Quem não gosta de um bom filme de terror/suspense? Aquela sensação gostosa e desafiante de sentir a tensão numa sala de cinema causando arrepios em todo o corpo! Ligado de alguma forma ao conceito de ficção especulativa existem filmes que para serem tensos e aterrorizantes mexem com as questões psicológicas dentro de um contexto onde personagens enfrentam conflitos intensos. Buscando fugir um pouco da obviedade de muitas listas por aí, criamos esse lista bem diversificada de 10 filmes tensos para assistir com as luzes acesas e a porta trancada!

 

The Belko Experiment



A responsabilidade de todos é o único caminho para a sobrevivência humana. Dirigido por Greg McLean e com roteiro de James Gunn, The Belko Experiment é um aterrorizante jogo/experimento onde o psicológico, colocado em uma situação extrema, faz rodopios nas mentes dos personagens levando a inconsequentes situações de terror e medo.

Aproveite para assistir:

 

O Nevoeiro



Uma janela sendo invadida por uma árvore seria o menor dos problemas enfrentados por um pai de família na luta pra sobreviver em um dia trágico na sua cidade. Dirigido pelo cineasta francês Frank Darabont, O Nevoeiro é um retrato do fim do mundo com pitadas de ação, emoções e decisões erradas. Os acontecimentos bombásticos que preenchem a história (baseada em um livro de Stephen King) vão compondo o que vemos em cena, cada qual, pela personalidade de cada personagem somos guiados pelo medo, fé, coragem e desespero diante do fato inusitado daquele dia.

 



Maligno

Depois de dirigir Aquaman em 2018, o cineasta malaio James Wan volta às suas origens mexendo com o suspense e o terror sempre com a instauração de uma clima cheio de surpresas. Um dos mais competentes filmes de terror lançados logo após as reaberturas dos cinemas, depois da pausa pela COVID no mundo, Maligno possui um engenhoso roteiro, repleto de referências, seja nos detalhes de um suspense na linha do psicológico ou mesmo nas estradas que o filme caminha dos sustos e descobertas alucinantes. Protagonizado pela atriz britânica Annabelle Wallis, o projeto deve agradar aos amantes dos filmes que surpreendem e dão sustos!

 



It – A Coisa

Coragem é a resistência ao medo, domínio do medo, e não a ausência do medo. Baseado em um clássico homônimo de quase 1.000 páginas do genial escritor Stephen King (dizem ser o livro mais longo dele), It – A Coisa (2017) é um filme de terror com recheios de drama e aventura que conquista o espectador ao longo dos 135 minutos de projeção. Para comandar o projeto, o cineasta Andy Muschietti. A trama nos envolve em uma grande jornada rumo ao mundo desconhecido e metaforizado dos medos que temos dentro de nós.

 



Corra!

Longa de estreia do ator nova iorquino Jordan Peele na direção (que também assina o roteiro), Get Out, no original, é antes de tudo um filme com um atmosfera eletrizante onde a tensão comanda cada segundo da projeção. O sensacional roteiro faz um retrato angustiante que vai desde o preconceito racial até a psicopatia de elementos de uma família pra lá de macabra. Com um orçamento modesto de 4.5 milhões de dólares, o filme virou sensação nos cinemas mundo a fora.

 

A Última Casa à Esquerda



Dirigido por Dennis Iliadis esse é um daqueles filmes muito tensos e recheados de surpresas. Na trama, conhecemos alguns fugitivos que após maltratarem duas garotas, acabam buscando refúgio na casa da família de uma delas, desencadeando uma vingança brutal por parte da família. Esse filme é imperdível!

 

Dente Canino



Um filme perturbador, angustiante que mostra os lados mais sombrios e irracionais da psiquê humana, tudo isso aplicado em uma família peculiar ao extremo. O longa é um balde d’água fria em qualquer conceito de família normal ou tradicional. Dirigido pelo cineasta grego Yorgos Lanthimos.

 



O Homem Invisível

A obsessão no relacionamento e as medidas extremas que são necessárias. Dando uma repaginada na clássica obra homônima de H.G. Wells (que virou filme no início da década 30, lançado pelo própria universal), o cineasta australiano Leigh Whannell, produz, roteiriza e dirige a grata surpresa, o tenso suspense O Homem Invisível.  Orçado em 5 milhões de dólares, valores até baixos para filmes blockbusters, o projeto surpreende pelo impactante clima de tensão que consegue transmitir ao longo dos 110 minutos de projeção. No papel principal, a maravilhosa atriz Elisabeth Moss.

 

Predadores Assassinos

Um bom divertimento, num pipocão na medida certa. Dirigido pelo cineasta francês Alexandre Aja, Predadores Assassinos é, antes de mais nada, bastante honesto, seguindo sua proposta em divertir o público, sem reviravoltas mirabolantes, sendo bastante criativo ao explorar o duelo humanos x monstros do mar, e, incrivelmente, passando da superfície na relação pai x filha. Com um orçamento de pouco menos de 15 milhões de dólares e já arrecadando perto dos 90 milhões de dólares, Predadores Assassinos é um filme que você precisa assistir!

 

Corrente do Mal

Mesmo a obviedade deve ter um ar de suspense. Escrito e dirigido pelo cineasta David Robert Mitchell, Corrente do Mal, é um daqueles filmes que possuem uma premissa que chama muito a atenção, e, aliado ao delirante clima de suspense, a uma trilha sonora que não deixa de fazer uma homenagem a grandes clássicos do gênero terror, geram uma equação tecnicamente e criativamente bem construída.

Não deixe de assistir: