O mundo do cinema é marcado por franquias espetaculares que começaram a dar frutos ainda nos anos 1970 com o nascimento de uma sagas do terror mais icônicas de todos os tempos: Halloween.

Desde então, essas séries proliferaram de modo exponencial, culminando em diversos longas-metragens atuais que compartilham do mesmo universo e que, mesmo com anos de diferença, continuam a estontear o público e a abarcar espectadores dos mais diversos nichos – não é surpresa que, hoje, existem diversos fandoms espalhados ao redor do mundo que se reúnem para discutir sobre seus filmes favoritos.

Por isso, o CinePOP resolveu separar dez franquias do cinema para você maratonar na próxima semana – e que podem fazê-lo descobrir um mundo totalmente novo.

Confira abaixo nossas escolhas e conte para nós qual a sua favorita e qual lhe chamou mais a atenção:



SAGA TERRA-MÉDIA (2001 – 2014)

Número de filmes: 06 (divididos em duas trilogias)

Aproveite para assistir:

J.R.R. Tolkien é um dos maiores escritores de todos os tempos e é responsável por um dos universos mais interessantes e dinâmicos já criados: a Terra-Média. Seus escritos foram logo abraçados por Peter Jackson, que dirigiu a trilogia O Senhor dos Anéis (que levou inúmeras estatuetas do Oscar para Casa), girando em torno do pequeno hobbit Frodo (Elijah Wood) e de sua jornada para destruir o Um Anel; e a prequela, a não tão bem-sucedida O Hobbit, que se passou anos antes da história original.

UNIVERSO MÁGICO (2001 – PRESENTE)



Número de filmes: 10 (divididos em duas séries)

Harry Potter tornou-se uma sensação imediata tanto como literatura quanto cinema e alcançou um patamar invejável de uma franquia popular desde seu lançamento em 2001. As aventuras do bruxinho titular trouxeram um elenco de ponta, efeitos especiais incríveis e uma arte que serviu de inspiração para diversas outras obras – e o resultado gerou um spin-off chamado Animais Fantásticos e Onde Habitam, que caminha para seu terceiro capítulo.

JOGOS MORTAIS (2004 – PRESENTE)

Número de filmes: 08

Jogos Mortais começou como um curta-metragem dirigido pelo mestre do terror James Wan – e sua narrativa revolucionária e que deu início ao gore-porn se transformou num longa lançado em 2004. É certo dizer que, com o passar dos filmes, a mensagem principal do filme perdeu-se para cenas de pura sanguinolência e tortura, mas os fãs se mantiveram firmes até o capítulo final (que depois ganhou uma sequência-reboot e agora caminha para um spin-off com Chris RockSamuel L. Jackson).

A HORA DO PESADELO (1984 – 2010)

Número de filmes: 09 (incluindo um cross-over com ‘Sexta-Feira 13)



Antes de dar vida a Ghostface, o lendário Wes Craven mergulhava no mundo do terror com A Hora do Pesadelo, uma das produções mais marcantes do gênero slasher. Afinal, depois de HalloweenSexta-Feira 13, Freddy Krueger foi o próximo serial killer a nos assombrar, mas com um diferencial: ele ataca apenas nos sonhos, ou seja, no momento em que estamos mais vulneráveis. O sucesso comercial rendeu seis sequências, uma luta insana com Jason Voorhees em 2003 e um esquecível remake em 2010.

SEXTA-FEIRA 13 (1980 – 2009)

Número de filmes: 12

Jason Voorhees foi o protagonista assassino de um dos maiores terrores da década de 1980 (e fez parte de uma das reviravoltas mais chocantes da história), Sexta-Feira 13. O jovem menino deformado morreu por negligência de seus monitores no Acampamento Lakewood, mas voltou dos mortos pelas mãos da mãe para se vingar, matando brutalmente as pessoas que se aventuravam em revisitar o lugar. Ele também enfrentou Freddy Krueger em Freddy vs. Jason (2003), além de ter sido transformado no interessante remake de 2009.

JOGOS VORAZES (2012 – 2015)


Número de filmes: 04

As franquias jovem-adultas distópicas ganharam boom depois do lançamento de Jogos Vorazes. Os três livros e quatro adaptações cinematográficas (estreladas por Jennifer Lawrence) trouxeram a história de Katniss Everdeen, uma jovem guerreira de Panem – uma versão mais segregativa da América do Norte – que submeteu-se no lugar da irmã para participar dos Jogos Vorazes, uma competição que reúne pessoas de 12 distritos para batalharem até a morte. A narrativa inclusive gerou comparações diversas com Battle Royale, romance publicado em 1999.

UNIVERSO CINEMATOGRÁFICO MARVEL (2008 – PRESENTE)

Número de filmes: 23

Universo Cinematográfico Marvel é um dos maiores panteões da indústria do entretenimento e teve início ainda em 2008 com o lançamento de Homem de Ferro. Desde então, o MCU lançou mais 22 longas-metragens (e já tem outros inúmeros programados para divulgar nos próximos anos). As histórias giram em torno dos heróis mais poderosos da Terra e, em 2019, concluiu sua famosa Saga do Infinito com a estreia de Vingadores: Ultimato.

STAR WARS (1977 – PRESENTE)

Número dos filmes: 12 (com três filmes derivados)

Quando pensamos em grandes sagas do cinema, é quase automático nos lembrarmos de Star Wars. Afinal, a franquia arquitetada por George Lucas serviu de inspiração para diversas outras produções de alto calibre (como Harry Potter) e até hoje é utilizada para análise da milenar “jornada do herói” (ou o monomito, como aponta Joseph Campbell). A história principal gira em torno de Luke Skywalker, um rapaz cujos pais adotivos morrem e que jura destruir a Estrela da Morte; já as derivações trazem personagens como Padmé, Anakin Skywalker e, mais recentemente, Rey e Kylo Ren.

HALLOWEEN (1978 – PRESENTE)

Número de filmes: 11 (incluindo um remake com dois filmes)

John Carpenter é um cineasta e musicista relembrado até hoje por criar uma franquia de terror intitulada Halloween. Imortalizando Jamie Lee Curtis como uma das scream queens originais e causando pesadelo com o perturbado Michael Myers e seu desejo psicótico de simplesmente matar todos que encontra pela frente, a saga é composta de diversos capítulos que perderam o fio da meada com o passar dos anos. Felizmente, depois de um horrível remake de Rob Zombie, Carpenter voltou como produtor do remake de 2018 (a continuação consecutiva da obra de 1978).

ALIEN (1979 – 2017)

Número de filmes: 06 (divididos em duas séries)

Sigourney Weaver teve seu grande papel de destaque em Alien – O Oitavo Passageiro’ como a bad-ass Ellen Ripley, uma oficial da espaçonave Nostromo que enfrenta uma força extraterrestre mortal que caça um a um. A personagem retornou para mais três filmes antes de dar espaço para Noomi RapaceKatherine Waterston em duas derivações que tentaram reviver as horripilantes histórias (e explicar a origem da medonha criatura).

Comentários

Não deixe de assistir: