terça-feira, abril 30, 2024

7 grandes papéis para relembrar a carreira do eterno Milton Gonçalves

O icônico e lendário ator, dublador, dramaturgo e diretor Milton Gonçalves infelizmente veio a óbito hoje, 30 de maio. Ele tinha 88 anos e faleceu em virtude de problemas causados por um AVC ocorrido em 2020.

Gonçalves eternizou diversos personagens na televisão, como em ‘Sinhá Moça’‘Chiquinha Gonzaga’, e no cinema, como em ‘Carandiru’‘Macunaíma’. Como se não bastasse, também emprestou suas habilidades para a cadeira de direção e também para o teatro, trabalhando ao lado de nomes como Augusto BoalGianfrancesco Guarnieri.

Para celebrar seu importante legado, preparamos uma singela matéria relembrando sete grandes papéis que marcaram uma extensa carreira de ótimas interpretações e de luta por representatividade.

Confira abaixo as nossas escolhas:

MACUNAÍMA (1969)

Gonçalves também estrelou um dos maiores filmes da história do nosso país – a adaptação ‘Macunaíma’, baseado no romance homônimo de Mário de Andrade. O astro interpretou Jiguê, irmão do personagem titular, que tenta entrar debaixo de uma fonte mágica e se tornar branco – mas não consegue e fica apenas com as pernas brancas.

O BEM-AMADO (1973)

Um dos personagens mais relembrados de Gonçalves foi na telenovela ‘O Bem-Amado’, icônica adaptação da clássica sátira de Dias Gomes. Aqui, o ator interpretou Zelão das Asas, um homem com desejo de voar como um pássaro – e que se torna alvo do demagogo Odorico Paraguaçu, que planeja matá-lo para inaugurar o cemitério recém-construído na cidade de Sucupira.

A RAINHA DIABA (1974)

Não deixe de assistir:

Trabalhando ao lado de Antônio Carlos FontouraPlínio Marcos, Gonçalves teve o complexo trabalho de estrelar o longa-metragem ‘A Rainha Diaba’, inspirado livremente no criminoso carioca conhecido João Francisco dos Santos, conhecido como Madame Satã. Na trama, o ator interpreta uma mulher trans chamada Diaba, que controla uma rede de narcotráfico na região em que mora – vivendo um um cubículo nos fundos de um prostíbulo. Mas as coisas saem de controle quando um de seus funcionários é pego pela polícia e ameaça revelar os segredos do negócio.

PECADO CAPITAL (1975)

Gonçalves foi um dos pioneiros na luta por maior representatividade negra nas telinhas e nas telonas do cenário do entretenimento nacional e, dois anos depois de ter participado de ‘O Bem-Amado’, quebrou estereótipos ao encarnar o psiquiatra Percival em ‘Pecado Capital’, um personagem de extrema importância para a trama envolvendo Vilma. Aqui, ele mostrou que pessoas de cor poderiam interpretar quem bem quisessem e se esquivar dos preconceitos normatizados na sociedade da época.

CARANDIRU (2003)

Quase vinte anos depois de ter trabalhado em ‘O Beijo da Mulher-Aranha’, Gonçalves retomou sua colaboração com o saudoso diretor Héctor Babenco para uma das produções mais conhecidas do cinema nacional – ‘Carandiru’. Nesse drama, baseado no romance de não-ficção de Dráuzio Varella, o ator interpreta Seu Chico, um detento que não se relaciona com outros presidiários, mas é respeitado por todos. Prestes a cumprir sua pena, ele é visto como a figura sábia de Carandiru e tem uma paixão inexplicável por balões.

SINHÁ MOÇA (2006)

Apesar de ter aparecido por poucos momentos, Gonçalves causou um impacto e tanto ao participar de ‘Sinhá Moça’, uma das novelas mais conhecidas e adoradas da televisão brasileira – e remake da versão dos anos 1980. Na trama, o ator interpretou José das Dores, pai de Maria das Dores que encontra seu fim amarrado a um tronco e depois de ter apanhado do benfeitor Bruno.

FORÇA-TAREFA (2009 – 2011)

No drama investigativo ‘Força-Tarefa’, que foi exibido entre 2009 e 2011, Gonçalves deu vida ao Coronel Caetano durante as três temporadas da produção. Caetano era o chefe da equipe de oficiais, bem como um veterano bastante respeitado em seu meio. Em virtude da alta vivência na profissão, ele sofria de um desencanto em relação ao mundo e, por essa mesma razão, tinha um caráter mais tolerante que seu colega, o Capitão Wilson (Murilo Benício).

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS