quinta-feira, abril 25, 2024

13 filmes de terror CLÁSSICOS para assistir nesta Sexta-Feira 13

Poucos dias do ano causam tanta comoção quanto a sexta-feira 13.

A mística data possui uma história milenar e as narrativas que a envolvem são rodeadas de misticismo, magia e eventos sobrenaturais. Apesar de não haver uma origem certeira que explana o motivo desse dia ser tão temido pelas pessoas (mais especificamente, por aqueles que fazem parte de uma comunidade judaico-cristã), sabe-se que ela é caracterizada como um momento de cautela que prenuncia o azar e o medo – e que envolve uma simbologia iconográfica gigantesca, desde gatos pretos até escadas.

Pensando nisso, o CinePOP montou uma lista com 13 filmes de terror clássicos que você pode conferir nesta sexta-feira, incluindo as icônicas franquias ‘Sexta-Feira 13’‘A Hora do Pesadelo’, e o adorado suspense psicológico ‘O Iluminado’.

Veja abaixo as nossas escolhas e conte para nós qual o seu título favorito:

O GABINETE DO DR. CALIGARI (1920)

A história de ‘O Gabinete do Dr. Caligari’, lendário filme comandado por Robert Wiene, é centrada em um insano hipnotizador (Werner Krauss) que usa um sonambulista (Conrad Veidt) para cometer assassinatos. Entretanto, esse espectro criminal, na verdade, é contado a partir da visão de um homem chamado Francis (Friedrich Fehér) e que é a presença central de uma gigantesca reviravolta que descontrói o que acreditávamos saber sobre o longa – e serve até mesmo como análise antropológica e psíquica da condição humana. Afinal, conforme o enredo aproxima-se do final, vemos que Francis é apenas um lunático iludido que inventa inúmeras ficções, estando preso em um manicômio e acreditando que o diretor da instituição é o personagem-titular.

NOSFERATU (1922)

Dirigido por Murnau e inspirado no romance gótico ‘Drácula’, de Bram Stoker, ‘Nosferatu’ inspirou inúmeros cineastas, incluindo Alfred Hitchcock e Guillermo del Toro. A história gira em torno de um corretor de imóveis chamado Hutter (Gustav von Wangenheim) que precisa vender um castelo cujo proprietário é o excêntrico conde Graf Orlock (Max Schreck). O conde, na verdade, é um vampiro milenar que espalha o terror na região de Bremen, na Alemanha e se interessa por Ellen, a mulher de Hutter.

O EXORCISTA (1973)

Não deixe de assistir:

Dirigido por William Friedkin e estrelado pela Linda Blair, o primeiro longa segue uma garotinha de doze anos que está tendo um comportamento completamente assustador. Deste modo, sua mãe pede ajuda a um padre, que é também um psiquiatra, e este chega a conclusão de que a garota está possuída pelo demônio. Ele solicita então a ajuda de um segundo sacerdote, especialista em exorcismo, para tentar livrar a menina desta terrível possessão.

HALLOWEEN (1978 – PRESENTE)

John Carpenter é um cineasta e musicista relembrado até hoje por criar uma franquia de terror intitulada Halloween. Imortalizando Jamie Lee Curtis como uma das scream queens originais e causando pesadelo com o perturbado Michael Myers e seu desejo psicótico de simplesmente matar todos que encontra pela frente, a saga é composta de diversos capítulos que perderam o fio da meada com o passar dos anos. Felizmente, depois de um horrível remake de Rob Zombie, Carpenter voltou como produtor do remake de 2018 (a continuação consecutiva da obra de 1978).

ALIEN (1979 – PRESENTE)

Sigourney Weaver teve seu grande papel de destaque em ‘Alien – O Oitavo Passageiro’ como a bad-ass Ellen Ripley, uma oficial da espaçonave Nostromo que enfrenta uma força extraterrestre mortal que caça um a um. A personagem retornou para mais três filmes antes de dar espaço para Noomi Rapace e Katherine Waterston em duas derivações que tentaram reviver as horripilantes histórias (e explicar a origem da medonha criatura).

O ILUMINADO (1980)

O icônico ‘O Iluminado’ não poderia ficar de fossa da nossa lista e, até hoje, o longa-metragem é considerado um dos melhores suspense psicológicos de todos os tempos. Na trama, um homem (Jack Nicholson) é contratado para ficar como vigia em um hotel no Colorado e vai para lá com a mulher (Shelley Duvall) e seu filho (Danny Lloyd). Porém, o contínuo isolamento começa a lhe causar problemas mentais sérios e ele vai se tornado cada vez mais agressivo e perigoso, ao mesmo tempo em que seu filho passa a ter visões de acontecimentos ocorridos no passado, que também foram causados pelo isolamento excessivo.

SEXTA-FEIRA 13 (1980 – 2009)

A saga ‘Sexta-Feira 13’ é uma das mais longevas da história do cinema e introduziu o medonho e assustador Jason Voorhees – um assassino em série demoníaco que usa um grande facão de caça para coletar suas vítimas. Quando criança, Jason se afogou no lago do Acampamento Crystal Lake em virtude da negligência da equipe de monitores. Como vemos no primeiro filme, a mãe de Jason o traz de volta à vida para se vingar contra os adolescentes inconsequentes que continuam a visitar o Acampamento, tornando-se vítima do imortal antagonista. A franquia possui dez capítulos originais, um cross-over com ‘A Hora do Pesadelo’ e um reboot, além de ter arrecadado quase US$530 milhões.

A HORA DO PESADELO (1984 – 2010)

Criado pela genial mente de Wes Craven‘A Hora do Pesadelo’ ainda assombra aqueles que viram Freddy Krueger pela primeira vez nas telonas. A história, que se estende por sete filmes, um cross-over com ‘Sexta-Feira 13’ e um reboot, gira em torno de um assassino em série diferente de todos que já existiram, visto que ele ataca apenas quando suas vítimas estão dormindo e em seus sonhos – tornando quase impossível derrotá-lo. Freddy, na verdade, era um zelador de uma escola que foi queimado vivo depois de ser acusado de matar várias crianças e, como vingança, foi atrás dos filhos de seus algozes para aterrorizá-los das maneiras mais assustadoras possíveis.

O ENIGMA DE OUTRO MUNDO (1982)

Antártica, inverno de 1982. Na remota Estação 4 do Instituto Nacional de Ciências dos Estados Unidos estão 12 homens (cientistas e operários), que observam com espanto um norueguês tentar de todas as maneiras matar um cão, tanto que invade a estação e atira até nos americanos, mas é morto. O helicóptero, que trouxe o intruso, explode, matando os outros tripulantes e a razão daquilo fica sem explicação. Após isto o cachorro fica na base e os americanos começam a querer saber o que realmente aconteceu. O piloto de helicóptero J.R MacReady se oferece para viajar até a base norueguesa e tentar achar alguma explicação. Chegando lá descobrem que o local foi destruído e descobrem um corpo mutilado, que parece de uma pessoa. Eles o levam para a base americana para ser estudado e só então surgem pistas do acontecido, pois o cachorro se transforma em uma terrível criatura que ataca os pesquisadores. Gradativamente concluem que estão diante de um alienígena, que pode se transformar em uma cópia exata das suas vítimas. Isto significa que membros da equipe podem ser mortos e a cópia assumir o lugar deles.

O SILÊNCIO DOS INOCENTES (1991)

O aclamado e clássico suspense de horror, estrelado por Anthony HopkinsJodie Foster, acompanha a agente do FBI Clarice Starling, que tem a missão de encontrar um assassino que arranca a pele de suas vítimas. Para entender como ele pensa, ela procura o perigoso psicopata, Hannibal Lecter, encarcerado sob a acusação de canibalismo. Mais de trinta anos depois de sua estreia, o longa-metragem é considerado por diversos especialistas como um dos melhores e mais importantes filmes da história do cinema.

PÂNICO (1996 – PRESENTE)

Também criada por Craven, ‘Pânico’ permanece viva na memória dos fãs de slasher e promoveu uma enorme revolução considerável no gênero. Lançada em 1996, a saga é centrada em Sidney Prescott nos quatro primeiros filmes, uma jovem que é caçada por um assassino mascarado conhecido como Ghostface. É claro que, ao longo dos anos, a franquia tropeçou aqui e ali, mas sempre entregou uma narrativa interessante, recheada de sangue e de referências cinematográficas. Com a estreia do quinto capítulo, que apresentou uma nova geração de vítimas, ‘Pânico’ recuperou sua originalidade e já caminha para mais um longa-metragem.

A BRUXA DE BLAIR (1999)

Apesar de não ter envelhecido tão bem quanto se esperaria, A Bruxa de Blair é um importantíssimo filme para a história cinematográfica e, sem ele, diversas produções bastante conhecidas nem ao menos veriam a luz do dia – como ‘Atividade Paranormal’‘Amizade Desfeita’ e ‘Buscando…’. A história acompanha um grupo de cineastas amadores que pretendem rodar um documentário sobre a personagem titular, uma mitológica criatura que se esconde na floresta. Entretanto, a Bruxa de Blair não apenas uma lenda e, assim que eles se embrenham na densa mata, são caçados por uma força demoníaca que não os quer lá.

JOGOS MORTAIS (2004 – 2021)

Jogos Mortais começou como um curta-metragem dirigido pelo mestre do terror James Wan – e sua narrativa revolucionária e que deu início ao gore-porn se transformou num longa lançado em 2004. É certo dizer que, com o passar dos filmes, a mensagem principal do filme perdeu-se para cenas de pura sanguinolência e tortura, mas os fãs se mantiveram firmes até o capítulo final (que depois ganhou uma sequência-reboot e um spin-off com Chris Rock e Samuel L. Jackson).

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS