O Festival do Rio já está rolando na região metropolitana do Rio de Janeiro, reunindo cinéfilos, realizadores e amantes da sétima arte em sessões lotadas, com a presença de convidados e celebridades. E como o cinema nacional anda em alta (oba!), separamos aqui 13 filmes brasileiros imperdíveis para você não deixar de conferir na maratona cinéfila carioca desse ano.
Quando um ônibus dirigido por seu filho cai de um viaduto, tirando a vida de dezenas de pessoas, Vicentina procura as famílias das vítimas para pedir desculpas, apenas para descobrir os limites do perdão. O filme, de Gabriel Martins com Rejane Faria, estreou mundialmente na seção Plataforma do Festival de Toronto e integrou a Seleção Oficial do Festival de San Sebastián 2026.

12 – Justino – Nos Bastidores do Reino
Na periferia do Rio de Janeiro no início da década de 1980, Justino encontra em uma poderosa igreja neopentecostal a chance de sair da pobreza e mudar de vida. Em sua rápida ascensão e no sucesso como pastor, estão desejos reprimidos, segredos, ambição e traição. Quinze anos depois, ele quer acertar as contas com o seu passado. Filme de José Eduardo Belmonte, com Christian Malheiros.

11 – London
London, um jovem com deficiência que trabalha em uma casa de fetiches, se vê diante de um dilema inesperado ao receber a oportunidade de compreender seu corpo por meio de um exame médico. Vencedor do Queer Lion na Semana da Crítica do Festival de Veneza 2026.
10 – Lagoa do Abandono
Curta de animação. Em 2040, na degradada Lagoa de Messejana, um casal de garças luta para encontrar um lugar para construir um ninho, enquanto a aproximação de trabalhadores e máquinas se torna uma ameaça crescente. Exibido também no 59º Festival de Brasília.

Graça dá aulas particulares de francês para sobreviver em Belo Horizonte, onde vive com a namorada francesa. Após uma emergência de saúde envolvendo seu pai, ela retorna à casa onde cresceu, no subúrbio da cidade. Ali, a família vizinha, responsável por um culto religioso na comunidade, oferece ajuda à professora. Gradualmente, Graça se vê envolvida pelo poder de pessoas com as quais não compartilha valores ou crenças, enquanto tentam trazê-la de volta “ao seu lugar”. Enredada pelo lado obscuro do fanatismo religioso, a professora adentra um caminho rumo à perda da razão.

O documentário de Esmir Filho e Thais Guisasola acompanha o icônico Ney Matogrosso durante a preparação para o desfile da Imperatriz Leopoldinense, transformando o Carnaval em um espaço de descobertas sobre identidade, liberdade e finitude. Entre ensaios e encontros marcantes, o filme revela um Ney íntimo, que revisita as escolhas que moldaram sua trajetória, propondo uma reflexão sobre as máscaras que usamos ao longo da vida e a coragem necessária para permanecer fiel a quem se é.

7 – Overman
Baseado nos quadrinhos de Laerte. Overman (Caco Ciocler) é um herói brasileiro enfrentando problemas mais brasileiros ainda: desempregado, vive escondido em uma pensão, afundado em excessos e em uma crise existencial. Quando o Governador lhe oferece um emprego na Secretaria de Segurança Pública, vê a chance de voltar a ser reconhecido como herói. Ao lado de Pâmela, a mulher-cachorro, volta à ativa para impedir que a cidade mergulhe no caos. Mas logo descobre que seu verdadeiro inimigo está muito mais perto do que imaginava.

6 – As Dez Vantagens de Morrer Depois de Você
Arrasada após a morte trágica de sua melhor amiga, Gabriela descobre que ela deixou um presente de despedida inesperado: dez cartas com desafios para ajudá-la a superar o luto. Novo filme do diretor Diego Freitas.

Um coming of age brasileiro. Luíza é uma carioca tímida de 15 anos, que adora desenhar e é chamada para participar do grupo de grafite da escola. O seu talento desperta a atenção de Tomaz e apaixonam-se. Em meio aos conflitos da adolescência, a mãe tem um surto psicótico que desestrutura a família. O pai se torna ausente e a irmã caçula vai morar com a tia. À Luiza resta o papel de ser mãe da própria mãe. Na tentativa de reconstruir a família, Luiza enfrenta medo, solidão, preconceito, e encontra o seu modo de ser feliz.

4 – 100 Dias
Sozinho em um pequeno barco, Amyr Klink desafia o Atlântico Sul a remo e escreve uma história que nunca havia sido tentada. A travessia entre a África e o Brasil se transforma em uma batalha contra o medo, a solidão e os próprios limites. Enquanto o corpo resiste ao mar, a mente enfrenta memórias, conflitos familiares e escolhas que moldaram quem ele é. Mais do que cruzar um oceano, Amyr precisa atravessar a si mesmo. Novo filme do diretor Carlos Saldanha.

3 – Feito Pipa
Gugu sonha em se tornar um grande jogador de futebol. Criado livremente pela avó, ele fará de tudo para não precisar morar com o pai, com quem trava uma relação desafiadora. Novo filme de Allan Deberton, com Lázaro Ramos e Teca Pereira. Premiado duplamente no Festival de Berlim, vencedor de cinco prêmios no Festival de Gramado 2026 e representante do Brasil na disputa pelo Oscar.

2 – O Filho da Puta
Longa de animação brasileira criado pelo cartunista Otto. Nas entranhas de Minas Gerais funciona a Casa Rosa, famoso prostíbulo gerenciado pela mãe de Ismael, conhecido por todos como O Filho da Puta. No intuito de encontrar o pai que nunca conheceu, ele parte de sua pequena cidade na companhia de seu cachorro, Bacalhau. No decorrer do caminho, o jovem se vê diante de situações que insistem em trazê-lo para a realidade da qual ele foge.

À beira de um colapso por um trauma antigo e ume filhe rebelde, Malu vê sua rotina ruir quando uma estranha maldição transforma privadas em criaturas assassinas. Sugada para um pesadelo surreal, ela descobre que maternidade, luto e terror existencial não podem simplesmente desaparecer com uma descarga. O filme brasileiro ganhou dois Candangos no Festival de Brasília, para Melhor Atriz (Martha Nowill) e Melhor Atriz Coadjuvante (Olivia Torres).



