terça-feira, abril 30, 2024

‘Pantera Negra’: Terry Gilliam diz que odiou o filme por criar falso senso de representatividade negra

Durante uma entrevista para a IndieWire, o diretor Terry Gilliam, (‘O Teorema Zero’, ‘Os 12 Macacos’) se juntou a Martin Scorsese e criticou os filmes da Marvel, dizendo que são repetitivos e sem nenhuma noção da realidade.

“Se você é tão poderoso, deveria lidar um pouco melhor com a realidade. O que eu não gosto é que todos nós temos que ser super-heróis para fazermos qualquer coisa que vale à pena. É isso que me deixa louco. É isso que esses os filmes da Marvel estão dizendo aos jovens. Para mim, esses filmes não confrontam a realidade da condição humana… Você só sabe o que é ser um humano comum tentando sobreviver às condicões difíceis da vida, você não tem super-poderes. Mas não os culpo pelo espetáculo, mesmo sendo uma tremenda baboseira cheia de explosões. É repetitivo.”

O cineasta também argumentou que odiou ‘Pantera Negra‘ porque o filme de Ryan Coogler cria um falso senso de representatividade para os negros.

“Eu odiei ‘Pantera Negra‘. Esse filme me deixa louco porque dá às crianças negras a ideia de que aquilo é algo em que elas podem acreditar. É tudo mentira. Eu acho que os responsáveis pela adaptação nunca pisaram na África. Eles só conseguiram alguns estilistas e usaram tecidos e estampas africanas, foi só isso. Eu odiei o filme porque a mídia estava falando sobre a importância de uma grande mentira.”

E você, concorda com as críticas?

Lembrando que Scorsese também gerou uma grande polêmica ao escrever um artigo para o The New York Times dizendo que os filmes da Marvel permanecem na zona de conforto e se apoiam apenas em cenas que os fãs querem assistir:

“Muitos dos elementos que definem o cinema como eu o conheço estão nos filmes da Marvel. O que não existe é revelação, mistério ou perigo emocional genuíno. Nada está em risco. As cenas são feitas para satisfazer um conjunto específico de desejos e são projetadas como variações de um mesmo tema.”

O cineasta de 76 anos disse que filmes clássicos permanecem atuais por conta da qualidade do roteiro, como ‘Psicose‘, e que blockbusters são apenas eventos momentâneos, independentemente das bilheterias.

Além das críticas às narrativas, ele afirmou que a reserva de salas de cinema para exibir blockbusters está obrigando diversos cineastas a investirem neste gênero só para se manterem na indústria, causando o fim do ‘cinema de verdade.’

Para concluir, Scorsese disse que diretores e produtores só estão lançando seus filmes em meios alternativos, como plataformas de streaming, por conta da injusta concorrência.

 

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS