InícioMatérias84 anos de Ian McKellen: um ator que influenciou a cultura pop...

84 anos de Ian McKellen: um ator que influenciou a cultura pop com personagens inesquecíveis


Filho de um engenheiro civil e uma dona de casa Ian McKellen nasceu no final da década de 30 na cidade de Burnley, na Inglaterra. Ele começou a carreira cedo, na Bolton Little Theatre, uma paixão que se iniciou quando seus pais o levaram para assistir uma montagem de Peter Pan na Ópera de Manchester. Na maioridade, antes de ingressar com toda força na arte de atuar, entrou para a faculdade, a St Catharine’s College, onde estudou literatura inglesa.

Após concluir os estudos, Ian iniciou sua carreira, logo no início da década de 60, em uma montagem teatral de O Homem Que Não Vendeu Sua Alma baseada na obra de Robert Bolt. Anos mais tarde ele enfim chegou na prestigiada West End, que é uma rua famosa de teatros na Inglaterra (a Broadway de lá), com uma adaptação de A Scent of Flowers de James Saunders. O teatro sempre foi uma enorme paixão de sua vida!



Oito anos mais tarde Ian chegaria ao mundo mágico do cinema em A Touch of Love de Waris Hussein. Entre uma peça de teatro e outra, o hoje veterano ator nunca mais largaria a sétima arte onde foi indicado para dois Oscars, o primeiro deles na década de 90 por seu primoroso trabalho em Deuses e Monstros filme onde acompanhamos a fase final da vida do britânico James Whale, cineasta homossexual diretor de filmes de horror bastante populares na década de 30 e sua amizade com um jardineiro. Três anos depois, sua segunda e até então última indicação por sua interpretação de Gandalf no estrondoso sucesso O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel de Peter Jackson.

A partir dos anos 2000, ele chegaria com enorme impacto na cultura pop com dois personagens muito conhecidos de jovens de todo o planeta. Em X-Men: O filme vimos pela primeira vez o brilhantismo de Ian entregue ao papel do vilão Magneto, que repetiria em mais três futuros filmes. Um ano depois, Ian foi chamado para ser o emblemático Gandalf no primeiro filme de uma das mais impactantes trilogias da história do cinema, o já mencionado O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel. Em 2015, o ator interpretou ainda o mais famoso dos detetives, Sherlock Holmes, em Mr. Holmes de Bill Condon.

Vencedor do Tony (o Oscar do teatro norte-americano), do Olivier (o maior prêmio do teatro britânico), do Globo de Ouro, do BAFTA e do Emmy, Ian McKellen se declarou gay publicamente perto dos anos 90 e desde então é um defensor de movimentos sociais e pautas LGBT não só na Inglaterra mas em vários lugares do planeta. Ele também foi nomeado cavaleiro pela Rainha Elizabeth II na década de 90. De Shakeaspeare à J. R. R. Tolkien, passando por Stan Lee e Jack Kirby, Ian deu vida a personagens inesquecíveis criados por esses e outros geniais ao longo de toda sua gloriosa carreira.

 

Raphael Camachohttps://guiadocinefilo.blogspot.com.br
Raphael Camacho é um profissional com mais de 20 anos de experiência no mercado cinematográfico. Ao longo de sua trajetória, atuou como programador de salas de cinema, além de ter trabalhado nas áreas de distribuição e marketing de filmes. Paralelamente à sua atuação na indústria, Raphael sempre manteve sua paixão pela escrita, contribuindo com o site Cinepop, onde se consolidou como um dos colaboradores mais antigos e respeitados deste que é um dos portais de cinema mais queridos do Brasil.
MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS