Segundo o Deadline, mais de cem atores, artistas e roteiristas latinos assinaram uma carta aberta a Hollywood pedindo maior presença de vozes latinas nas etapas iniciais de desenvolvimento e aprovação de projetos, bem como um aumento no número de atores latinos em audições e em papéis principais que não sejam estereotipados.
A carta vem à tona pouco depois de Odessa A’zion (‘Marty Supreme’) ter deixado o elenco de ‘Deep Cuts’, filme de Sean Durkin para a A24. A atriz abandonou o projeto após enfrentar represália por ter aceitado um papel de origem mexicana sendo uma mulher branca.
“As recentes decisões de elenco em torno da personagem Zoe Gutierrez em ‘Deep Cuts’, da A24, expuseram um padrão preocupante. Reconhecemos e elogiamos Odessa A’zion por ouvir, refletir e decidir deixar o projeto e se tornar uma aliada. Mas como isso aconteceu?”, diz a declaração. “A ausência de oportunidades de testes para atrizes latinas e a escolha de substituir uma personagem claramente latina por uma atriz não latina sinalizam um apagamento mais amplo e contínuo da nossa comunidade, das histórias que definem nossa cultura. Não se trata de uma atriz ou projeto específico. Trata-se de um sistema que repetidamente ignora talentos latinos qualificados, mesmo quando nossas identidades, histórias e experiências alimentam as narrativas mais duradouras”.
Entre os signatários estão Eva Longoria, John Leguizamo, Xochitl Gomez, Jessica Alba, Danny Ramirez, Isabela Merced, Diego Boneta, Ismael Cruz Cordova, Michael Peña e muitos outros. A atriz Xochitl Gomez, estrela de ‘Doutor Estranho no Multiverso da Loucura’, foi quem inspirou a realização do documento e reuniu as assinaturas.
As polêmicas tiveram início quando A’zion foi confirmada no papel de Zoe Gutierrez no longa-metragem, que adapta o elogiado romance best-seller de Holly Brickley. Em seu Instagram oficial, a atriz concordou com as críticas recebidas e afirmou que não tinha conhecimento da identidade da personagem antes de aceitar o papel.
“Gente! Estou com todos vocês e não vou fazer esse filme”, ela escreveu nos stories. “Obrigada por me avisarem. Concordo com cada um de vocês! É por isso que amo vocês. Sinto muito que isso tenha acontecido. É muito importante para mim contar como tudo aconteceu: fiz o teste para Percy, mas me ofereceram a Zoe e aceitei na hora! Estou muito irritada, eu não tinha lido o livro e deveria ter prestado mais atenção a todos os aspectos da Zoe antes de aceitar… E agora que sei o que sei?”
A’zion acrescentou: “Que se dane. Estou fora! Eu jamais tiraria um papel de outra pessoa que nasceu para fazê-lo. Que deveria fazê-lo! Não sou eu. Há muitas pessoas mais do que capazes de interpretar esse papel e eu não sou uma delas. Mal posso esperar para ver quem vai ficar com o papel”.



