sexta-feira, janeiro 30, 2026

Wagner Moura afirma que os EUA não dão o devido VALOR à democracia

DestaqueWagner Moura afirma que os EUA não dão o devido VALOR à democracia

Wagner Moura tornou-se um dos grandes símbolos da arte nacional ao longo de sua expressiva e prolífica carreira – alcançando uma fama inenarrável após estrelar o aclamado drama O Agente Secreto (que inclusive lhe rendeu uma indicação Oscar).

Para além de um dos maiores atores da atualidade, Moura sempre se posicionou politicamente, não pensando duas vezes antes de criticar atentados à democracia, principalmente com o barril de pólvora que se acendeu no Brasil a partir de 2018 com a ascensão da extrema-direita na sociedade e na política.

Em uma recente entrevista à Variety, o astro comentou sobre as tensões atuais no território nacional e afirmou que, diferente dos protestos e dos levantes que culminaram na prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, os estadunidenses parecem não dar valor à inestimável instituição democrática, complacentes com os contínuos atentados à liberdade de expressão cometidos pelo atual presidente dos EUA, Donald Trump.

“Quando eu estava fazendo ‘Guerra Civil’, eu ficava pensando em como o Brasil reagiu de forma diferente à nossa insurreição — de uma forma melhor do que vocês, porque o Brasil foi rápido em fazer a coisa certa e mandar a mensagem de que não se mexe com a democracia. Mandamos gente para a cadeia. Bolsonaro está na cadeia”, ele disse.



Moura continua: “nos Estados Unidos, é como se estivessem testando os limites, como uma criança — tipo, ‘vou fazer isso’, e se não houver reação, o que acontece? Eu sinto que os EUA e suas instituições não estão respondendo com a firmeza necessária — estabelecendo limites, fazendo com que as pessoas enfrentem as consequências”.

O astro também foi questionado sobre o que lhe preocupa mais sobre o cenário mundial atual, a que ele respondeu:

“O que mais me preocupa na humanidade hoje em dia é que não existem mais fatos. Os fatos não importam mais. Antes brigávamos — a esquerda e a direita —, costumávamos discutir, mas brigávamos pela mesma coisa. Hoje em dia, não se trata de fatos. Trata-se de versões da verdade”.

Vale lembrar que Moura concorre ao Oscar de Melhor Ator por O Agente Secreto. O longa, por sua vez, disputa pelas estatuetas de Melhor FilmeMelhor Filme Internacional Melhor Direção de Elenco.

Os vencedores serão revelados no dia 15 de março.

Em 1977, Marcelo trabalha como professor especializado em tecnologia. Ele decide fugir de seu passado violento e misterioso se mudando de São Paulo para Recife com a intenção de recomeçar sua vida. Marcelo chega na capital pernambucana em plena semana de Carnaval e percebe que atraiu para si todo o caos do qual ele sempre quis fugir. Para piorar a situação, ele começa a ser espionado pelos vizinhos. Inesperadamente, a cidade que ele acreditou que o acolheria ficou longe de ser o seu refúgio.

Não deixe de assistir:

Assista TAMBÉM:

MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS