quinta-feira, março 28, 2024

7ª Mostra de Cinema Polonês começa essa semana em SP

O Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo recebe a 7ª Mostra de Cinema Polonês que homenageia o diretor Juliusz Machulski, maior nome da comédia no cinema do país Com entrada gratuita, o evento acontece de 6 a 11 de dezembro e exibe filmes que passeiam por gêneros como ficção científica, fantasia, policial, ação e de costumes.

Aclamado como rei da comédia polonesa, reconhecido autor multigênero, culto, pós-moderno e mestre do entretenimento assim é chamado pelos críticos Juliusz Machulski – cineasta homenageado nessa edição especial da 7ª Mostra de Cinema Polonês no Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo. Diretor e roteirista, um dos mais influentes e premiados realizadores tem em seu currículo títulos, que rendeu até indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro.

Com curadoria da historiadora de arte Ewa Zukrowska – polonesa radicada na capital e com apoio da Embaixada da Polônia no Brasil, a mostra exibe sete filmes com forte teor político, entre elas duas obras-primas na carreira e, ao mesmo tempo, fundamentais na história do cinema polonês: ‘Sexmissão’(1983) e ‘Kingsaiz’(1987),que serão apresentados na mostra em versões restauradas. O primeiro, de poética Science fiction e claras influências de “2001 – Uma Odisséia no Espaço” de Stanley Kubrick, levou 12 milhões de pessoas ao cinema,se tornou um clássico e nos anos seguintes passou a ser chamado na Polônia como a “melhor comédia de todos os tempos”.

“Para essa edição fizemos um recorte da obra de um poeta satírico do cinema polonês, que tem consistentemente explorado a ironia e o humor e sua rica tradição como caminho para fazer cinema com uma assinatura bem pessoal” observa Ewa.

Em ‘Kingsaiz’, Machulski revela significados profundos sob a atraente forma de cinema popular. A comédia de fantasia, satírica, que dialoga com a tradição dos contos de fada e do gênero fantasy.O filme é uma paráfrase cômica da realidade polonesa do período da decadência do socialismo com países metafóricos: Kingsaiz, um mundo cheio de brilho, e a simplória Gavetolândia. De acordo com estudiosos da carreira de Machulski, o diretor apresenta nesse filme seu manifesto criativo, que se pode definir, de modo breve, como “cinema irônico sobre a Polônia”.

Em ‘DejaVu’ o Ocidente se encontra com o Oriente, o capitalismo com o comunismo, a mentalidade formada pela democracia com aquela formada na ditadura. Disso resultam várias situações cômicas, mas também reflexão. O filme Vinci é uma comédia policial de intriga em que se opõe a grandiosa produção do cinema americano do gênero e o colorido polonês com destaque para acidade de Cracóvia, com planos que exaltam sua beleza.

O filme ‘Canção de Ninar’ é primeira comédia do cinema de terror de vampiros na Polônia. Além das brincadeiras e citações com os clássicos americanos do gênero, o diretor empresta seus fotogramas de obras de pintores espanhóis como Goya e Velazquez. Outro longas selecionado,“Quanto pesa um cavalo de tróia” se encaixa numa máscara de comédia romântica,onde o diretor lida com temas complexos como as verdades da vida: as dificuldades da liberdade,os meandros do amor, a emancipação e a tolerância. E Embaixada a história da II Guerra Mundial serve ao diretor para propor uma reflexão sobre a influência da guerra na cultura contemporânea.O filme convida a reflexão sobre quão grande foi a influência do ano de 1939 na história do mundo e coloca a pergunta: o que haveria sido se não houvesse a guerra?

 

 PROGRAMAÇÃO

PALESTRA DIA 8, sexta-feira, 19h às 20h30

Não deixe de assistir:

Bella Tozini- Historiadora e cineasta apresenta um panorama geral do cinema polonês do gênero comédia e seu contexto histórico e político onde destaca os filmes mais influentes e seus realizadores mais importantes, como o aclamado diretor e roteirista Juliusz Machulski – homenageado nessa edição especial da 7ª Mostra de Cinema Polonês.

 

FILMES

‘VINCI’ | Dia 6 às 14h- Dia 9 às 16h Polônia, 2004 / 108 min (Comédia de AÇÃO)

Sinopse: Cracóvia, começo do séc. XXI. Cuma, um experiente ladrão de obras de artes, inesperadamente sai da cadeia em liberdade condicional. Sua saída foi arranjada por Gordo, receptador que encomenda a Cuma o roubo da mais valiosa obra das coleções polonesas – “Dama com Arminho”, de Leonardo da Vinci. Uma proposta irrecusável.

LINK Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=6giTsJXa9aM

 

‘EMBAIXADA’ | Dia 6 às 16h- Dia 9 às 18h Polônia, 2013 / 105 min (Comédia de GUERRA)

Sinopse: Um jovem casal – Melania e Przemek – vai a Varsóvia para cuidar do luxuoso apartamento de um tio, localizado no centro da cidade, onde antes da guerra ficava a embaixada do III Reich. Os jovens personagens não imaginariam que o favor feito ao tio se transformaria na maior aventura de suas vidas. O elevador do edifício não apenas transporta os moradores entre os andares, mas também permite a viagem no tempo: de agosto de 2012 para o momento imediatamente anterior ao início da II Guerra, agosto de 1939.

LINK Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=kHIv5LuoECE

 

‘DÉJÀ VU’ | Dia 6 às 18h – Dia 10 às 17h30 Polônia/União Soviética, 1988 / 113 min (POLICIAL)

Sinopse: Chicago, 1925, vigora a lei seca. O mafioso Mick Nitsch trai sua “família” e entrega à polícia um carregamento de álcool, em seguida foge para a URSS, terra de seus ancestrais. A máfia envia atrás dele John Pollack, assassino profissional de origem polonesa, com a missão de eliminar o traidor. Odessa, 1925: aporta um navio de Nova Iorque, entre os passageiros está John Pollack. Recebe-lhe muitíssimo cordialmente uma equipe soviética de boas-vindas, Pollack sofre uma concussão e perde a memória.

LINK Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=A73qXKZ1Aw4

 

CANÇÃO DE NINAR | Dia 7 às 17h – Dia 11 às 16h30 Polônia, 2010 / 89 min (Comédia de TERROR)

Sinopse: A família Makarewicz muda-se para uma pequena e encantadora cidade na Mazúria. Com sua chegada, pessoas começam a morrer em circunstâncias inexplicáveis. A atmosfera se torna mais densa a cada cena. O motor da tensão é a investigação conduzida por dois policiais. Apesar disso, cadáveres continuam surgindo e as inocentes vítimas desaparecem como se o chão se abrisse sob elas. A ação, rápida e cheia de inesperadas reviravoltas, vai revelando, a cada fragmento, um obscuro segredo.

LINK Trailer: ttps://www.youtube.com/watch?v=1q9hiHNsf84

 

‘SEXMISSÃO’ | Dia 8 às 16h30 Polônia, 1983 / 116 min (Comédia de FICÇÃO CIENTÍFICA) Sinopse Agosto de 1991, a televisão transmite um experimento científico épico. Maks e Albert, corajosos, voluntariam-se para a experiência onde deveriam hibernar por três anos. Porém, despertam apenas meio século depois, em 2044, quando, por consequência de um cataclismo nuclear, o sexo masculino foi totalmente eliminado da Terra e o mundo é governado pelas mulheres.

LINK Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=IHVaF–‐7iXM4

 

‘KINGSAIZ’ | Dia 9 às 14h Polônia 1987 / 104 min (Comédia de FANTASIA) Sinopse Nos porões do Instituto de Pesquisas do Quaternário, existe uma terra habitada por gnomos chamada Gavetolândia. Sua paisagem é formada principalmente por gavetas, separadores e outros objetos da realidade burocrática dos escritórios. O líder de Gavetolândia acusa o químico Adaś de produzir “kingsaiz” – um elixir que permite aos gnomos obter tamanho humano e morar na terra dos humanos, gozando de liberdade e outras atrações.

LINK Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=jCJ7pHxKl

 

‘EM QUANTO PESA UM CAVALO DE TRÓIA?’| DIA 10 às 15h- Dia 11 às 19h Polônia, 2008 / 117 min (Comédia de COSTUMES) Sinopse O segundo casamento da psicóloga Zofia com o cenógrafo Jakub vai muito bem. Juntos, eles criam a filha do primeiro casamento de Zofia, Florentyna, que é mais ligada ao padrasto do que ao pai biológico. Este mundo ideal, que não poderia ser melhor, termina inesperadamente no último dia de 1999 quando Zofia completa 40 anos.

LINK Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=jJIPpohR17U

 

SERVIÇO

7ª Mostra de Cinema Polonês 6 a 11 dezembro

Sala de Cinema | 70 lugares

CCBB SÃO PAULO Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo

Rua Álvares Penteado, 112 – Centro. São Paulo-SP

Acesso ao calçadão pelas estações Sé e São Bento do Metrô

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS