sábado, abril 27, 2024

13 Grandes dicas de filmes IMPERDÍVEIS para assistir na Netflix

As plataformas de streaming há muito já deixaram de ser apenas um conduíte dos grandes estúdios e seus filmes até o público. Empresas como a Netflix, a pioneira neste mercado, até começaram desta forma, como uma “locadora virtual”, mas logo percebeu que seria preciso começar a produzir conteúdo próprio também. Deu muito certo. A Netflix começou com séries próprias, que nunca precisariam deixar seu acervo, e logo vieram também seus filmes. Hoje, a coisa funciona em larga escala, numa era em que os principais grandes estúdios possuem suas próprias plataformas para exibir seus filmes, e outros streamings como a Amazon Prime Video caminham a passos largos para a mesma finalidade.

Mas nem só de conteúdo próprio pode viver essas empresas. Assim, um dos aspectos mais interessantes ainda é peneirar clássicos e produções de sucesso saídas dos cinemas. Afinal, grande parte dos filmes nesse sentido é que são verdadeiramente os ícones da sétima arte. Assim, através de uma série de matérias iremos apresentar alguns dos grandes filmes imperdíveis disponibilizados nas plataformas de streaming mais populares da atualidade. Aqui, começaremos justamente com dicas da Netflix. Confira abaixo.

Era uma Vez em Hollywood

O mais recente trabalho do mestre Quentin Tarantino migrou da Amazon Prime Video e se encontra atualmente no acervo da rival Netflix. Como era esperado, Tarantino entrega outra obra-prima, ao voltar no tempo para 1969, para uma época muito diferente na maior fábrica de filmes do mundo: Hollywood. Estreando no badalado festival de Cannes de 2019, o cineasta mistura ficção e realidade ao descortinar o mundo que tanto ama, e de quebra desmistifica figuras lendárias como Bruce Lee, Roman Polanski, Sharon Tate e Steve McQueen. Resultado: 8 indicações ao Oscar (incluindo melhor filme e diretor) e as vitórias de direção de arte e ator coadjuvante para Brad Pitt.

Taxi Driver

Saindo de um mestre para outro, é indiscutível que uma das maiores influências do cinema de Quentin Tarantino é Martin Scorsese, um de seus ídolos. E o filme que serviu como divisor de águas na carreira de Scorsese é Taxi Driver, uma das adições mais interessantes da Netflix em seu acervo recente. Clássico cultuadíssimo, o filme traz Robert De Niro em um de seus melhores papeis, um motorista de táxi desconectado da realidade e do convívio social após traumas na Guerra do Vietnã. O longa também foi exibido em Cannes, em 1976, e foi indicado para 4 Oscar, incluindo melhor filme e ator para De Niro.

Gladiador

O filme que transformou Russell Crowe em um astro internacional, também foi responsável por ser a volta por cima na carreira do prestigiado diretor Ridley Scott. No fim dos anos 90, a trajetória cinematográfica de Scott não se encontrava na melhor forma, mas quando tirou Gladiador do papel, o diretor veria surgir um dos maiores sucessos de sua história. É impossível não se empolgar com esse épico glorioso sobre um general romano que é traído, vendido como escravo e transformado em gladiador. Um enorme sucesso, Gladiador igualmente chegou até o Oscar de seu respectivo ano, levando 5 estatuetas (incluindo melhor filme e ator para Crowe), das 12 as quais estava indicado.

Tubarão

Não deixe de assistir:

Numa lista de filmes imperdíveis de uma plataforma de streaming não podem faltar verdadeiros marcos da sétima arte, certo? E isso engloba aqueles filmes que revolucionaram para sempre o cinema. Esse é o caso exatamente com Tubarão, o primeiro blockbuster da história – lançado ainda em 1975. Portanto, se você hoje pode desfrutar do universo criado pela Marvel e os filmes dos Vingadores, por exemplo, isso é graças ao sucesso que esta produção da Universal Pictures obteve no verão de meados dos anos 70, capitaneada por Steven Spielberg. Aliás, o cineasta se tornaria esse pilar de Hollywood também devido a este revolucionário filme, que possui uma história simples, sobre um grande tubarão branco espalhando o terror numa pequena cidade em uma ilha dos EUA. O que muitos podem não saber é que Tubarão foi indicado ao Oscar de melhor filme.

Forrest Gump – O Contador de Histórias

Por falar em filmes indicados ao Oscar, um dos mais bem sucedidos da história dos prêmios da Academia do Cinema é esta produção estrelada por Tom Hanks e dirigida por Robert Zemeckis, o mesmo da trilogia De Volta para o Futuro. Um dos filmes mais icônicos dos anos 90, lançado em 1994, Forrest Gump é baseado no livro de Winston Groom e foi exibido no Festival de Veneza antes de arrebatar corações pelo mundo, com seu conto sobre um homem simples, de inteligência deficiente, cujo carisma e atitude positiva em relação ao mundo o levam através de alguns dos eventos mais marcantes dos EUA nos últimos 50 anos. Forrest Gump levou 6 Oscar – incluindo melhor filme, diretor e ator.

Um Sonho de Liberdade

No mesmo ano de Forrest Gump, temos outro marco do cinema, ainda extremamente adorado e reverenciado por cinéfilos do mundo todo. De fato, Um Sonho de Liberdade permanece por décadas como o filme mais bem avaliado de todos os tempos pelo grande público no maior site de cinema da internet, o IMDB. E na Netflix você tem a chance de conferi-lo antes que ele deixe a plataforma no início de outubro. Baseado num conto de Stephen King, aqui temos um homem que se diz inocente de um crime de assassinato. Condenado à prisão, ele busca sua liberdade por décadas. Esse é outro filme que emplacou forte no Oscar.

O Resgate do Soldado Ryan

Por falar em Tom Hanks e Steven Spielberg, ambos artistas icônicos já apareceram na lista, e agora retornam em sua primeira parceria nas telonas. Isto é, num filme em que o cineasta comandou, porque Spielberg já havia produzido Um Dia a Casa Cai (1986), estrelado por Hanks. Mas foi nesse drama sobre soldados no campo de batalha durante a Segunda Guerra Mundial que o cineasta pôde dirigir Hanks pela primeira vez, ambos saindo de sua zona de conforto para um filme sério e bastante cru. Esse é outro longa que em breve deixará a Netflix, então é bom correr para ver ou rever.

Clube da Luta

Toda vez que temos a chance de recomendar Clube da Luta, o fazemos. Ainda um dos filmes mais celebrados da carreira do diretor David Fincher, esse longa de temas anárquicos se tornou rapidamente objeto de culto por parte dos cinéfilos e ajudou a fazer do ano de 1999 um dos mais marcantes para a história do cinema – ao apresentar alguns dos filmes mais adorados de todos os tempos, vide O Sexto Sentido e Matrix, por exemplo, só para citar dois. Uma trama repleta de reviravoltas, nada é o que parece de verdade nesse filme que traz Brad Pitt e Edward Norton como protagonistas, dois sujeitos estranhos e erráticos, criando um clube para extravasarem suas rotinas na base da porrada. É claro que essa é apenas a ponta do iceberg.

Fale com Ela

A Netflix pode se orgulhar de ter lançado o mais recente trabalho do prestigiado Pedro Almodóvar, Mães Paralelas. E de quebra, como acontece em casos assim, o streaming também ganhou o direito de exibição de muitos dos trabalhos do cineasta para “embelezar” seu acervo. Ou seja, se você é fã do diretor, agora pode conferir inúmeros filmes de seu repertório na plataforma. Selecionamos aqui o que é tido pela maioria dos cinéfilos como seu melhor trabalho – como escrevi recentemente numa lista com as 10 melhores produções de Almodóvar. Na trama, um enfermeiro se vê obcecado por uma bailarina, e quando esta entra em coma após um acidente, ele tem a chance de se aproximar e cuidar dela. Almodóvar foi indicado ao Oscar de direção e levou a estatueta de melhor roteiro.

Leia também: Pedro Almodóvar | Conheça os 10 MELHORES Filmes do Diretor – Segundo o Público e os Fãs

Que Horas Ela Volta?

Um dos maiores sucessos nacionais dos últimos anos, esta produção dirigida por Anna Muylaert foi lançada em 2015 e fez muito sucesso em sua trajetória por festivais internacionais, a começar por Sundance. Na trama, o show é de Regina Casé no papel da empregada doméstica Val, que trabalha na casa de uma família privilegiada da classe média alta brasileira. Ela é uma “segunda mãe” (como diz o título americano) para os filhos da família, mas quando sua própria filha chega para morar com ela no lar dos patrões, o choque de realidade irá afetar todas as dinâmicas ao redor.

Sicário – Terra de Ninguém

Outra produção de 2015, Sicário ajudou a firmar o nome do franco-canadense Denis Villeneuve como um dos melhores realizadores da atualidade trabalhando em Hollywood. Junte a isso o roteiro do renomado Taylor Sheridan, para termos como resultado essa espécie de “Tropa de Elite” gringa – com uma agente novata do FBI, papel de uma excelente Emily Blunt, declarando guerra aos cartéis de drogas mexicanos; no trajeto precisando traçar uma linha entre o serviço e seu código de moral, ao se deparar com atos fora da lei vindos de dentro de sua própria equipe governamental.

Capitão Fantástico

Existem filmes que ao serem lançados se tornam cults queridos quase que imediatamente. Esse é o caso com Capitão Fantástico, um drama único, mas não muito conhecido pelo grande público. Quem estrela é Viggo Mortensen, como um patriarca de uma grande família, criando seus numerosos filhos no meio do nada, numa zona florestal longe da civilização e do contato social. Eles são treinados fisicamente e intelectualmente num mundo particular utópico no qual o protagonista e sua esposa resolveram criar. Quando ela morre de câncer, esse mundo “perfeito” começa a mostrar suas rachaduras, e tudo precisará mudar.

Aquarius

Finalizando a lista, temos outro filme brasileiro que deu o que falar e fez enorme sucesso. Aquarius causou polêmica fora das telas, quando o elenco liderado pela veterana Sonia Braga e o diretor Kleber Mendonça Filho protestaram contra o chamado golpe que derrubou a presidente Dilma Rousseff do poder, para a entrada de seu vice Michel Temer. O que inclui o filme não ter sido selecionado para representar o Brasil no Oscar em seu respectivo ano, visto como boicote na época. Na trama, uma mulher é a única que resiste em vender seu apartamento num prédio antigo para uma empresa construir um novo condomínio de luxo, devido às lembranças que o local traz para sua história de vida.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS