A atriz Zoe Saldaña, que venceu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por seu trabalho em ‘Emilia Pérez’, surpreendeu recentemente ao revelar que, para ela, sua estatueta é “não binária”.
Durante uma entrevista à People, a atriz foi questionada sobre onde guarda o prêmio atualmente e respondeu: “Ele fica no meu escritório, e meu Oscar é gênero fluido”.
Saldaña ainda brincou ao revelar mais detalhes sobre a famosa estatueta dourada: “É trans e atende por ‘elu/delu'”.
Em ‘Emilia Pérez’, um musical e drama criminal em espanhol, Zoe interpreta Rita, uma advogada responsável por ajudar a personagem-título (vivida por Karla Sofía Gascón) a realizar uma cirurgia de afirmação de gênero para escapar da vida como chefe de cartel.
A atriz também destacou a reação dos filhos ao verem sua conquista. Segundo ela, os meninos compararam o prêmio a ganhar a Copa do Mundo.
“Meu trabalho é como o quintal deles: eles entendem, se importam… e depois esquecem”, disse Zoe em maio. “Só quando veem a reação dos amigos é que chegam em casa e falam: ‘Isso foi muito legal, mãe, você ganhou algo importante'”.
“Eles pensam em linguagem de futebol”, completou. “Disseram: ‘É tipo a Copa do Mundo, mãe. A Copa do Mundo da atuação'”.

“Em Emília Perez, ambientado no México, acompanhamos a história de Rita (interpretada por Zoe Saldana), uma advogada excepcional cujo talento é subutilizado em uma firma de baixa qualidade. Em vez de buscar a justiça, a firma encobre crimes. Um dia, surge uma proposta irrecusável para Rita: ajudar Juan Del Monte, o temido chefe do cartel, a se aposentar de seu negócio e desaparecer para sempre”.
O filme é dirigido por Jacques Audiard (‘O Profeta’), que também assina o roteiro.