quarta-feira, abril 24, 2024

11 referências de ‘Stranger Things’ que você não percebeu

A série ‘Stranger Things’ é um mar de referências oitentistas, que permeiam desde os cortes, ângulos e abordagens de algumas cenas, passando por características presentes no cenário ou nos diálogos do elenco, que entregam suas origens.

E com uma trama cada vez mais amarrada e bem construída, é possível se distrair e perder algumas das nostálgicas referências apresentadas. Mas não se você perdeu alguma, fique tranquilo, pois nós garimpamos e trouxemos de volta à memória algumas coisas valiosas que você pode ter perdido de vista.

Confira:

1 – O amor de Will pelo chocolate Reese tem tudo a ver com ‘E.T. – O Extraterrestre’

Na cena em que o dr. Owens pergunta a Will seu chocolate favorito, o garoto responde Reese. E como bons amantes das produções de Spielberg que os irmãos Duffer são, essa simples característica não é aleatória. Para os que não se recordam, o chocolate possui um papel importante dentro da trama de ‘E.T. – O Extraterrestre’.

2 – ‘O Exterminador do Futuro’ em exibição nos cinemas de Hawkins

Essa referência é a mais perceptível, mas se você a deixou passar, fique atento. Pois se ‘O Exterminador do Futuro’ estava nos cinemas durante os acontecimentos da segunda temporada de ‘Stranger Things’, isso significa que o ciclo se passa entre o final de outubro e a primeira metade de novembro de 1984 (o lançamento do filme foi em 26 de outubro, mais precisamente).

Não deixe de assistir:

3- Os túneis do Mundo Invertido

O design do Mundo Invertido da série segue um viés bem semelhante à estética do que vemos no clássico ‘Alien’. Com uma atmosfera sombria, sem iluminação e estrutura pegajosa, o local ainda é repleto de criaturas que ficam rondando o local. No caso de ‘Stranger Things’, elas seriam os demodogs.

4- A fantasia de Halloween de Eleven

Se fizermos um paralelo à ‘E.T.’, Eleven corresponderia à criatura inexplicável com poderes de outro mundo. Na segunda temporada da série, ela incorpora essa referência, sendo fantasiada por Hopper de fantasma com um clássico lençol branco. Na produção de Spielberg, E.T. se fantasia do mesmo jeito para o Halloween.

5- Will em ‘Contatos Imediatos de Terceiro Grau’

Naquela cena em que Will começa a ter visões do Mundo Invertido, o pré-adolescente se direciona à porta de entrada de sua casa e dá de cara com outra clássica referência, que é nada mais e nada menos que um dos momentos mais marcantes de ‘Contatos Imediatos de Terceiro Grau’.

6- Hooper recupera seu chapéu numa pegada ‘Indiana Jones’

Quando Hooper decide desbravar o Mundo Invertido e é tomado por plantas alienígenas, mas consegue escapar, ele quase deixa algo para trás. Honrando a postura de Indiana Jones, que jamais perde seu chapéu, ele volta para resgatá-lo antes de ir embora. Uma deliciosa nostalgia ao filme ‘Os Caçadores da Arca Perdida’.

7- O radar do laboratório

Um outra referência a ‘Alien’, a cena corresponde ao momento em que um grupo de cientistas vai em direção ao túnel abaixo do Laboratório de Hawkins. Enquanto a turma caminha rumo ao seu iminente fim, Hooper, dr. Owens e outros profissionais acompanham o radar, à medida que os cientistas são atacados por uma leva voraz de demodogs. A nostalgia é ainda maior, quando testemunhamos todos carregarem suas próprias tochas flamejantes e mais ainda no instante que alguém decide dizer “fique frio” quando os remanescentes decidem fugir desesperadamente pelo elevador do prédio.

8- Bob, o “alterego” de Mike Walsh de ‘Goonies’

Amistoso, adorável, gente fina, bom com jogos de tabuleiros e expert em mapas. As referências vinculadas ao personagem de Sean Austin são uma saudosa lembrança de uma das melhores produções dos anos 80. É difícil não capturar essa nostalgia – sendo a mais óbvia justamente pela escalação do próprio líder dos ‘Goonies’ – mas se você deixou passar, tente não esquecer de novo!

9- Steve e Dustin em um bate papo bem ‘Conta Comigo’

O filme “infantil” que até hoje emociona jovens e adultos, ‘Conta Comigo’ tem uma das cenas mais icônicas do cinema. A famosa caminhada pelos trilhos do trem é uma referência memorável, imortalizada e renascida no momento em que Steve e Dustin – ambos cuja paixão teen corresponde à Nancy, não que isso signifique algo – decidem espalhar pedaços de carne frescas pelos trilhos, em busca de Dart.

10- Paul Reiser, a referência que dispensa apresentações

Paul Reiser é a referência viva oriunda de ‘Aliens, O Resgate’. As características de seu personagem no clássico são bem semelhantes às do dr. Owens. E para deixar bem claro que o ator já é marcante por natureza, os irmãos Duffer confirmaram que, originalmente, o médico especialista do laboratório de Hawkins se chamaria Paul Reiser.

11 – Eleven, a Selvagem da Noite

Quando Eleven se enturma com Kali e sua gangue em Chicago, testemunhamos dois rápidos flashbacks de ‘Warriors – Os Selvagens da Noite’. Quando o grupo sai em bando pelas ruas da cidade, seja de dia ou à noite, é possível perceber uma semelhança nostálgica com o clássico do final dos anos 70.

 

E aí, o que acharam dessas artes fantásticas?

A 2ª temporada de ‘Stranger Things’ já está disponível com 9 episódios na Netflix.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS