quinta-feira, abril 18, 2024

10 ótimos filmes brasileiros para assistir DE GRAÇA

Em tempos de isolamento social… é sempre bom lembrar: fique em casa se possível! E diante disso, nada melhor do que uma vasta lista de alternativas do que assistir na TV e no streaming. Se você está ligado no CinePOP pôde conferir que nossa área de matérias está repleta de dicas sobre o que você pode assistir sem sair de casa.

Diante do cenário da epidemia do coronavírus, algumas plataformas da internet liberaram seus acervos para o público. E, melhor, alguns diretores e produtores também abriram mão temporariamente de seus direitos para disponibilizar suas obras online.

Assim sendo, fizemos uma seleção super especial de 10 filmes brasileiros que estão disponíveis de graça na internet. Temos de todos os tipos e para todos os gostos.

 

Meu Tio Matou um Cara (2004)

Onde assistir: Vimeo

Uma das produtoras mais respeitadas do país, a Casa de Cinema de Porto Alegre disponibilizou nada menos que 24 filmes, entre curtas e longas, em seu site oficial. Dentre os filmes, está a divertidíssima comédia Meu Tio Matou um Cara, de Jorge Furtado. A trama acompanha Duca (Darlan Cunha), um adolescente de 15 anos que recebe a notícia de que seu tio (Lázaro Ramos) foi preso após confessar um assassinato. Com o tempo, o garoto passa a desconfiar que o tio confessou o crime para salvar a casa de Soraya (Deborah Secco), sua namorada. Assim, Duca busca a ajuda de dois colegas da escola para tentar desvendar o crime e ajudar o irmão de seu pai. O elenco conta ainda com Ailton Graça, Sophia Reis, Júlio Andrade e Dira Paes.

 

Crítico (2008)

Não deixe de assistir:

Onde assistir: Vimeo

Muito antes de se aventurar no mundo da ficção e brilhar com filmes como Bacurau e Aquarius, Kleber Mendonça Filho atuou como crítico de cinema no Recife. Ele realizou inúmeras entrevistas e coberturas de eventos, no Brasil e no exterior. Por anos, ele gravou conversas com diretores e críticos especializados. E daí nasceu Crítico, sua estreia em longas-metragens. O filme debate vários elementos da crítica cinematográfica, desde sua relação com o público às pressões e novas realidades do mercado. É uma opção bem interessante para quem pensa em seguir a trajetória como crítico. São vários depoimentos interessantíssimos. 

 

Central do Brasil (1998)

Onde assistir: Telecine (30 Dias Grátis)

O Telecine abriu os sinais por trinta dias por causa da quarentena. Diante disso, dá pra conferir uma lista ampla de filmes nacionais. Um dos destaques, é claro, é Central do Brasil, clássico dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Montenegro, Vinicius de Oliveira, Marília Pêra e Matheus Nachtergaele. Na trama, Dora é uma mulher que trabalha escrevendo cartas na Central do Brasil. Ela acaba encontrando o menino Josué, e embarca em uma viagem para ajudá-lo a encontrar o pai. O filme recebeu indicações ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz, mas acabou derrotado em uma clássica injustiça da Academia.

 

Tropa de Elite (2007)

Onde assistir: Telecine (30 Dias Grátis)  

Dirigido por José Padilha, Tropa de Elite é um dos maiores fenômenos da história do cinema nacional. O primeiro filme acabou sendo vítima de pirataria antes mesmo da estreia, o que prejudicou o desempenho comercial, mas que ao mesmo tempo gerou um burburinho impressionante. O vencedor do Urso de Ouro do Festival de Berlim retrata o dia a dia do BOPE, força policial do Rio de Janeiro. A trama acompanha a rotina de violência e corrupção na polícia carioca a partir dos olhos do Capitão Nascimento (Wagner Moura). O longa ganhou uma continuação que eleva ainda mais o debate político. As duas produções estão disponíveis no Telecine. 

 

Amor, Plástico e Barulho (2013)

Onde assistir: Vimeo 

Se você não se encantou ou se apaixonou por Maeve Jinkings cantando “Chupa que É de Uva”, você não sabe o que está perdendo. A cena é uma das mais marcantes de Amor, Plástico e Barulho, filme que é uma espécie de “A Malvada do brega”. O trama se passa na cena da música popular do Recife e acompanha Shelly (Nash Laila), uma jovem dançarina que sonha em ser cantora brega. Ela acaba desenvolvendo uma relação de admiração e rivalidade com Jaqueline (Jinkings), sua companheira de banda. A direção é de Renata Pinheiro.

 

Pixote – A Lei do Mais Fraco (1980)

Onde assistir: Spcine Play/Looke 

Clássico do cinema brasileiro dirigido por Hector Babenco, Pixote – A Lei do Mais Fraco foi premiado no Festival de Locarno e recebeu uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro. A trama acompanha Pixote (Fernando Ramos da Silva), um garoto que foi abandonado por seus pais e luta para viver nas ruas. Com um passado de internações e presença em reformatórios, ele sobrevive de pequenos crimes, que vão aumentando com o tempo, a despeito de ter apenas. Além da grande atuação de Fernando, o longa traz as presenças marcantes de Marília Pêra, Jardel Filho, Beatriz Segall, Rubens de Falco e Elke Maravilha.

 

TOC: Transtornada Obsessiva Compulsiva (2016)

Onde assistir: Telecine (30 Dias Grátis) 

Lançada em 2016, a comédia TOC: Transtornada Obsessiva Compulsiva merecia muito mais reconhecimento do que recebeu. Antes dos sucessos com Lady Night e Choque de Cultura, Tatá Werneck e Daniel Furlan protagonizaram esta insana e inspiradíssima comédia romântica sobre uma atriz e influenciadora que vive uma crise pessoal num momento em que precisa manter as aparências de contos de fadas. Em meio ao lançamento de um livro (que ela não escreveu), acaba se envolvendo com um vendedor de uma livraria (Furlan) sem grandes perspectivas para a vida. Vera Holtz, Bruno Gagliasso e Luis Lobianco completam o elenco. A direção é de Paulinho Caruso e Teodoro Poppovic.

 

Bacurau (2019)

Onde assistir: Telecine (30 Dias Grátis)

Você já viu Bacurau??? Prêmio do Júri no Festival de Cannes e um dos maiores fenômenos do cinema e da cultura pop brasileira em 2019, Bacurau já está disponível no Telecine. Dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, o longa acompanha o dia a dia da pequena Bacurau, comunidade no sertão de Pernambuco que acaba de perder uma de suas moradoras mais ilustres. Ao mesmo tempo, a chegada de estrangeiros ameaça a rotina dos habitantes do local. Importante, reflexivo e envolvente. Além de tudo, um entretenimento de primeira. Grandes atuações de Bárbara Colen, Thomas Aquino, Silvero Pereira, Udo Kier, Karine Teles e Sonia Braga

 

À Meia-Noite Levarei Sua Alma (1964)

Onde assistir: Spcine Play/Looke

À Meia-Noite Levarei Sua Alma é um clássico do cinema de horror dirigido pelo recém-falecido José Mojica Marins. A história acompanha o sádico e brutal coveiro Zé do Caixão, que sonha em ter um filho perfeito e fica obcecado em encontrar a mulher superiora para gerir a criança. Para isso, não se preocupa em matar todos que se coloquem na frente de seu plano. Foi a primeira aparição do Zé do Caixão nos cinemas. O Spcine Play está disponibilizando outros nove filmes do diretor, um ícone do terror nacional.

 

Que Horas Ela Volta? (2015)

Onde assistir: Telecine (30 Dias Grátis)

O sucesso dirigido por Anna Muylaert está disponível no Telecine. Estrelado por Regina Casé, Camila Márdila, Karine Teles e Lourenço Mutarelli, Que Horas Ela Volta? conta a história de Val, uma empregada doméstica que mora na casa dos patrões de classe média alta. Determinado dia, a filha de Val, Jéssica, chega em São Paulo para visitar a mãe e prestar vestibular. A presença da jovem na casa acaba abalando a relação da mãe com os patrões e a própria dinâmica entre estes. Trata-se de uma obra inteligente e envolvente, que discute as relações de trabalho no Brasil e as hierarquias entre domésticas e classe média.  

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS