sexta-feira, abril 26, 2024

A fake news que manchou a imagem do ator Jason Momoa e do Brasil!

O Brasil figura no quarto lugar no ranking mundial de usuários de internet, segundo a UNCTAD. Com 120 milhões de pessoas conectadas, ficamos atrás apenas dos Estados Unidos (242 milhões), Índia (333 milhões) e China (705 milhões). Porém, somos os usuários mais ativos na redes.

Somos conhecidos por sermos uma fábrica de memes, que viralizam no mundo todo, e sabemos atormentar uma celebridade como ninguém. Quem não se lembrar quando o ator Tyler James Williams, da série ‘Todo Mundo Odeia o Chris‘, criticou seus fãs brasileiros após comentarem milhares de vezes frases do programa de televisão nas fotos de seu Instagram. Algumas pessoas acham engraçado, mas ele não curtiu a brincadeira. E se você parar para pensar, realmente deve ser um saco.

Isso sem contar dezenas de celebridades que decidem abandonar as redes sociais após milhares de comentários negativos e ofensivos em suas fotos, a maioria dos “fãs” brasileiros.

A internet é uma ferramenta que pode ser usada para o bem, e para o mau. E nessa semana, o Brasil se envolveu uma polêmica que não só manchou a imagem de um astro hollywoodiano, mas também a do país.

Estamos tomados pelas fake news. As pessoas não checam as fontes antes de tomarem partido em alguma situação e compartilhar determinado post, geralmente com um textão destruindo a marca, o bar, o ator, um site ou qualquer coisa que esteja a mercê de ser destruída pelos internautas. Somos ansiosos, e isso reflete na internet.

Após uma campanha política repleta de fake news, compartilhadas pelos próprios eleitores, nossa “maldade online” chegou a Hollywood!

Nos últimos dias, várias pessoas compartilharam um vídeo detonando o ator Jason Momoa e o acusando de assédio sexual porque ele coloca suas mãos no peito de uma garotinha. Talvez não sabiam que era a própria filha do ator, ou que o vídeo foi manipulado para que o suposto assédio ficasse “visível de uma maneira pejorativa”, mas algumas pessoas compartilharam simplesmente por maldade.

E a coisa se complicou quando descobriram que o vídeo foi manipulado por um próprio brasileiro, que não vai demorar muito para receber uma cartinha dos advogados do Momoa.

A série sucessiva de comentários maldosos e ofensivos, que acusam o astro injustamente e o bombardeiam com ofensas, chegou ao conhecimento de seus representantes oficiais, que já estão tomando as devidas providências.

Não deixe de assistir:

Segundo uma internauta brasileira, membro do Fã Clube Oficial do Jason Momoa no país, a assessoria do intérprete de ‘Aquaman’ já está em contato com o grupo de fãs, que auxiliaram a desmentir a fake news. Indo mais além, ela afirmou que a equipe já tomou todas as medidas judiciais cabíveis para punir o(s) criminoso(s) e garantir que o vídeo adulterado seja terminantemente retirado das redes sociais.

Os comentários denunciavam que Momoa estava apalpando os seios de sua filha, além de insultá-lo com diversos xingamentos. Alguns usuários chegaram a dizer que, em determinado ponto da gravação, a jovem retira a mão do pai de seu corpo por se sentir violada, mas não foi nada disso que aconteceu.

Ao analisar o vídeo completo com cuidado, fica nítido que o ator estava num momento de emoção com os filhos, abraçando-os com carinho. Visivelmente sensibilizado com a apresentação, ele faz movimentos involuntários enquanto apoia os braços sobre os ombros dos dois filhos.

Aliás, o momento em questão onde a jovem retira o braço do pai de cima de seu ombro, se deu apenas pois a garota queria falar alguma coisa no ouvido do ator, que depois de escutá-la, volta a repousar a mão no ombro da filha, enquanto ela continua abraçada com ele e segura sua mão.

Essa é mais uma prova que estamos na era das fake news, e que não estamos sabendo lidar com elas. Não checamos fontes, não corremos atrás das informações. Apenas compartilhamos com ódio no coração e um olhar malicioso tudo que achamos na internet. Precisamos olhar para dentro para entender porque estamos tão raivosos, e estamos descontando toda essa fúria nas redes sociais. Doa a quem doer, fira a quem ferir.

Que esse episódio grotesco sirva de lição para que possamos analisar melhor as informações que recebemos, mastigá-las, digeri-las, e assim tirar nossas PRÓPRIAS conclusões sobre qualquer e determinado assunto.

Confira o vídeo em questão, e deixe nos comentários os SEUS pensamentos sobre o ocorrido e a era das fake news:

Em outras fotos tiradas de diferentes ângulos, é possível ver que, em alguns momentos, são os próprios filhos que seguram a mão do pai. Veja:

Segundo um membro do fã-clube oficial do ator no Brasil, a assessoria de Jason Momoa já entrou em contato para descobrir a origem do vídeo, além de entrar com uma ação na justiça para que o Facebook retire o vídeo manipulado do ar. É esperado também que o autor do vídeo adulterado seja punido.

É importante lembrar que assédio infantil é crime, e deve ser denunciado sempre, porém injúria e difamação também são crimes e podem gerar consequências irreversíveis na vida de uma pessoa.

 

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS