sábado, abril 27, 2024

5 plot twists INCRÍVEIS nas animações da Disney [SPOILERS!]

Cuidado: muitos spoilers à frente.

Reviravoltas narrativas, ou plot twists, sempre fizeram parte da cultura mundial – seja na literatura, no cinema ou na televisão.

Se pararmos para pensar nesses recursos estilísticos, um dos primeiros que nos vêm à mente é o final de ‘O Sexto Sentido’, clássico suspense comandado por M. Night Shyamalan. Afinal, como bem nos lembramos, o Dr. Malcolm Crowe (Bruce Willis), tentando ajudar o jovem Cole (Haley Joel Osment), descobriu que, no final da história, havia falecido há muito tempo e precisava se reconectar com a verdade para poder seguir em frente e encontrar paz.

Mas os plot twists não se restringem apenas a produções desse calibre, estendendo suas ramificações a produções animadas, por exemplo. E, nos últimos anos, diversos longas-metragens do gênero encantaram o público com reviravoltas de tirar o fôlego e completamente inesperadas.

Pensando nisso, preparamos uma breve lista elencando 5 grandes reviravoltas em filmes de animação da Walt Disney Studios para você conferir abaixo. Logo, se você não assistiu aos títulos citados abaixo, cuidado para não levar nenhum spoiler!

5. ERNESTO DE LA CRUZ É O VERDADEIRO VILÃO

Filme: Viva – A Vida é uma Festa

‘Viva – A Vida é uma Festa’ emocionou a todos que acompanharam a jornada de Miguel, um jovem aspirante a músico cuja família odeia música. Durante a celebração do Día de Los Muertos, clássica celebração mexicana, ele é transportado para o místico Mundo dos Mortos, onde todos que já partiram residem. Lá, ele descobre que seu tataravô é ninguém menos que Ernesto de la Cruz, o maior artista musical do país que morreu em um acidente chocante – mas que continua a encantar seus fãs.

Tendo-o como ídolo e inspiração, Miguel fica em êxtase ao descobrir isso e resolve pedir-lhe a benção para voltar ao mundo dos vivos e alcançar seu sonho. O que ele não sabia é que Ernesto é, na verdade, um assassino – e matou a sangue-frio o verdadeiro dono de todos seus sucessos, Héctor, o verdadeiro tataravô de Miguel. É claro que as coisas não ficariam por isso e Ernesto faria de tudo para aprisioná-los e garantir que seu falso legado fosse preservado.

Não deixe de assistir:

4. HANS NUNCA AMOU ANNA E QUERIA USURPAR O TRONO DE ARENDELLE

Filme: Frozen: Uma Aventura Congelante

Contos de fada da Disney costumam seguir fórmulas bastante conhecidas – como o amor à primeira vista, o beijo do amor verdadeiro e a importância da família. E, ainda que nos últimos anos a Casa Mouse tenha apostado em outras inflexões narrativas, ‘Frozen: Uma Aventura Congelante’ parecia partir do mesmo princípio.

A história acompanha Elsa e Anna, duas irmãs que, outrora muito unidas, se separaram após Elsa acidentalmente usar seus poderes e machucar a irmã mais nova. E, com a morte dos pais, ambas passam a deixar as diferenças de lado conforme Elsa se prepara para ser coroada rainha. Entretanto, é Anna quem deve resgatá-la após sua fuga de Arendelle, temendo que poderia trazer ainda mais tragédia para o reino e decidindo se isolar de todos mais uma vez.

Anna, dessa forma, parte em uma missão para ajudar a irmã e, no meio do caminho, é acompanhada de Olaf, um boneco de neve, e Kristoff, um homem de gelo acompanhado da rena Sven. Entretanto, ela deixa para trás Hans, um príncipe por quem imediatamente se apaixonou, a fim de que ele ajudasse a manter os cidadãos em paz. Depois de enfrentarem inúmeros obstáculos, Anna é atingida com um poderoso feitiço que começa a congelar seu coração – tendo como única cura um beijo do amor verdadeiro do homem que espera em casa.

Remando contra a maré, descobrimos que Hans não é quem diz ser: ele nunca amou Anna e tinha como único objetivo se aproximar dela para usurpar o trono ao eliminá-las de uma vez por todas – e os poderes de Elsa servem para

3. TE KA E TE FITI SÃO A MESMA ENTIDADE

Filme: Moana – Um Mar de Aventuras

Em ‘Moana – Um Mar de Aventuras’, acompanhamos a jornada de amadurecimento e heroísmo de Moana, uma jovem polinésia cujo sonho foi sempre sair de sua ilha e explorar o mundo. Entretanto, ela nunca teve a oportunidade de passar o recife de corais que rodeia seu lar a mando do pai, o chefe da tribo, que sofre de traumas e de um frustrante medo do que pode acontecer com a filha.

Ao conversar com a avó sobre o futuro da própria existência, Moana descobre que foi escolhida pelo oceano para devolver o coração de Te Fiti, uma entidade poderosa que foi roubada pelo semideus Maui. O furto dessa pedra preciosa, inclusive, é o responsável por libertar a escuridão que varre ilha por ilha até que nada sobre além de desespero e memórias apagadas. Compelida a resolver a situação, ela cruza os mares, encontra-se com Maui e enfrente perigos inimagináveis para concluir a missão e salvar aqueles que ama.

Porém, ao chegar ao arquipélago onde Te Fiti espera pelo retorno de seu coração, Moana e Maui são atacados pelo poderoso Te Ka, uma mortal e gigantesca entidade do fogo. Após enfrentá-lo, Moana chega ao destino apenas para descobrir que Te Fiti se foi – e que apenas sua silhueta foi deixada para trás. Derrotada e sem saber o que fazer, ela logo se dá conta de que a joia que está em sua posse e Te Ka nutrem de um símbolo em comum, levando-a a perceber que Te Ka e Te Fiti são os dois lados de uma mesma personagem. É assim que Moana consegue usar toda a coragem que lhe resta para restaurar o coração e garantir que Te Fiti volte a cuidar de todos como sempre fez.

2. A VICE-PREFEITA BELLWETHER É A RESPONSÁVEL PELA TRAGÉDIA DE ZOOTOPIA

Filme: Zootopia – Essa Cidade é o Bicho

‘Zootopia – Essa Cidade é o Bicho’ resgatou os elementos das animações clássicas da Disney ao antropomorfizar personagens animais. Na trama, Judy Hopps é uma coelha sonhadora cuja ambição é se tornar uma grande policial e se mudar para Zootopia, uma megalópole onde presas e predadores vivem em harmonia. Ao se formar no pesado treinamento da Academia, ela sai da pequena fazenda em que mora para conhecer o mundo, envolvendo-se em um complexo caso de desaparecimento de predadores.

Aliando-se ao malandro Nick Wilde, uma raposa, ela investiga os acontecimentos em Zootopia e descobre que, por algum motivo, animais como panteras, leões, ursos e até mesmo doninhas estão “voltando ao estado de barbaridade primitiva” e regredindo, representando uma grande ameaça a anos de evolução. Mais do que isso, ela descobre que o Prefeito Lionheart construiu uma instalação de contenção de predadores, levando Judy a acreditar que ele estava por trás de tudo.

O que ela não sabia é que, na verdade, a antagonista da história estava muito mais perto do que podia imaginar. Ao compreender o motivo dos predadores estarem agindo com violência (que envolve uma pequena frutinha roxa conhecida como uivante), Judy e Nick encontram uma artimanha feita pela vice-prefeita de Zootopia, Dawn Bellwether, uma ovelha cansada de ser menosprezada e que resolveu se vingar de todos os predadores – quase ocasionando uma guerra civil que levará as presas a comandarem a cidade.

1. O REI DOCE É, NA VERDADE, TURBO

Filme: Detona Ralph

‘Detona Ralph’ tornou-se uma das incursões mais incríveis da Casa Mouse por inúmeros motivos – principalmente por arquitetar uma potente narrativa sobre crise identitária, sonhos e redenção, tudo pincelado com uma nostalgia ímpar que promoveu diversas referências a clássicos jogos de arcade e de computador.

Na trama, Ralph é o vilão do jogo Conserta Félix e, cansado de ser tratado como o antagonista da própria história, parte em uma missão para conseguir uma medalha dourada e voltar para seu game como herói. Nessa aventura, ele vai parar em um jogo conhecido como Corrida Doce, criando laços de amizade com a jovem e sagaz Vanellope von Schweetz para que cada um consiga realizar seu respectivo sonho. E, conforme eles lutam contra os mais diversos obstáculos, uma história paralela é-nos contada: a de Turbo, um personagem do arcade que se revoltou ao ficar obsoleto para as crianças, invadindo um outro jogo e ocasionando o desligamento de ambos. Afinal, o que todos entendem é que Ralph pode virar o novo Turbo ao ter abandonado seu posto para conquistar o respeito dos outros.

A complexa narrativa ganha ainda mais uma camada quando descobrimos que Vanellope é um bug, isto é, uma personagem com falhas na matriz. Caso participe efetivamente do jogo, ela fará parte da lista de avatares a serem escolhidos pelos jogadores e, caso comece a “tiltar”, ocasionará o desligamento do jogo – como bem conta o Rei Doce, o monarca do game. E, numa tentativa de fazer a coisa certa, Ralph acata o que lhe é contado e faz de tudo para que a amiga não corra.

O que não sabíamos é que, na verdade, Vanellope já fazia parte do jogo desde o começo – e que o Rei apagou a memória de todos os cidadãos por algum motivo. Determinado a consertar os erros, Ralph a convence a correr e, no meio da disputa, Vanellope enfrenta o verdadeiro antagonista e seu tilt revela a verdadeira identidade do Rei: Turbo, que se apoderou do Corrida Doce para se tornar soberano e garantir que sua imagem vivesse

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS