A dona da THQ Nordic, Embracer Group, anunciou a compra de três grandes estúdios ocidentais da conceituada Square Enix. Eles são a Crystal Dynamics, Eidos-Montreál e Square Enix Montreál. No entanto, o acordo foi avaliado em US$ 300 milhões e deve ser concluído até setembro deste ano, o que para muitos especialistas é uma quantia bem abaixo do valor de mercado.
A análise é feita dessa maneira porque a aquisição não acompanha somente as produtoras, mas também uma série de franquias ocidentais da Square. A THQ Nordic será dona de séries de peso como ‘Tomb Raider‘, ‘Deus Ex‘, ‘Thief‘, ‘Legacy of Kain‘ e mais de 50 games do catálogo da Square.
Em um comunicado divulgado pela Embracer Group, a Crystal Dynamics seguirá focada em produzir o próximo título de ‘Tomb Raider‘ e em outros projetos AAA (de alto investimento). A Eidos-Montreál também trabalha em diversos projetos, incluindo games originais e de franquias famosas. Por fim, a Square Enix Montreál continuará a adaptar jogos famosos de consoles e PC para mobile.
A Square Enix, no entanto, revelou que manterá franquias como ‘Just Cause‘, ‘Life is Strange‘ e ‘Outriders’ em seu portfólio. Além disso, utilizará o dinheiro do acordo para investir em blockchain (também chamado de NFT), se organizar internamente e maximizar a receita gerada de jogos que serão lançados em breve.