Crítica | Rosebush Pruning – Sadismo, Violência e Assédio no Cotidiano de Família Desfuncional [Festival do Rio]

Dizem que os ricos, em geral, possuem um estilo de vida bastante peculiar. Particularmente, não temos como confirmar isso, afinal, nós, meros mortais, não somos ricos e não frequentamos esses espaços. Porém, quando retratados nas novelas e nos filmes, sempre os vemos como algo excêntricos, como se as leis dos humanos não recaíssem sobre eles e que um ar de superioridade fosse cartada o suficiente para permitir determinados comportamentos. Mas… será mesmo? Em ‘Rosebush Pruning’ uma lupa é lançada sobre esse meio-ambiente, com exibição antecipada no Festival do Rio e que chega a partir de amanhã aos cinemas brasileiros.

Ed (Callum Turner, da franquia ‘Animais Fantásticos’) é o filho do meio da família rica. Em seu tempo super ocioso, gosta de perambular por aí, pegar carona e se fingir de gente comum. Mas, uma vez em casa, tem que lidar com a excentricidade de seu irmão mais novo, Robert (Lukas Gage, de ‘Acompanhante Perfeita’), sua irmã do meio, Anna (Riley Keough, da série ‘Daisy Jones and The Six’) e seu irmão mais velho, Jack (Jamie Bell, o jovem Billy de ‘Billy Elliot’). Entretanto, é o relacionamento de Jack com a jovem Martha (Elle Fanning, de ‘Valor Sentimental’) que começa a colocar em descompasso a dinâmica familiar, afinal, Jack está inclinado a sair de casa e ir morar com a namorada, o que faria com que suas atribuições fossem repassadas aos irmãos. Entre inveja, desejo, repulsa e vingança, essa família encontrará formas de se manter unida, mesmo que seja necessários métodos não convencionais.

Bizarro, esquisito e de mau gosto são alguns dos adjetivos que podemos pensar sobre a história proposta no roteiro de Marco Bellocchio e Efthimis Filippou. O enredo parte de um argumento objetivamente simples – uma família super rica, desfuncional e desocupada – para, neste núcleo, construir situações grotescas de puro sadismo cujo objetivo são meramente chocar e causar mal-estar no espectador. E não no sentido das cenas de terror e carnificina (que ocorrem, mas já nas cenas finais do longa), mas sim ao longo da trama, com cenas e acontecimentos que, mesmo sob o artifício da metáfora, causam repulsa.

Diante de tantos sentimentos negativos, cabe pensar qual a proposta do filme, e a resposta seria a de tão somente humanizar os super ricos, mostrar que eles também são “gente como a gente”. A questão é que enquanto o cidadão assalariado que leva quatro horas no trânsito para chegar ao trabalho para arranjar dinheiro pra pensão dos filhos tenta equilibrar, sei lá, uma vida oficial e uma vida extraconjugal, em ‘Rosebush Pruning’ os “coitados dos super ricos”, entediados, se relacionam apenas entre si, ninguém é melhor ou tão bom quanto eles e, portanto, todos os comportamentos dos personagens margeiam a sedução, ora inclinando para o assédio, ora de fato cometendo-o. Grotesco.

Com uma história tão repulsiva, é chocante pensar nos nomes reunidos neste elenco, que conta ainda com Pamela Anderson (que, sabe-se, não topa qualquer papel). E mesmo pensando no título do longa, ‘Rosebush Pruning’, que, sabe-se lá por que razão não recebeu tradução em português, significaria algo como “cortando o mal pela raiz”, sendo o mal em questão os arbustos de rosas no quintal da mansão, mencionado pelo personagem Ed, mas também como uma metáfora a esses rostinhos bonitos como rosas, mas espinhentos e podres por dentro.

O figurino, o desenho de produção são bem realizados, com cores aplicadas para realçar a vida nesses personagens mortos por dentro. Mas mesmo com os aspectos técnicos em destaque, ‘Rosebush Pruning’ não funciona como história, não entretém e ainda causa desconforto no espectador. As cenas finais de matança são interessantes, mas não são suficientes para sustentar os noventa e sete minutos que parecem uma eternidade. Um filme esquisito que só.

Notícias

Ron Perlman aceitaria RETORNAR em ‘Hellboy 3’, mas com uma CONDIÇÃO…

Em entrevista ao Deadline, Ron Perlman ('Blade 2') revelou...
Janda Montenegro
Janda Montenegrohttps://cinepop.com.br
Janda Montenegro é doutora-pesquisadora em Literatura Brasileira no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRJ com ênfase nas literaturas preta e indígenas de autoria brasileira contemporâneas. De origem peruana amazônica, Janda é uma palavra em tupi que significa “voar”. Desde 2018 trabalha como crítica de cinema nos portais CinePOP e Cabine Secreta. É curadora, repórter cultural, assistente de direção e roteirista. Co-proprietária da produtora Cabine Secreta e autora dos romances Antes do 174 (2010), O Incrível Mundo do Senhor da Chuva (2011); Por enquanto, adeus (2013); A Love Tale (2014); Três Dias Para Sempre (2015); Um Coração para o Homem de Lata (2016); Aconteceu Naquele Natal (2018,). O Último Adeus (2023). Cinéfila desde pequena, escreve seus textos sem usar chat GPT e já entrevistou centenas de artistas, dentre os quais Xuxa, Viola Davis, Willem Dafoe, Luca Guadanigno e Dakota Johnson.