domingo, abril 28, 2024

10 grandes álbuns internacionais que completam 15 anos em 2023

2023 promete trazer o retorno de diversos artistas icônicos ao mundo da música – incluindo Ellie GouldingMiley Cyrus e, potencialmente, Beyoncé (com o segundo capítulo da trilogia ‘Renaissance’).

Entretanto, não são apenas os lançamentos que iremos comemorar nos próximos meses, mas também icônicas produções que fazem aniversário. E, continuando nossa série de matérias especiais, trazemos para vocês uma lista com dez grandes discos internacionais que completam 15 anos em 2023.

Confira abaixo:

19, Adele

Adele fez sua estreia oficial em 2008 com o lançamento de ’19’ através da XL Recordings. À época, a cantora ainda não era conhecida no cenário fonográfico, mas logo caiu no gosto do público britânico através de “Hometown Glory”single de estreia que, apesar de não ter feito um estrondo comercial, ajudou a colocá-la na mídia e a pavimentar o caminho para um sucesso inenarrável.

I AM… SASHA FIERCE, Beyoncé

‘I Am… Sasha Fierce’, da icônica Beyoncé, configura-se como uma obra bem pensada e com uma divisão clara entre construções mais mercadológicas e vibrantes, e iterações que refletem o lado mais íntimo da performer (e não é surpresa, pois, que Beyoncé tenha resolvido lançar duas partes que se juntariam, mais para a frente, como um compilado só). Conforme diversas entrevistas que deu para promover o álbum, a ideia era unir o pop e o soul, bem como de incorporações de gêneros distintos para pincelar as faixas, e expandi-los afora os limites impostos.

CIRCUS, Britney Spears

Composto por treze faixas na versão padrão e quinze na deluxe (esta última disponível no Spotify), Britney Spears se reuniu com uma legião de produtores que, contra todas as expectativas, conseguiram manter a coesão por boa parte da vibrante jornada conhecida como ‘Circus’. É claro que, considerando que o reinado do pop passava por uma amálgama experimental de vários gêneros, ela não tinha outra saída além de reinventar a si própria – como visto no lead single “Womanizer”, que abriu as portas para uma nova geração que não conhecia suas clássicas canções.

Não deixe de assistir:

VIVA LA VIDA OR DEATH AND ALL HIS FRIENDS, Coldplay

Coldplay é uma das bandas mais conhecidas de todos os tempos e, há uma década e meia, lançava o que podemos apenas caracterizar como seu álbum mais conhecido, ‘Viva la Vida or Death and All His Friends’. Com mais de 10 milhões de cópias vendidas, o disco conta com o single titular, além de “Violet Hill”“Lost!”“Strawberry Sing”. A Billboard, inclusive, declarou a produção como a última grande experimental do gênero rock.

ONE OF THE BOYS, Katy Perry

‘One of the Boys’ configura-se como o segundo álbum oficial de Katy Perry e o primeiro com seu alter-ego. Com a produção, Perry já começava a se consagrar como uma das grandes artistas do século, conquistando o primeiro lugar da Hot 100 com a icônica “I Kissed a Girl”, e o terceiro lugar com “Hot n Cold”. Como se não bastasse, o disco vendeu mais de 7 milhões de cópias e garantiu duas indicações ao Grammy para a cantora e compositora.

THE FAME, Lady Gaga

Desde ‘The Fame’, sua grandiosa estreia no cenário musical, Lady Gaga mostrou que veio para ficar – e colocou a produção nas paradas mundiais e em inúmeras listas de melhores álbuns do século. Entretanto, é inegável dizer que as letras, que voltam-se para a busca da ambição e para a conquista de seus sonhos, são mais superficiais e imaturas quando colocadas ao lado de suas conterrâneas. Dito isso, o sucesso e o aclame do CD lhe garantiu duas estatuetas do Grammy.

HARD CANDY, Madonna

Em abril de 2008, nasceu ‘Hard Candy’, 11º álbum da rainha do pop Madonna. Composto por treze faixas originais (e aqui incluo a versão deluxe que recentemente foi disponibilizada nas plataformas de streaming), a performer procurava se aventurar em mais uma amálgama exuberante de diversos gêneros musicais, da mesma forma que já havia feito anos antes – e deu vida a diversos singles, incluindo “4 Minutes”“Give It 2 Me”“Miles Away”.

E=MC², Mariah Carey

‘E=MC²’ marcou a 11ª entrada de Mariah Carey na indústria fonográfica, reiterando seu lendário status no cenário do entretenimento. A produção trouxe aos fãs um lado mais pessoal da cantora e compositora, discorrendo sobre temas sobre emancipação de seu antigo casamento, bem como reflexões sobre sua vida pessoal e profissional. Contando com catorze faixas, Carey apostou fichas em uma gama de gêneros musicais, como R&Bpophip hopreggae e vários outros.

FEARLESS, Taylor Swift

Dois anos após sua estreia na indústria fonográfica, Taylor Swift resolveu investir em sua independência artística e mergulho de cabeça na produção musical. Dessa forma, aliou-se a Nathan Chapman para dar vida a ‘Fearless’, um dos álbuns de country mais aclamados de todos os tempos que trouxe singles como “Fifteen”“You Belong with Me” e “Love Story” e levou para casa duas estatuetas do Grammy Awards – incluindo sua primeira de Álbum do Ano.

VAMPIRE WEEKEND, Vampire Weekend

O álbum de estreia homônimo da banda Vampire Weekend causou grande comoção quando lançado e é relembrado como um dos melhores do século pelos fãs. Com produção de Rostam Batmanglij, a produção amalgama indie pop, música de câmara e Afropop e foi elogiado à época de seu lançamento – além de trazer singles como “Mansard Roof”“A-Punk”“Oxford Comma” e vários outros.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS