quarta-feira, agosto 20, 2025
More
    InícioAmazon PrimeDica | 'O Auto da Compadecida 2' ganha uma belíssima adaptação literária

    Dica | ‘O Auto da Compadecida 2’ ganha uma belíssima adaptação literária

    Classiquíssimo do cinema nacional, O Auto da Compadecida (2000) é uma adaptação da minissérie da Globo, que também é uma adaptação, mas da peça homônima de Ariano Suassuna. Lançada em 1955, a peça é uma das obras mais amadas da arte brasileira por falar de forma realista e divertida de aspectos básicos das dificuldades da vida sertaneja no século XX.

    O filme foi tão amado que rendeu uma continuação, que chegou aos cinemas no natal de 2024 e levou mais de 4 milhões de espectadores aos cinemas em todo o Brasil. Ao contrário do primeiro filme, O Auto da Compadecida 2 foi escrito pelo diretor Guel Arraes, tendo como base outra peça de Suassuna: A Farsa da Boa Preguiça, de 1960.

    Com o sucesso do filme e para celebrar o aniversário de 70 anos da peça O Auto da Compadecida, a editora Nova Fronteira lançou uma adaptação literária de O Auto da Compadecida 2, que está completamente imersa no universo fantástico criado por Ariano Suassuna. O texto do livro é uma adaptação do roteiro escrito por Guel Arraes, João Falcão, Adriana Falcão e Jorge Furtado. O responsável por transformar o roteiro em livro foi o poeta e professor doutor Carlos Newton Júnior, que teve aula de Estética com Suassuna na UFPE na década de 1980, tendo se aproximado do professor e sendo diretamente influenciado por ele a seguir a carreira de escritor. Ao longo da carreira, ele se aprofundou e se especializou nas obras do professor, de quem virou amigo pessoal. Ou seja, é alguém que tem pleno conhecimento deste universo.

    Outro ponto fantástico do livro é que ele é completamente ilustrado e pintado pelo filho de Ariano, Manuel Dantas Suassuna. Além de sua arte fortemente inspirada pela cenografia do teatro pernambucano, Manuel efetivamente viveu em Taperoá, a cidade na qual a história é ambientada, durante a década de 1980.

    Mas talvez o ponto mais legal dessa obra seja o prefácio do livro, que é escrito por João Suassuna, neto de Ariano Suassuna, que traz quatro páginas sobre como a vida pessoal do avô influenciou na composição da obra e como toda a jornada que as adaptações das ideias, seja para o teatro, para a TV ou para os cinemas impactou não apenas em sua família, mas na cultura brasileira.

    É um livro composto por muito carinho dos envolvidos e mais uma merecidíssima homenagem ao mestre Ariano Suassuna e seu legado imortal.

    Em O Auto da Compadecida 2, João Grilo retorna a Taperoá 25 anos após sua ressurreição na frente da igreja. Ele se reencontra com o amigo Chicó, que vende cordéis sobre a inesperada história da morte e vida de João Grilo, além de comercializar estátuas de barro da santos.

    Percebendo que se tornou um tipo de celebridade regional, João Grilo usa sua esperteza para tentar capitalizar sobre seu retorno. Ele se envolve com os principais candidatos políticos da região, surfando na onda de benefícios que ele exige para declarar apoio ao coronel ou a um radialista que extorque o dinheiro da população por meio de seus carnês. Enquanto isso, Chicó segue sofrendo com seus casos amorosos, enquanto morre de saudade de sua amada Rosinha.

    Três atores em trajes renascentistas emoldurados

    O Auto da Compadecida 2 já está à venda nas livrarias e lojas on-line. Já o filme O Auto da Compadecida 2 está disponível no Amazon Prime Video.

    Últimas Notícias