Parece que foi ontem, mas já faz cinco anos desde que o cinema nos entregava um de seus melhores anos.
Contando com lançamentos como ‘A Favorita’, ‘Aquaman’, ‘Nasce Uma Estrela’ e ‘Hereditário’, 2018 trouxe diversos longas-metragens que fizeram um grande sucesso de crítica e de bilheteria, perpassando os mais diversos gêneros – romance, musical, animação e diversos outros.
Pensando nisso, preparamos uma breve lista com dez grandes filmes que fazem 5 anos em 2023, tentando aglutinar os mais diversos estilos narrativos, e onde assistir a eles nas plataformas de streaming.
Confira:
COLETTE
Onde assistir: Apple TV+, Prime Video (Aluguel)
O filme gira em torno da personagem-título, vivida pela sempre incrível Keira Knightley, uma jovem campesina cuja família não é dotada de grandes riquezas materiais. Ainda que seja protegida pela ama Sido (Fiona Shaw), a qual acredita que ela deve se casar por amor e com alguém de respeito, ela sabe que deve encontrar alguém que eleve seu nível social, mas acaba por se envolver com o crítico e escritor Willy (Dominic West), um dos solteiros mais cobiçados de toda a Paris. A união indesejada faz com que ele perca sua herança e que Gabrielle, nome de batismo de Collette, seja malvista nos lugares que passa a frequentar – festas, eventos beneficentes e óperas -, sendo considerada uma oportunista.
NASCE UMA ESTRELA
Onde assistir: HBO Max
Em um filme que tinha tudo para dar errado, Bradley Cooper e Lady Gaga realmente criaram mágica. O quarto remake do musical tour-de-force ‘Nasce Uma Estrela’ foi aclamado nacional e internacionalmente, colocando ambos os atores nos circuitos de premiação mais famosos do mundo e marcando um novo passo para suas carreiras. O grande ápice, entretanto, vem nas incríveis performances de Cooper, como o astro de rock Jackson, e de Gaga, mostrando mais uma vez sua versatilidade como atriz ao encarnar a cantora Ally.
HEREDITÁRIO
Onde assistir: Netflix, HBO Max
Quando ninguém mais acreditava que o gênero de terror conseguiria se recuperar, Ari Aster veio em 2018 para colocar sua marca na indústria cinematográfica. Trazendo Toni Collette em uma performance digna de aplausos, a história gira em torno de uma família assombrada por um pacto de sangue quase secular que os coloca em perigo constante. A estreia diretorial de Aster não apenas lhe rendeu grande aclamação, mas também transformou a perspectiva clichê dos filmes de terror, nos levando para um universo angustiante e assustador.
OS INCRÍVEIS 2
Onde assistir: Disney+
A Pixar não apenas construiu um império quase irretocável de animações ao longo de sua breve existência, mas também investiu esforços em incríveis sequências de suas produções originais – incluindo o espetacular ‘Os Incríveis 2’. Na trama, Helena (Holly Hunter) decide iniciar uma pedindo a volta dos super-heróis, enquanto Beto (Craig T. Nelson) vive um dia a dia normal de dono de casa cuidando de Violeta (Sarah Vowell), Flecha (Huck Milner) e do bebê Zezé, cujos superpoderes estão prestes a serem descobertos. A missão deles sofre uma reviravolta, quando um novo vilão surge com um brilhante e perigoso plano que ameaça acabar com o mundo. Mas a família Pêra não foge do desafio, ainda mais com Gelado (Samuel L. Jackson) combatendo o vilão ao seu lado.
HOMEM-ARANHA NO ARANHAVERSO
Onde assistir: Disney+, Paramount+, Lionsgate+, Prime Video
Poucas animações fizeram tanto sucesso crítico e financeiro quanto ‘Homem-Aranha no Aranhaverso’ na década passada – e a aclamação generalizada rendeu à produção um Oscar de Melhor Animação. Na trama, Peter Parker morre e o jovem Miles Morales se torna o novo Homem-Aranha; no entanto, Miles tenta prender o Rei do Crime, que secretamente planeja roubar recursos e tecnologia de outras dimensões. Mas, devido à interferência de Miles Morales, Homens-Aranha de outros universos paralelos começam a aparecer no Brooklyn.
AQUAMAN
Onde assistir: HBO Max, Prime Video
‘Aquaman’ veio em um momento em que a DC precisava se renovar – e que cumpriu com sua promessa: além do aclame crítico, a produção arrecadou mais de US$1,1 bilhão mundialmente, tornando-se a maior bilheteria da companhia. A narrativa nos leva à cidade de Atlantis, que já foi lar de uma das mais avançadas civilizações do mundo e que, agora, é um reino submerso dominado pelo ganancioso Rei Orm. Com um vasto exército a seu dispor, Orm planeja conquistar tanto os demais reinos do oceano, quanto o mundo da superfície. Em seu caminho está Aquaman, meio-humano e meio-atlante, e verdadeiro herdeiro do trono. Com a ajuda da princesa Mera, Aquaman precisa recuperar o lendário Tridente de Atlan e aceitar seu destino como protetor das profundezas.
VINGADORES: GUERRA INFINITA
Onde assistir: Disney+
‘Vingadores: Guerra Infinita’ se tornou um marco da sétima arte contemporânea e é considerado, mesmo cinco anos depois, como uma das melhores entradas do Universo Cinemático Marvel. Sucesso de crítica e de bilheteria, o filme se consagrou como o início do fim da Saga do Infinito e reuniu Homem de Ferro, Viúva Negra, Thor, Hulk, Capitão América e os outros Vingadores para para combater o maligno Thanos. Em uma missão para coletar todas as seis pedras infinitas, o Titã Louco planeja usá-las para infligir sua vontade maléfica sobre a humanidade.
JOGADOR Nº 1
Onde assistir: HBO Max, Prime Video
Ao longo de sua carreira, Steven Spielberg deu vida a aclamados dramas e ovacionadas aventuras sci-fi que arrebatam gerações até os dias de hoje e que reiteram sua importância no cenário audiovisual – mas uma de suas produções mais subestimadas e mais incríveis é o ótimo ‘Jogador Nº 1’. A trama é ambientada em 2045 e acompanha Wade Watts, um jovem garoto que, assim como o resto da humanidade, prefere a realidade virtual do jogo OASIS ao mundo real. James Halliday, o excêntrico criador do jogo, morre e deixa sua fortuna inestimável para a primeira pessoa que descobrir a chave de um quebra-cabeça diabólico que ele arquitetou. Para vencer, Watts precisa abandonar a existência virtual e experimentar o amor e a realidade.
A FAVORITA
Onde assistir: Star+
O aclamado drama cômico de época de Yorgor Lánthimos, ‘A Favorita’, veio sem muitas expectativas para as salas do cinema e ganhou aplausos por absolutamente todos os seus aspectos – além de ter garantido o Oscar de Melhor Atriz a Olivia Colman. Dividindo os holofotes com Rachel Weisz e Emma Stone, a trama acompanha a frágil rainha Anne, da Inglaterra, que é acompanhada por sua grande amiga Lady Sarah. Quando uma nova serva Abigail chega, seu charme a leva a Sarah. Sarah toma a novata como uma pupila e vê uma chance de retornar às suas raízes aristocráticas. Como a política de guerra passa a ocupar muito tempo de Sarah, Abigail entra na brecha para preencher o espaço como companheira da rainha. Sua crescente amizade dá a ela uma chance de cumprir suas ambições e ela não deixa que ninguém fique em seu caminho.
ANIQUILAÇÃO
Onde assistir: Netflix
Alex Garland construiu um intrincado quebra-cabeça com o suspense sci-fi ‘Aniquilação’, que gera teorias até os dias de hoje pelos fãs. E, apesar de ter causado um compreensível estranhamento pelo público, a narrativa é sustentada por um elenco de peso que contou com Natalie Portman, Jennifer Jason Leigh, Tessa Thompson, Gina Rodriguez e outros. Na trama, o marido de uma pesquisadora desaparece enquanto explorava uma misteriosa zona em quarentena pelo governo. Ela resolve se juntar à equipe encarregada de entrar na mesma área.