realidade, alucinações, são alguns dos sintomas desse transtorno que atinge cerca de 21 milhões de pessoas no mundo segundo a OMS. Pensando nesse tema, resolvemos criar uma lista com 10 filmes que refletem sobre a esquizofrenia:

 

Uma Mente Brilhante

Em um dos filmes mais famosos sobre o tema, conhecemos alguns recortes na vida do matemático John Nash que durante anos, junto com sua família, luta contra a esquizofrenia. Filme vencedor de quatro Oscars.

 

Esperando Bojangles

Na trama, conhecemos Georges (Romain Duris), um contador de histórias, meio malandro, que durante uma festa que chegou de penetra acaba conhecendo a bela Camille (Virginie Efira), por quem logo se apaixona e tem um filho. O cotidiano deles é repleto de festas, contas sem pagar, vivendo em um universo de fantasia que acaba passando para seu filho. O casal tem a rotina de escutar, naquelas vitrolas antigas, em muitos desses momentos a canção Mr. Bojangles. Em certo momento, Camille começa a apresentar sinais de que não quer nem consegue acessar o cotidiano e a realidade que se apresenta.

Não deixe de assistir:

 

O Faixa Preta – A Verdadeira História de Fernando Tererê

Na trama, ambientada nos anos 90, baseada em fatos reais, conhecemos Fernando Augusto da Silva, o Tererê (Raphael Logam) nascido e criado na favela do Cantagalo no Rio de Janeiro. Desde a infância se interessa pelo universo da luta e já adolescente consegue a chance de treinar em uma academia de Jiu-Jitsu. Ele desenvolve sua técnica sempre sobre os olhos de inspiradores professores e começa a competir profissionalmente virando campeão mundial por mais de uma vez. Só que no auge da carreira, com o nome consolidado entre os melhores da história, Tererê começa a se envolver com drogas pesadas levando tudo que construiu praticamente às ruínas. Nessa época ele até vendeu sua faixa preta por 5 reais. No meio disso, ainda descobre estar com esquizofrenia, uma doença sem cura. No fundo do poço, Tererê consegue se reerguer aos poucos, com a ajuda da família e dos amigos.

 

Coringa

Na trama, ambientada na década de 80 na famosa Gotham City, conhecemos o jovem Arthur (Joaquin Phoenix), um trabalhador norte-americano que entre alguns bicos faz parte de uma empresa que seleciona palhaços para campanhas publicitárias de ruas e eventos pela cidade. Ele mora com sua mãe debilitada em um apartamento em uma zona violenta de Gotham e passa seus dias entre suas escritas para futuros stand up comedies e assistindo a um famoso programa de televisão (Talk Show) apresentado por Murray Franklin (Robert de Niro). Após ser ridicularizado, uma série de acontecimentos acabam despertando nele uma fúria incontrolável e ele começa sua trajetória de loucura transformando caoticamente para sempre sua cidade.

 

Nise: O Coração da Loucura

Disponível no catálogo da Star Plus e também da HBO Max, o longa-metragem brasileiro Nise: O Coração da Loucura, que conta com uma atuação fabulosa de Gloria Pires, nos leva para décadas atrás, mais precisamente nos anos 50, onde conhecemos uma psiquiatra que inicia novas maneiras de lidar com seus pacientes. Nise da Silveira foi a pioneira da terapia ocupacional no Brasil.

 

O Som do Caos

Na trama, conhecemos Matthias (Ward Kerremans) um empreendedor digital que parece a todo instante forçar uma rotina em torno de ser um super pai para ganhar likes no seu instagram. O pai dele, um ex-administrador e dono de uma fábrica química, mora em um asilo próximo do lugar que o protagonista volta a morar (e que não visitava desde a infância), dessa vez com a esposa Liv (Sallie Harmsen) e o filho recém-nascido. Aos poucos, algumas informações sobre essa tal fábrica começam a aparecer na frente de Matthias e o mesmo acaba embarcando em uma investigação solo que o leva à uma obsessão profunda. Nesse caminho, acompanhamos um pouco da visão da esposa em relação a tudo isso, em uma luta para trazer de volta à realidade seu companheiro.

 

Beleza Eterna

Escrito e dirigido por Craig Roberts, lançado no ano de 2019, em Beleza Eterna, protagonizado pela indicada ao Oscar Sally Hawkins, conhecemos a história de uma mulher que após um forte trauma desenvolve um longo caso de esquizofrenia e aos poucos começa a encontrar novas formas de entender o amor.

 

O Senhor do Labirinto

Longa-metragem brasileiro que mostra a história do artista plástico sergipano Arthur Bispo do Rosário que por décadas esteve em instituições psiquiátricas por conta do seu quadro de esquizofrenia.

 

Lilith

Dirigido pelo nova-iorquino Robert Rossen, baseado em um romance do escritor norte-americano J.R. Salamanca, em Lilith acompanhamos a história de um ex-soldado e funcionário de uma instituição psiquiátrica que se apaixona por uma paciente esquizofrênica.

 

K-Pax

Lançado cerca de 20 anos atrás, baseado em uma obra homônima escrita por Gene Brewer, em K-Pax conhecemos um homem em uma instituição psiquiátrica afirmando ser de outro planeta fato que deixa seu psiquiatra em enormes conflitos.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS