domingo, abril 28, 2024

3 grandes trabalhos de Baran bo Odar, cineasta criador da série ‘DARK’

Baran bo Odar nasceu na Suíça em uma cidadezinha de quase 17.000 habitantes chamada Olten mas cresceu em Erlangen, uma cidade no estado da Baviera (Alemanha). Quando chegou a hora de definir seu futuro como profissional, com cerca de 20 anos, entrou na Universidade de Televisão e Cinema de Munique lugar onde estudou por oito anos, e conheceu a mulher que seria sua parceira de vários projetos, Jantje Friese, não só no lado profissional, já que eles são casados.

Reprodução: Internet

Depois de lançar um curta-metragem de sete minutos chamado Quietsch, seu primeiro trabalho como diretor, no ano de 2004, no ano seguinte, lançou um média-metragem de uma hora intitulado Unter der Sonne. Esses projetos serviram de experiência para que quatro anos mais tarde ele escrevesse e dirigisse seu primeiro longa-metragem, Das letzte Schweigen (O Silêncio), filme que inclusive foi exibido na 34ª Mostra de Cinema de São Paulo em 2010. Mas a projeção da carreira só viria no filme seguinte, o elogiado Invasores: Nenhum Sistema Está Salvo (disponível na Prime Video) que mostra a história de um jovem gênio da computação que é chamado a compor um grupo de hackers com ações de escala mundial. Esse projeto o levou à Hollywood, onde dirigiu seu único filme lá, Nos Limites da Lei, lançado em 2017 e com o ganhador do Oscar Jamie Foxx como protagonista.

Mas aí chegou a era dos streamings, e Baran teve um projeto aprovado pela Netflix, uma misteriosa trama que envolvia viagens no tempo e enormes reviravoltas a cada novo episódio, estamos falando de uma das séries mais aclamadas dos últimos anos: Dark. Com o sucesso de Dark, Baran e sua parceira Jantje começaram a desenvolver um novo projeto que mais tarde virou o misterioso 1899, seriado que chega em 17 de novembro também na Netflix. Na história eventos misteriosos mudam o rumo de um navio de imigrantes a caminho de Nova York. Assim, os passageiros terão que desvendar um enorme enigma.

Para saber um pouco mais sobre esse ótimo cineasta, separamos abaixo sugestões de três grandes trabalhos seus:

 

Das letzte Schweigen (O Silêncio)

Não deixe de assistir:

Em seu terceiro trabalho como diretor, Baron Bo Odar nos apresenta a história de uma jovem, moradora de uma pequena cidade na Alemanha, que some 23 anos após uma outra jovem sumir no mesmo lugar. A situação modifica a rotina da cidade e os moradores vão enfrentar o passado que já parecia distante.

 

Dark

O tempo sendo associado ao ato de amar em tempos em que o esquecimento é o grande vilão da nossa realidade. Criado por Baran bo Odar e pela cineasta alemã Jantje Friese, Dark chegou ao catálogo do poderoso streaming Netflix sem muito ‘oba oba’, mas bastou os espectadores irem aos poucos terminando a primeira temporada para o burburinho positivo começar. Muito bem amarrada, com começo meio e fim estrategicamente bem desenvolvidos, com uma produção de arte belíssima, fotografia ótima, trilha impecável e uma montagem de elenco espetacular a produção alemã se tornou um fenômeno cult em pouco tempo, culminando no desfecho da última temporada dentro do período pandêmico que o mundo viveu em 2020. Muito bem ranqueado em diversas listas dos principais sensores de cinema/séries do mundo, Dark é uma série difícil de esquecermos.

 

Invasores: Nenhum Sistema Está Salvo 

Lançado no segundo semestre de 2014 em todo o planeta, um dos filmes mais elogiados de Baran Bo Odar é Invasores: Nenhum Sistema Está Salvo. Na trama, um jovem alemão com enormes conhecimentos de computação acaba se juntando a um grupo de hackers. O filme foi indicado a um prêmio no Festival de Zurique. Tem na Prime Video.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS