Um dos lugares onde dramas se entrelaçam levando a diversas escolhas de caminhos de uma mesma história é num hospital, seja esse especializado em tratamentos psiquiátricos, ou mesmo uma enorme emergência. Pensando nesse curioso recorte, separamos abaixo 10 filmes bastante reflexivos que tem o epicentro de sua trama em um hospital:
Um Ato de Coragem
Dirigido por Nick Cassavetes, o filme nos apresenta a história de um pai desesperado que acaba fazendo reféns em um hospital para buscar alguma solução para ajudar seu filho que precisa de um transplante de coração.
Lançado 13 anos atrás nos cinemas e dirigido pelo craque Martin Scorsese, A Ilha do Medo é um daqueles filmes que você pode esperar uma reviravolta. Durante uma investigação numa ilha, que também abriga um hospital psiquiátrico, um dos detetives envolvidos no caso vai descobrindo muitas surpresas sobre si mesmo.
Nesse clássico de Milos Forman acompanhamos a trajetória de um homem que vai parar em um hospital psiquiátrico e aos poucos vai conhecendo melhor aquele lugar e seus personagens. Baseado na obra homônima escrita por Ken Kesey.
Garota, Interrompida
Filme que rendeu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante para Angelina Jolie conta a história de uma jovem diagnosticada com bordeline e para o tratamento é enviada para um hospital psiquiátrico. Baseado no livro homônimo de Susanna Kaysen.
Nise: O Coração da Loucura
Disponível no catálogo da Star Plus e também da HBO Max, o longa-metragem brasileiro Nise: O Coração da Loucura, que conta com uma atuação fabulosa de Gloria Pires, nos leva para décadas atrás, mais precisamente nos anos 50, onde conhecemos uma psiquiatra que inicia novas maneiras de lidar com seus pacientes. Nise da Silveira foi a pioneira da terapia ocupacional no Brasil.
Mãos Talentosas: A História de Ben Carson
Disponível no catálogo da Netflix e baseado em fatos reais, em Mãos Talentosas: A História de Ben Carson conhecemos a história de um jovem pobre que após muito estudo e disciplina vira um dos maiores neurocirurgiões do planeta e também uma figura importante em um hospital (considerado um dos maiores do mundo) localizado em Baltimore, Maryland chamado Johns Hopkins. Vemos nesse emocionante filme a famosa cirurgia do Doutor Carson, uma separação de gêmeos siameses unidos pela parte posterior da cabeça.
Nessa fábula sobre a inconsequência, conhecemos João (João Pedro Zappa), um jovem deprimido que após uma série de atos que fogem da normalidade, é enviado por sua família a uma conceituada clínica psiquiátrica que tem o comando da Doutora Lorena (Cássia Kiss). Totalmente sem rumo e sem nenhuma expectativa sobre seu futuro, João acaba fazendo amizades dentro dessa clínica e também descobre o amor e as fortes emoções que esse sentimento pode gerar, principalmente quando conhece a complicada Judite (Deborah Secco).
Na trama, conhecemos Alice (Bárbara Lennie, simplesmente fabulosa no papel) uma investigadora muito inteligente, que está em um momento conturbado no relacionamento com o marido, e resolve aceitar uma investigação de um crime em um hospital psiquiátrico. Para tal, resolve inventar uma personagem com determinado sintoma (aqui, a paranoia) e se internar por livre e espontânea vontade. Durante sua estadia nesse lugar, investigando de perto médicos e pacientes, passará por situações onde descobrirá segredos que aos poucos vão colocando tudo que ela própria pensa em xeque.
Disponível no catálogo da Star Plus, The God Committee aborda as difíceis decisões de um comitê de transplantes de um Hospital de Nova York para se definir quem receberá um coração que acabou de chegar.
Na trama, conhecemos uma mulher de 40 e poucos anos (interpretada pela ótima atriz argentina Valeria Bertuccelli) que é diagnosticada com um câncer terminal. Seu marido (Esteban Lamothe), sempre ao seu lado, faz de tudo para que ela fique bem nos seus últimos dias em um quarto de hospital. Certo dia, fugindo de um quadro depressivo por conta de sua situação, resolve escrever um diário endereçado a seu filho pequeno, a cada página que escreve ela conta sobre sua experiência de estar ali mas também todos seus desejos par ao futuro dele. Além do diário, resolve ir twitando sobre sua rotina e acaba ficando famosa involuntariamente saindo em jornais e aparecendo na televisão.