‘Cisne Negro’, ‘A Garota Dinamarquesa’ e ‘Os Olhos de Tammy Faye’.
O que esses filmes têm em comum? Além de serem fincados na essência de drama (por mais que difiram entre aspectos estruturais, como a pendência maior para o suspense ou para o romance), todos estão disponíveis no ótimo catálogo do Star+, plataforma subsidiária do Disney+.
Explorando ainda mais o serviço virtual, é impressionante o número de grandes obras disponíveis para o divertimento do público – e foi pensando nisso que resolvemos montar mais uma matéria especial selecionando dez grandes dramas que você precisa conferir.
Veja abaixo as nossas escolhas e conte para nós qual o seu favorito:
O SEGREDO DE BROKEBACK MOUNTAIN (2005)
Dirigido por Ang Lee, o drama romântico neo-western ‘O Segredo de Brokeback Mountain’ retrata o complexo relacionamento emocional e sexual entre dois caubóis estadunidenses, chamados Ennis Del Mar e Jack Twist, no Meio-Oeste dos anos 1960. Interpretados por Jake Gyllenhaal e Heath Ledger em rendições que ficariam marcadas para a história, o longa-metragem acompanha os dois protagonistas trabalhando como pastores em uma fazenda em Wyoming e como eles esconderam quem realmente eram do mundo, mantendo um caso romântico por mais de vinte anos.
MILK: A VOZ DA IGUALDADE (2008)
(500) DIAS COM ELA (2009)
Tom Hansen (Joseph Gordon-Levitt) está em uma reunião com seu chefe, Vance (Clark Gregg), quando ele apresenta sua nova assistente, Summer Finn (Zooey Deschanel). Tom logo fica impressionado com sua beleza, o que faz com que tente, nas duas semanas seguintes, realizar algum tipo de contato. Sua grande chance surge quando seu melhor amigo o convida a ir em um karaokê, onde os colegas de trabalho costumam ir. Lá Tom encontra Summer. Eles também cantam e conversam sobre o amor, dando início a um relacionamento.
CISNE NEGRO (2010)
Darren Aronofsky é um cineasta sem qualquer tipo de filtro cinematográfico, razão pela qual é um dos melhores de sua geração. Desde ‘Réquiem para um Sonho’ até o subestimado ‘Noé’, o diretor explora temas da psique humana como ninguém – e não pensa duas vezes antes de deixar bem claro que o destino de todos é a tragédia. Em ‘Cisne Negro’, Aronofsky explora os cruéis bastidores do ballet clássico ao recontar a história do ‘Lago dos Cisnes’. Aqui, a jovem e introvertida bailarina Nina (Portman) enfrenta sua mãe (Barbara Hershey) e seus demônio interiores para ascender ao papel principal da peça, estando disposta ao impensável para conseguir o que quer.
OS DESCENDENTES (2011)
BIRDMAN OU (A INESPERADA VIRTUDE DA IGNORÂNCIA) (2014)
O aclamado filme de Alejandro G. Iñárritu se tornou um dos mais condecorados da década passada e se consagrou como um dos títulos mais bem feitos da carreira de Iñárritu. A trama é centrada em Riggan Thomson (Michael Keaton), um homem que fez muito sucesso interpretando o Birdman, super-herói que se tornou um ícone cultural. Entretanto, desde que se recusou a estrelar o quarto filme com o personagem sua carreira começou a decair. Em busca da fama perdida e também do reconhecimento como ator, ele decide dirigir, roteirizar e estrelar a adaptação de um texto consagrado para a Broadway. Entretanto, em meio aos ensaios com o elenco formado por Mike Shiner (Edward Norton), Lesley (Naomi Watts) e Laura (Andrea Riseborough), Riggan precisa lidar com seu agente Brandon (Zach Galifianakis) e ainda uma estranha voz que insiste em permanecer em sua mente.
O QUARTO DE JACK (2015)
Inspirado no livro de mesmo nome escrito por Emma Donoghue, o longa conta a história de Jack, um menino de cinco anos que é criado por sua mãe, Ma. Como toda boa mãe, Ma se dedica a manter Jack feliz e seguro e a criar uma relação de confiança com ele através de brincadeiras e histórias antes de dormir. Contudo, a vida dos dois não é nada normal: eles estão presos em um espaço de 10m². Enquanto a curiosidade de Jack sobre a situação em que vivem aumenta, a resiliência de Ma alcança um ponto de ruptura. Os dois, então, começam a traçar um plano de fuga. Ao mesmo tempo em que conta uma história de cativeiro e liberdade, ‘O Quarto de Jack‘ destaca o triunfante poder do amor familiar mesmo na pior das circunstâncias.
A CHEGADA (2016)
Tudo bem, ‘A Chegada’ pode não ser o primeiro título que pensamos quando nos vem a mente a palavra “drama” – mas essa obra-prima de Denis Villeneuve de fato não se aproxima dos clássicos sci-fi e se respalda em uma narrativa muito mais densa, reflexiva e humana. Na trama, quando seres interplanetários deixam marcas na Terra, a Dra. Louise Banks (Amy Adams), uma linguista especialista no assunto, é procurada por militares para traduzir os sinais e desvendar se os alienígenas representam uma ameaça ou não. No entanto, a resposta para todas as perguntas e mistérios pode colocar a vida de Louise e a existência de toda a humanidade em risco.
A GAROTA DINAMARQUESA (2016)
Na Copenhague de 1926, os artistas Einar e Gerda Wegener se casam. Gerda então decide vestir Einar de mulher para pintá-lo. Einar começa a mudar sua aparência, transformando-se em uma mulher, e passa a se chamar de Lili Elbe. Com o apoio, ainda que conturbado, da esposa, um Einar deprimido passa por uma das primeiras cirurgias de mudança de sexo da história para tentar se transformar por completo em Lili e recuperar o gosto pela vida.
OS OLHOS DE TAMMY FAYE (2021)
Nos anos 1970 e 1980, Tammy Faye e seu marido, Jim, ascenderam de raízes humildes para criar a maior rede televisiva e o maior parque de diversões do mundo – reverenciados por mensagens de amor, aceitação e prosperidade. Tammy Faye se tornou lendária também por seus cílios indeléveis, sua cantoria peculiar e sua necessidade de abraçar as pessoas de todas as partes. Entretanto, não demorou muito até que impropriedades financeis, rivais inescrupulosos e escândalos chocantes ameaçassem o império que construiu”.