sábado, abril 27, 2024

10 filmes que refletem sobre a Psicanálise

Quem nunca ouviu falar sobre a principal vertente dentro do vasto universo da psicologia que foco seus esforços no inconsciente? O psicanalista mais famoso do mundo, figura emblemática do século XX, o austríaco Sigmund Freud desfilou suas ideias ao longo de toda sua carreira sendo uma enorme referência para milhares de pessoas em todo o mundo. Pensando sobre esse recorte da psicanálise envolvida em tramas e conflitos de personagens, separamos abaixo uma lista super interessante com 10 filmes que refletem sobre a Psicanálise:

 

Freud, Além da Alma

Dirigido pelo grande cineasta John Huston, indicado para o Urso de Ouro em Berlim, além de duas indicações ao Oscar, lançado no início da década de 60 nos cinemas, nesse projeto acompanhamos um recorte da trajetória de Sigmund Freud e alguns de seus casos.

 

Quando Nietzsche Chorou

Baseado no livro homônimo do escritor norte-americano Irvin D. Yalom, gira em torno de um encontro entre duas figuras conhecidas nas suas áreas, o filósofo alemão Friedrich Nietzsche e o médico austríaco Josef Breuer, quando o segundo busca soluções para uma crise existencial do primeiro.

Não deixe de assistir:

 

Little Joe

Na trama, conhecemos a viciada em trabalho Alice (Emily Beecham), uma bióloga que trabalha em uma clínica de engenharia genética que lida com diversas experiências com plantas. Um dos mais prolíferos, Little Joe, é uma planta vermelha que busca mudar sensações de humor. Tudo ia bem até que algumas reações inusitadas com todos que se aproximam dessa planta acontece, deixando a protagonista em uma curiosa linha tênue entre o acreditar ou não no poder de sua criação. Exibido no Festival do Rio, Little Joe é um filme para os que curtem detalhes. Uma mescla argumentativa entre o subconsciente e a nossa necessidade de preencher todas as lacunas de nossa vida.

 

Um Divã na Tunísia

Na trama, conhecemos Selma (Golshifteh Farahani) uma jovem e solitária psicanalista que chega na Tunísia, mais precisamente em sua terra natal Túnis, que não visita desde os 10 anos, para abrir um consultório e atender pacientes no terraço de uma casa. Buscando mudar a natureza dos problemas das pessoas, trazendo uma nova perspectiva, logo faz bastante sucesso com a vizinhança mas a burocracia quase de fachada do enrolado serviço público local a pressiona para uma licença que nunca chega.

 

Bem-Vinda, Violeta!

Filmado em Ushuaia, na Patagônia argentina, na trama conhecemos a escritora Ana (Débora Falabella) que resolve embarcar em uma viagem para uma espécie de laboratório criativo onde ela e outros escritores participam de dinâmicas comandadas pelo enigmático Holden (Darío Grandinetti), um homem cheio de personalidade que ficara famoso no mundo literário após queimar exemplares dos seus livros no dia do lançamento. Os dias nesse lugar são intensos e provocantes, há uma necessidade de um abandono de si mesmo e um embarque na personalidade dos principais personagens das respectivas obras. Aos poucos, a forte protagonista começa a se perder, se descontruindo em torno de uma de suas personagens do seu último livro.

 

Jimmy P.

Na trama, conhecemos o introvertido Jimmy Picard (Benicio Del Toro), um índio católico, ex-soldado, que após um grave acidente na guerra teve seu pedido de dispensado aceitado pelos militares norte-americanos. Quando volta para casa de sua irmã começa a ter diversos casos de tonteira e cegueiras parciais. Assim, sua irmã resolve procurar ajuda e o leva a um centro de tratamento vinculado ao exército. Após séries intensas de análises e baterias de exames a todo instante, a alta cúpula do hospital fica perdida por não achar um diagnóstico lógico para o que Jimmy tem. Nessa hora, entra em cena o antropólogo Georges Devereux (Mathieu Amalric), um mulherengo, hiperativo e genial profissional que fará de tudo para tirar Jimmy dessa situação.

 

Um Método Perigoso

Sexo x Sonhos. Quando dois grandes nomes da psicologia se juntam. O mundo da psicanálise fica em evidência, no trabalho do experiente diretor David Cronenberg, Jung é o principal, Freud é um mero coadjuvante. Há um conflito interno dentro do pensador suíço, uma cessação da ética. Essa violação da regra elementar da profissão, leva-o à um mar de conflitos.

 

Um Doce Refúgio

Na trama, conhecemos o tímido e contido Michel (Bruno Podalydès), um artista gráfico que vive uma pacata vida com sua mulher Rachelle (Sandrine Kiberlain). Andando com sua motinho de casa para o trabalho e do trabalho para casa, mostra não estar muito feliz com a vida que leva. Michel é fascinando pelo mundo aeronáutico e sem querer acaba descobrindo que um caíque tem uma engenharia parecida. Assim, resolve comprar esse enorme objeto, escondido de sua mulher e amigos, e acaba embarcando em uma peculiar história de autodescoberta.

 

4 Konige

Na trama, acompanhamos Alex (Paula Beer), Lara (Jella Haase), Timo (Jannis Niewöhner) e Fedja (Moritz Leu), quatro jovens que se internaram em uma clínica em busca de melhoras nos seus quadros emocionais. O psiquiatra Dr. Wolff (Clemens Schick) busca ajuda-los de todas as formas e inclusive propõe que eles passem o natal juntos. Assim, aos poucos, vamos descobrindo os motivos de cada um deles estar ali e a busca constante de todos por uma melhora.

 

Gênio Indomável

Nesse genial projeto, acompanhamos a história de um jovem que trabalha como faxineiro em uma universidade e possui um grande talento para a matemática. Após ser abraçado por um dos professores do lugar, vai contar com a ajuda de um psicólogo para lidar com suas emoções. Uma curiosidade, é que Matt Damon frequentou a Universidade de Harvard (inclusive o roteiro de Gênio Indomável foi escrito por ele durante um exercício em uma aula) mas teve que sair antes da conclusão do curso (faltava um semestre pra se formar bacharel em Inglês) pois já embarcou em projetos cinematográficos.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS