Com uma seleção de encher os olhos — entre curtas e longas que vêm emocionando o público — o Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá, o Cinemato, trouxe como destaque este ano o aguardado Arame Farpado, projeto exibido anteriormente no prestigiado Festival de Berlim. Apresentado na noite de quinta-feira (17), o filme prendeu a atenção de todos os presentes.

A expectativa era alta — afinal, ser exibido em um dos festivais de cinema mais prestigiados do mundo sempre desperta atenção. Já com passagem garantida por outros importantes eventos no Brasil, como o Kinoforum e o Goiânia Mostra Curtas, o curta-metragem conduz o público por uma narrativa marcada por interseções e um discurso afiado sobre questões sociais e relações humanas.
Uma família leva uma vida simples no interior de São Paulo, batalhando diariamente pelo sustento. Tudo muda quando os dois filhos mais novos provocam um acidente em uma área isolada, obrigando a irmã mais velha a conduzir a vítima até a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) mais próxima. Já à noite, ao chegar ao local, através de um silêncio ensurdecedor em muitos momentos, começam a revelar, pouco a pouco, os conflitos internos que marcam essa família.
Rodado em Paraguaçu Paulista, no distrito de Sapezal, Arame Farpado se firma como um dos melhores curtas-metragens brasileiros exibidos até agora em 2025. Leia nossa crítica aqui.
O Cinepop está fazendo a cobertura do evento à convite do festival. Não deixem de acompanhar tudo aqui no site e também pelas nossas redes sociais.