quarta-feira, abril 24, 2024

11 filmes e séries que denunciam o racismo para entender o momento

Nos tempos mais felizes e também nos mais sombrios, arte e obras de ficção tendem a ser pontos fixos aos quais podemos recorrer em busca de alguma certeza. Elas podem servir como refúgio, como reflexão e, muitas vezes, estão ali para denunciar de forma lúdica e condensada quais são os problemas com os quais lutamos dia após dia. Não à toa dizemos que a arte — e nela estão inclusos o cinema e a TV, neste século — é responsável por deixar registrados os sentimentos coletivos de um povo ou de um grupo, traduzi-los para a eternidade e para quem vê de fora e, eventualmente, ajudar a construir pontes.

Neste sentido, a denúncia do racismo e da violência contra grupos de minoridade política sempre foi uma questão presente nas artes, conscientemente ou não. Por isso, no momento em que o mundo se levanta em protestos contra o genocídio negro, o CinePOP resolve listar 11 séries ou filmes que ajudam a entender o momento.

Olhos que Condenam

A minissérie criada por Ava DuVernay para a Netflix é baseada no caso verídico de cinco jovens negros moradores do Harlem, nos Estados Unidos, acusados e condenados pelo estupro de uma jovem, branca, que corria no Central Park, em 19 de abril de 1989. Embora eles fossem inocentes, foram coagidos a confessar o crime e passaram anos na prisão por isso, em diversos regimes diferentes. Três décadas após o crime, DuVernay dá voz aos Cinco Exonerados em uma minissérie emocionante em 4 episódios. ‘When They See Us’ (título original) foi indicada a 16 prêmios Emmy e venceu 2, de melhor elenco em série limitada e melhor ator em série limitada, para Jharrel Jerome, que interpretou Korey Wise. 

O Ódio que Você Semeia

O filme, baseado no livro homônimo de Angie Thomas, acompanha Starr Carter (Amandla Stenberg), uma jovem de 16 anos que presencia o assassinato do melhor amigo por um policial branco. Forçada a testemunhar, Starr passa por diversas provações e desafios que a forçam a tomar coragem para se posicionar contra o racismo institucionalizado, enquanto é pressionada pela comunidade e pela família para encontrar a sua própria voz. ‘O Ódio que Você Semeia’ está disponível no Telecine Play. 

Infiltrado na Klan

Spike Lee conta a história de Ron Stallworth (John David Washington), um policial negro do Colorado que conseguiu se infiltrar na Ku Klux Klan e expôr a organização, provando seu valor e sua disposição a fazer mudança. A história também é baseada em fatos verídicos, e o filme está disponível para compra e aluguel em VOD.

Ponto Cego

Não deixe de assistir:

Escrito, produzido e protagonizado pela dupla Rafael Casal e Daveed Diggs, o filme acompanha Collin (Diggs), que deseja aproveitar os últimos três dias de liberdade condicional ao lado do amigo, Miles (Casal). Mas quando o rapaz vira testemunha de um tiroteio policial, a amizade é colocada a prova e ele precisa enfrentar a realidade do próprio bairro.

Sensação no Festival de Sundance de 2018, ‘Ponto Cego’ foi indicado ao Independent Spirit Awards, o ‘Oscar do Cinema  Independente’, e trata-se de uma resposta de Diggs e Casal à cidade em que cresceram, Oakland. O filme está disponível no Prime Video, da Amazon. 

Detroit em Rebelião

A premiada Kathryn Bigelow dirige este filme escrito por Mark Boal, que conta a história dos ‘disturbios raciais’ ocorridos em Detroit em 1967, entre cidadãos negros e o departamento policial após este ter invadido uma celebração para veteranos negros que retornavam da Guerra do Vietnã. O longa acompanha o dilema de um segurança (John Boyega) que precisa defender a loja em que trabalha enquanto vê jovens sendo intimidados pelas autoridades. ‘Detroit em Rebelião’ está disponível no Telecine Play.

Corra!

O sensacional terror de Jordan Peele mal precisa ser apresentado, mas caso você tenha vivido sob uma pedra nos últimos anos, acompanha Chris (Daniel Kaluuya) em um final de semana conhecendo os pais da sua namorada, Rose (Allison Williams). Chegando lá, as coisas não são tão tranquilas quanto Chris imaginava… ‘Corra!’ está disponível na Netflix. 

Se a Rua Beale Falasse

Após o sucesso do vencedor do Oscar ‘Moonlight – Sob a Luz do Luar’, o realizador Barry Jenkins volta à ativa com mais uma história emocionante. Dessa vez, acompanhamos o casal Clementine e Alonzo, separados após ele ser acusado de um crime que não cometeu. Quando ela descobre que está grávida, toda a família se reúne para tentar provar a inocência dele. ‘Se a Rua Beale Falasse’ está disponível no HBO Go. 

Dear White People

Filme transformado em série, ‘Dear White People’ é uma boa recomendação em ambos os formatos. A base da história é a mesma para ambos, acompanhando um grupo de estudantes negros em uma faculdade de elite predominantemente branca nos Estados Unidos. O longa de 2014 foi protagonizado por Tessa Thompson no papel de Samantha White e está disponível para aluguel em VOD; a personagem é vivida por Logan Browning na série, que está na Netflix. 

Eu Não Sou Seu Negro

A partir de um texto não-finalizado de James Baldwin, o documentário faz uma reflexão profunda sobre as questões raciais nos Estados Unidos, comparando as diferentes propostas de líderes ativistas, com narração de Samuel L. Jackson. Indicado está com acesso liberado de graça no Globosat Play, dentro do perfil do Canal Brasil. 

A 13ª Emenda

Também indicado ao Oscar, este documentário de Ava DuVernay analisa a eclosão do sistema prisional norte-americano com a criminalização da população negra, tecendo uma relação histórica com a falta de oportunidades igualitárias para negros e brancos dentro da sociedade. ‘A 13ª Emenda’ é uma produção original Netflix. 

Watchmen

Esta pode parecer uma escolha, a princípio, equivocada, mas vamos com calma que tem fundamento. A adaptação da HBO assinada por Damon Lindelof utiliza como pano de fundo o Massacre de Tulsa ocorrido em 1921 para narrar a tradicional jornada do herói através de um viés político e social, que denuncia a brutalidade policial e o ciclo vicioso da América. ‘Watchmen’ é uma produção da HBO.

Monstros e Homens

 

O fato é único: um policial matou um homem negro. Mas, aqui, o assistimos através de três pontos de vistas diferentes: o de um policial negro, o de um jogador de baseball jovem e o de uma testemunha que filmou o caso. O filme tem no elenco John David Washington, Anthony Ramos e Jasmine Cephas Jones, e está disponível para compra no iTunes. 

Mais notícias...

Laysa Zanettihttps://cinepop.com.br
Repórter, Crítica de Cinema e TV formada em Twin Peaks, Fringe, The Leftovers e The Americans. Já vi Laranja Mecânica mais vezes que você e defendo o final de Lost.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS