Tá ai um assunto bastante peculiar mas que volta e meia ganha recortes dentro de tramas cinematográficas. O Voyer é aquele que desenvolve o hábito, muitas vezes obsessivo, em espiar os outros. Para refletir sobre o tema, segue uma lista abaixo com algumas produções:
Na trama, conhecemos Bart (Tye Sheridan), um jovem que 20 e poucos anos que trabalha faz quase três anos como recepcionista do turno Noite/início da madrugada, de uma rede de hotéis da cidade onde mora. Bart tem Síndrome de Asparger e busca mais conforto na hora do trato social observando a muitos dos que passam por ele. Ele mora com a mãe, Ethel (Helen Hunt) em uma grande casa de esquina que praticamente é dividida entre os dois. No quarto de Bart vemos suas observações/obsessões, instala câmeras nos quartos de alguns hóspedes do lugar onde trabalha e os observa, principalmente em casa. Certo dia, uma dessas câmeras acaba presenciando um assassinato e Bart precisará convencer o Detetive Espada (John Leguizamo) que não teve nada a ver com isso.
Na trama, conhecemos Simone (Sol Miranda), uma jovem negra, de vinte e poucos anos, que, após a faculdade de direito, está iniciando seu caminho na Defensoria Pública no Estado do Rio de Janeiro. Seu cotidiano é intenso, precisa lidar pelas possibilidades da lei sobre vários tipos de violências quase sempre contra mulheres. De noite, ela é Camgirl, faz performances sexuais online, buscando expor seus desejos e também os desejos do público que já a acompanha faz tempo. Quando ela se vê em um certo descontrole quanto a violência (e até mesmo os limites) de suas apresentações na internet, escolhas precisarão serem tomadas.
The Voyers
Na trama, dirigido pelo cineasta Michael Mohan, acompanhamos um jovem casal que resolve se mudar por um apartamento e logo enxergarão conflitos intensos quando observam intensos momentos de um casal do prédio vizinho.
Na trama, conhecemos o capitão da polícia Dalberto (Daniel Oliveira) um homem sério que resolve abandonar a corporação e comprar um barco depois de se apaixonar perdidamente pela bela e alegre Anaíra (Sophie Charlotte). Ainda em fase de mudança de vida, Dalberto resolve levar a amada para morar por um tempo na casa onde vive com os dois irmãos, Dalmo (Rômulo Braga) e Armando (Gabriel Leone), o primeiro um fotógrafo que tem um pequeno empreendimento na cidade, o outro um amante do universo musical que faz apresentações com sua banda. Mas a aparente harmonia é colocada à prova quando Dalberto precisa fazer uma viagem de quase dois meses e Anaíra começa a se aproximar de Dalmo e principalmente Armando.
Lançado no início da década de 50 e um dos grandes clássicos da carreira vitoriosa de Alfred Hitchcock, Janela Indiscreta nos leva para Nova Iorque onde um fotógrafo está em reclusão em seu apartamento, observando a vida de vizinhos. Aos poucos uma trama de mistério é instaurada.