sexta-feira, março 29, 2024

14 Filmes de TERROR que estreiam na Segunda Metade de 2017

O ano de 2017 foi particularmente bom para os filmes de terror e suspense. Tudo porque tivemos duas obras excepcionais, que beiram a perfeição. Primeiro, vimos a volta de M. Night Shyamalan à boa forma com Fragmentado, filme que trouxe um tour de force incrível de seu protagonista James McAvoy, além de mais um trabalho sólido da promissora Anya Taylor-Joy (A Bruxa para os íntimos). Depois, por apresentar ao mundo Jordan Peele, na forma de diretor bastante autoral. Corra!, seu filme com tons de sátira e crítica social, é um grande acerto, que nos faz ,acima de tudo, esquecer se tratar de um cineasta estreante.

Principalmente, o que estas duas obras possuem de tão refrescante é o fato de serem materiais completamente novos, originais, baseados puramente na ideia de seus criativos roteiristas. Nada de continuações, remakes, reformulações, ou qualquer gancho em uma ideia reciclada. Aproveitando também o lançamento do terror psicológico e de arte Ao Cair da Noite, que arrancou elogios dos especialistas, resolvemos montar uma nova lista, com o que de melhor o gênero nos brindará ainda este ano. Então, pegue seu crucifixo, suas balas de prata ou qualquer tipo de objeto duro e prepare-se: estes são os 14 filmes de terror mais interessantes do segundo semestre de 2017. Ao final do texto não esqueça de comentar dizendo quais são os que mais chamaram sua atenção.

Amityville: O Despertar

Adiado do ano passado para este, e depois de janeiro para julho, o novo Amityville acaba de ser engavetado nos EUA. O filme ainda é prometido para 2017, mas sem mês de estreia previsto. Pena para Bella Thorne, jovem atriz talentosa em ascensão, que protagoniza o terror. Ou quem sabe sejam seus agentes que estão embarreirando o lançamento devido à qualidade do filme. O caso de Amityville já foi tema de inúmeras produções cinematográficas e esta utiliza apenas o nome, soando como mais um terror genérico – ao menos pelo trailer. Na trama, uma família se muda para a casa, a fim de cuidar do filho comatoso, papel de Cameron Monaghan (o Coringa da série Gotham). Além de Thorne e Monaghan, o elenco traz Jennifer Morrison (Era uma Vez), Thomas Mann (Kong: A Ilha da Caveira) e a indicada ao Oscar Jennifer Jason Leigh (Os Oito Odiados) na pele da matriarca. No Brasil, o novo Amityville será distribuído pela Paris Filmes, e divulgou recentemente a data de estreia para 21 de Setembro.

O Massacre da Serra Elétrica – Leatherface

Como vocês perceberão em breve, a lista está recheada de novos exemplares de franquias icônicas do gênero. E este é mais um deles. O Massacre da Serra Elétrica (1974) causou alvoroço em seu lançamento, se tornando uma das produções mais polêmicas da sétima arte até então, e sendo inclusive proibida em diversos país. O fato só ajudou seu sucesso, criando uma verdadeira aura cult em torno da obra, afinal toda publicidade, mesmo negativa, ainda é publicidade. Como o que deu certo será tentado de novo, o filme de Tobe Hooper ganhou três sequências (1986, 1990 e 1994), uma refilmagem (2003), uma pré-sequência desta refilmagem (2006) e mais um filme, continuação direta e capenga do filme de 1974 (2013).

O mais interessante desses filmes foram os talentos que as produções arrastaram. Gente como Matthew McConaughey, Viggo Mortensen e Renée Zellwegger davam as caras nas produções mais antigas, em início de carreira, e Jessica Biel, Jordana Brewster e Alexandra Daddario, não tão em início de carreira assim, aceitaram participar dos mais recentes. O novo, que utiliza o nome do psicopata com máscara de pele humana como título (assim como a terceira parte, de 1990), traz Stephen Dorff (Blade) e Lili Taylor (Invocação do Mal) no elenco, e fala sobre a infância do psicopata, numa espécie de Leatherface Begins. O terror será lançado no sistema de streaming no dia 21 de setembro nos EUA,  e depois de forma restrita nos cinemas e em DVD, no dia 20 de outubro.

The Killing of a Sacred Deer

Esse não é um terror tradicional. Para começar, trata-se de um filme de arte, exibido no Festival de Cannes e por lá vaiado. Mas não se preocupe, o povo por lá também vaiou os ótimos Demônio de Neon e Personal Shopper. No entanto, é preciso ter em mente que este filme terá uma pegada semelhante aos filmes citados acima, e não aos outros encontrados na lista. Não por acaso, o cineasta dono da ideia e direção é o grego Yorgos Lanthimos, indicado ao Oscar pelo excêntrico O Lagosta (2015). Ou seja, esperem algo estranho e inusitado. Novamente usando Colin Farrell como protagonista, Lanthimos conta a história de um adolescente que tenta trazer um brilhante cirurgião (Farrell) para sua família, fato que desencadeia uma reviravolta inesperada. Nicole Kidman completa o elenco principal, na pele da esposa do protagonista. O filme ainda não possui data de estreia no Brasil.

Além da Vida (Flatliners)

Este remake do agora clássico cult de 1990, estrelado por Julia Roberts e Kevin Bacon, ainda não possui título em português de sua distribuidora, a Sony. Se quiserem seguir o caminho esperado, a escolha será por Linha Mortal, como o predecessor. Na trama, estudantes de medicina decidem brincar de Deus, morrerem momentaneamente e serem trazidos de volta à vida por eles mesmos. O propósito? Conhecer o outro lado e compreender um pouco mais do além vida. O problema é que eles não voltam “puros” e trazem algo mais da experiência para suas vidas.

Não deixe de assistir:

A refilmagem, que já ganhou trailer, acerta ao incluir mais mulheres no grupo (antes tínhamos apenas Roberts e quatro rapazes), mas soa artificial, como uma mistura entre Matrix (1999) e A Origem (2010). A indicada ao Oscar Ellen Page é quem comanda o time, que conta ainda com Diego Luna (Rogue One), e as belas Nina Dobrev (XxX: Reativado) e Kiersey Clemons (Dope: Um Deslize Perigoso), além de Kieffer Sutherland reprisando Nelson, seu personagem do original – o que faz do filme uma sequência? Não estou mais entendendo nada. Seja como for, a direção é de Niels Arden Oplev (Os Homens que Não Amavam as Mulheres). A Sony traz para o Brasil no dia 19 de outubro.

O Culto de Chucky

Outro filme na lista que ganhou trailer recentemente, mas é prometido um lançamento direto em vídeo – ao menos nos EUA (o Brasil deve seguir o mesmo caminho, já que foi o destino de A Maldição de Chucky, o filme anterior, de 2013). O brinquedo assassino Chucky se tornou um ícone dos filmes slasher, com seu primeiro filme datando de 1988. Duas continuações na década de 1990, e uma reinvenção em 1998, adicionando sua noiva Tiffany (Jennifer Tilly) e muito humor.

Depois do fracasso de O Filho de Chucky (2004), uma volta às raízes ocorreu, parando com as gracinhas excessivas e focando novamente no terror, com o citado A Maldição de Chucky. Mais uma vez é o caminho seguido por Cult of Chucky, que traz o criador do original Don Mancini no roteiro e direção. A trama passada no hospital psiquiátrico, mostra Nica (Fiona Dourif, filha de Brad Dourif, a voz de Chucky), a protagonista de cadeira de rodas do filme anterior, tentando se recuperar dos traumas dos assassinatos. Além dela, Andy Barclay, o menininho dos primeiros filmes, retorna já adulto, interpretado pelo mesmo Alex Vincent, e Jennifer Tily também participa, de volta à forma humana de Tiffany.

Olhos Famintos 3

Com o título Olhos Famintos no Brasil, e produção de Francis Ford Coppola, este filme de terror se tornou um sucesso cult em 2001. Mistura de road movie com filmes de assassinos sobrenaturais, o longa rendeu uma sequência logo em 2003, sem o mesmo brilho, que colocou a franquia na geladeira por quase vinte anos. Agora, depois de um demorado embargo e muitos adiamentos, a terceira parte está próxima da estreia. Entre outros problemas enfrentados pela produção, o diretor Victor Salva, que comandou os dois primeiros filmes e volta na direção do novo, foi condenado por pedofilia, envolvendo o ator de um filme seu de início de carreira.

O assunto voltou à tona recentemente, o que pode ferir o desempenho desta continuação. Na trama, uma força tarefa é criada para destruir de uma vez por todas a criatura humanoide antiga conhecida como creeper. O legal desta sequência é que contará com Gina Philips, protagonista do primeiro filme, de volta no elenco. Jeepers Creepers 3 será lançado nos EUA dia 26 de Setembro.

Jogos Mortais – Jigsaw

Por falar em sequenciais de franquias iniciadas na década passada, aqui temos uma das mais bem sucedidas, ao menos financeiramente. Jogos Mortais foi para os anos 2000, o que Sexta-Feira 13 foi para a década de 1980, lançando um novo exemplar por ano. Depois de sete filmes, variando de 2004 a 2010, a série parecia ter chegado ao fim. Sete anos depois, o mal ressurge para um novo round de torturas explícitas. Dessa vez, o título Saw (Serra), deu lugar a Jigsaw, o nome do vilão – até pouco tempo, o longa era vendido com o título Saw: Legacy, ou Jogos Mortais: O Legado.

O fato deixa no ar a pergunta se o título nacional também sofrerá alteração. Na trama, novos cadáveres, todos donos de horríveis mortes, surgem aos montes na cidade. Os crimes apontam para John Kramer, identidade do assassino Jigsaw. O problema? Ele está morto há uma década. Tobin Bell repete sua participação como Jigsaw e a adição no elenco fica por conta de Laura Vandervoort, a Supergirl do seriado Smallville, que interpreta a protagonista. A direção é dos irmãos Michael e Peter Spierig, do ótimo O Predestinado (2014) – ou seja, há esperança no fim do túnel. Jigsaw é prometido pela Paris Filmes para o dia 2 de novembro.

47 Meters Down

Um filme de tubarões, estrelado pela atriz do time C de Hollywood, Mandy Moore, com cara de, e que seria lançado direto em vídeo. Cheiro de fracasso? Nenhum. Surpreendentemente, este suspense sobre o suplício de duas irmãs presas na profundidade, que dá título ao filme, se mostrou um dos sucessos de crítica e público nos EUA nesta primeira metade de 2017. Como é bom ser surpreendido por filmes pelos quais não dávamos nada. Na trama, duas irmãs, uma delas muito a contragosto, decidem mergulhar naquelas infames gaiolas submersas junto a tubarões.

Como esperado, ou não teríamos filme, algo dá muito errado, e elas ficam presas, sem poderem serem içadas novamente. Para piorar, seu tanque de oxigênio vai esvaziando conforme o tempo. Do lado de fora, tubarões famintos. O filme já estreou nos EUA e fez muito sucesso no mês passado, no Brasil ainda não possui lançamento definido ou sequer distribuidora. A empresa que comprar este filme pode garantir um pequeno tesouro financeiro em mãos.

Annabelle 2: A Criação do Mal

Tudo bem que o primeiro Annabelle (2014) não inspira muita confiança para esta continuação. Mesmo assim, muitos fatores no novo nos fazem acreditar que a sequência deixará a má fama do filme solo da graciosa boneca demoníaca para trás. Para começar, a Warner aposta em diretores que deram certo, e repete a parceria com David F. Sandberg, do bem sucedido Quando as Luzes se Apagam – baseado em seu curta. O roteiro de Gary Dauberman (que assina o novo It: A Coisa) também acerta ao voltar no tempo, fazendo do filme uma pré-sequência e estabelecendo as origens da boneca, de quando ela ainda era uma menininha.

O ambiente, tenebroso por si só, trancafia um grupo de meninas de um colégio interno, com direito a sua professora / freira, numa casa assombrada, ao lado dos pais de Annabelle. O trailer é muito bom. No elenco, Mirana Otto e Anthony LaPaglia como os pais “da boneca”, Stephanie Sigman (do criativo filme original Netflix, Shimmer Lake) vive a freira, e Lulu Wilson, que chamou atenção em outra continuação que superou seu original, Ouija: A Origem do Mal, interpreta uma das meninas internas. A Warner distribui o filme nos cinemas no dia 17 de agosto.

Death Note

Com uma legião de fãs, esta produção original Netflix já deu o que falar antes mesmo de sua estreia. O motivo: é baseado num mangá (quadrinhos japoneses) de grande prestígio. Em um ano onde tivemos a adaptação de outra obra japonesa extremamente cult, que ganhou contornos Hollywoodianos e não agradou tanto, com Ghost in the Shell – A Vigilante do Amanhã, é apenas natural que os fãs estejam sobressaltados. Este, no entanto, por se tratar de uma produção Netflix, que não será lançado nas telonas e sim na plataforma de streaming diretamente, exibirá mais controle criativo e, quem sabe, mais fidelidade à obra original.

Na trama, um estudante dedicado e inteligente encontra um caderno, cujo poder é matar qualquer pessoa uma vez que seu nome esteja escrito nele. Até lembra um pouco a premissa de 7 Desejos. Obviamente, as consequências de tais atos entrarão em jogo para o protagonista. O longa estreia no dia 25 de agosto na Netflix, pronto para causar.

It: A Coisa

O ano está bom para o autor Stephen King. Dia 13 deste mês estreia a série The Mist, baseada em seu conto, que havia sido adaptado na forma de um longa em 2007, com o título O Nevoeiro. Teremos também, finalmente, a versão cinematográfica (que era constantemente adiada e tida como inadaptável) de A Torre Negra, estrelada por ninguém menos que Matthew McConaughey e Idris Elba, dois pesos pesados de Hollywood. Um dos mais aguardados, no entanto, é este It: A Coisa, reformulação de um dos mais celebrados livros da carreira do autor.

Quem cresceu na década de 1990, lembra muito bem de ser aterrorizado pelo palhaço Pennywise, numa versão em forma de minissérie (1990), vendida como filme direto em VHS no Brasil. A nova versão contará com uma parte técnica mais apurada, mas a pergunta é: será que vai assustar tanto quanto o original. Bill Skarsgard substitui Tim Curry como o palhaço medonho e brincadeiras já surgem como o fato do antagonista agora ser galã. Na trama, assim como em todas as histórias de King, um grupo de amigos de infância se depara com eventos assustadores e precisa enfrentá-los. A estreia, pela Warner, ocorre no dia 7 de setembro no Brasil.

Filme Cloverfield

Anteriormente intitulado God´s Particle, ou Partícula de Deus, este é o terceiro filme da franquia inusitada Cloverfield. Em 2008, quando Cloverfield – Monstro foi lançado, um hype gigantesco (com o perdão do trocadilho) foi montando em torno do filme. Ninguém sabia o que era realmente, assim como muitas das produções de JJ Abrahams, o cineasta mais misterioso desde Alfred Htichcock. Com uma recepção satisfatória, o filme se tornou cult, numa época em que o estilo found footage ainda não estava saturado. E pronto. Ninguém imaginava que este pequeno, mas muito eficiente, filme de monstro gigante se tornaria uma franquia.

Até que todos foram surpreendidos ano passado por Rua Cloverfield, 10 – filme mais minimalista e contido, muito mais um suspense do que um terror / ficção em si. A espécie de sequência recebeu tantos elogios quanto possíveis e superou o predecessor. O mais interessante desta pseudofranquia, que não tem muita relação entre seus filmes, é justamente abordar ângulos, estéticas e gêneros diferentes a cada investida. Exatamente o que ocorrerá na terceira incursão, ainda sem título.

Este será o primeiro a se passar fora da Terra, focando num grupo de astronautas numa estação espacial. Lembrando que este ano tivemos algo semelhante com Vida, filme com Jake Gyllenhaal e Ryan Reynolds. Aqui, o elenco traz alguns nomes do momento, vide Gugu Mbath-Raw (do melhor episódios da série Black Mirror, San Junipero), David Oyelowo (Selma – Uma Luta Pela Igualdade), Elizabeth Debicki (Guardiões da Galáxia 2), Daniel Brühl (Capitão América: Guerra Civil) e Zhang Ziyi (O Tigre e o Dragão). O filme estreia nos EUA no dia 27 de outubro, sem data definida no Brasil.

A Morte Te Dá Parabéns!

Esse filme poderia muito bem ter conquistado o primeiro lugar, no topo da lista. Se dependesse apenas do fator diversão e criatividade, este terror, que mistura slasher com Feitiço do Tempo (1993), poderia ganhar inclusive a honraria de melhor filme de terror do ano. O título é uma maravilha à parte, entrando para o hall das produções cult instantâneas. Na trama, no dia de seu aniversário, Tree (Jessica Rothe) é assassinada por um maníaco mascarado. Para o seu espanto, no dia seguinte ela acorda viva e bem, mas revivendo toda a data novamente. Agora, ela usa o “presente” de aniversário para descobrir seu assassino e evitar sua morte. Diversão garantida. Jessica Rothe tem as feições e expressões de uma estrela, pronta para ser alçada à fama. A Universal traz o filme no dia 12 de outubro.

Mãe!

Imagine um filme escrito e dirigido por Darren Aronofsky (Cisne Negro) e protagonizado por Jennifer Lawrence. Imagine se como coadjuvantes, o filme trouxesse atores do nível de Javier Bardem, Michelle Pfeiffer, Ed Harris, Kristen Wiig, Brian e Domhnall Gleeson. Imagine que fosse um terror, com uma trama familiar bem misteriosa para aguçar nossa imaginação. Imagine agora um pôster do c*****o, com uma imagem que deveria te trazer serenidade através de uma pintura de Lawrence, mas te puxasse o tapete debaixo dos pés, ao tê-la arrancando o próprio coração, num banho de sangue insano. Agora, acorde. Mãe! chega aos cinemas brasileiros no dia 12 de outubro.

Bônus:

Halloween: The Night Evil Died (fan film)

Michael Myers, o psicopata desta franquia, é considerado o primeiro antagonista de um slasher a virar pop star. De alguma forma, no entanto, seus companheiros que o precederam, se tornaram mais populares, vide Jason e Freddy. Datando de 1978, quando o primeiro Halloween, de John Carpenter, atingiu os cinemas, a série é composta ao todo de oito filmes, um remake (2007) e sua continuação (2009). Agora, fora da franquia oficial, um grupo de fãs resolve homenagear a lenda e criar seu próprio filme. A trama mostra o retorno do maníaco, mais uma vez tentando extinguir sua linha familiar. Se a produção conseguisse chegar ao Brasil, mesmo que em vídeo, seria bem legal para os fanáticos pela série.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS