sábado, abril 27, 2024

5 Filmes que abordam o desenvolvimento da Bomba Atômica na Segunda Guerra Mundial

Uma força destrutiva incomparável, uma ação que mudou os rumos de uma guerra e da humanidade. A criação e o uso das primeiras bombas atômicas ainda é um assunto que gera muitas discussões até hoje por conta de seu poder de destruição a partir de uma liberação impressionante de energia.

Algumas produções voltaram nesse tema apresentando detalhes sobre todo o processo no conhecido Projeto Manhattan.

Pensando nesse recorte de um fato histórico que nunca deixa de estar presente, resolvemos separar abaixo uma lista com 5 filmes que abordam o desenvolvimento da bomba atômica na Segunda Guerra Mundial:

 

Oppenheimer

Na trama, em meio a passagens de tempo, voltamos até o início do século XX, onde um prodígio aluno do curso de química da prestigiada universidade de Harvard, J. Robert Oppenheimer (Cillian Murphy) daria seus primeiros passos rumo a física teórica, viajando pelos principais centros de estudos do tema, conhecendo nomes depois renomados da ciência, até chegar ao comando do ‘Projeto Manhattan’ encarregado de desenvolver armas de destruição em massa, no laboratório de Los Alamos, e onde foi criada as famosos bombas atômicas que atingiram Hiroshima e Nagazaki já no final da segunda guerra mundial. Em paralelo a isso, vamos conhecendo também sua vida pessoal, repleta de amores, traições, problemas nos relacionamentos interpessoais, e seus embates com a política norte-americana, muito por conta dos tempos em que foi considerado comunista, inclusive o filme retrata o tempo em que foi vítima da caça às bruxas durante o Macartismo.

 

Einstein e a Bomba

Não deixe de assistir:

As distâncias entre a paz e a moral. Traçando um profundo recorte do ponto de vista de um dos mais famosos cientistas da nossa história, a produção original da Netflix Einstein e a Bomba, em menos de 80 minutos, caminha por contextos históricos marcantes que levaram o homem a lançar, sem dó nem piedade, uma poderosa bomba que traçaria para sempre o destino da humanidade e colocaria em xeque a moral. A culpa e a responsabilidade são variáveis que contornam todos os contextos por aqui.

 

O Matemático

Lançado em 2020 e disponível na Prime Video, o drama O Matemático, ambientado no período da segunda guerra mundial, nos mostra a história de uma matemático polonês que participou do Projeto Manhattan.

 

O Início do Fim

Dirigido pelo cineasta britânico Roland Joffé, O Início do Fim, lançado no final da década de 80, nos mostra detalhes do Projeto Manhattan, os testes e as famosas bombas atômicas que mudaram a história da humanidade.

 

Infinity – Um amor Infinito

Em quase duas horas de projeção, vamos acompanhando a história de vida do renomado físico norte-americano Richard Feynman, seus conflitos, dramas e sua participação no Projeto Manhattan. O filme é protagonizado e dirigido por Matthew Broderick.

 

 

 

 

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS